Ayutthaya-Visitar

Visitar Ayutthaya

Para começar, para visitar Ayutthaya, não precisam de tours, nem agência. A poucos kim de Bangkok, esta é uma viagem que podem fazer por conta própria e, assim, poupar um bom dinheiro! Desde já, deixem-me dizer que adorei visitar Ayutthaya e que superou muito as minhas expectativas. Na minha opinião, a maioria dos visitantes, chega aqui desde Bangkok pela manhã e vai-se embora no mesmo dia, o que é uma pena.

Sobre visitar Ayutthaya:

Ayutthaya-visitar
A cabeça do Buda nas raízes de uma árvore é um dos locais mais fotografados em visitar Ayutthaya

Ayutthaya foi durante séculos, a maior e mais movimentada capital do mundo – na altura, era capital do Saigão e dançava facilmente na cara das inimigas, tipo Paris ou Londres. Fundada em 1350, era a capital do Reino de Ayutthaya, mais conhecido como Sião.

Mais tarde, em 1767, foi saqueada pelos birmanesas e lá se foi a vida boa. Hoje em dia, é possível visitar o vasto complexo de templos daquilo que foi antes uma cidade muito incrível. E sabem aquela famosa fotografia de uma cabeça de Buda enfiada nas raízes da árvore? Pois bem, é aqui que está!

 

De Bangkok para Ayutthaya

Quanto a viajar para Ayutthaya, se estão em Bangkok, podem optar por:

  • Carro ou autocarro (a viagem dura cerca de 1h30)
  • Comboio, que foi o que fiz. A viagem nem 1€ custa e dura cerca de 2h30

Onde comer em Ayutthaya

Eu só passei uma noite aqui, ou seja, não tenho propriamente uma lista sem fim de opções, nem um top de restaurantes em Ayutthaya Ainda assim aqui ficam as minhas sugestões:

1) ครัวพฤกธารา / Pruek Thara Restaurant

Quando chegamos ao hostel em Ayuthaya já era tarde e pedimos uma recomendação à dona dona do hostel, sobre onde comer. Assim sendo, foi ela que nos recomendou o Pruek Thara, que disse ser o seu restaurante em Ayuthaya favorito. Uma coisa é certa, ela tem bom gosto, esta foi das melhores comidas na Tailândia, que fiz em 2018! Muito, mesmo muuuuito saboroso. Tão bom que ponderei seriamente ir lá no dia seguinte. Peçam o arroz de frutos do mar, servidos no coco e depois digam-me se é bom ou não. 

Aliás, comida tailandesa genuína e boa é isto. Sinceramente, nesta viagem (em 2018), quando comparada com a primeira vez que visitei o país (em 2010), notei que a qualidade da comida que se encontra nos mercados de Bangkok ou Chiang Mai baixou. A comida está cada vez mais adaptada ao gosto dos turistas e sem grande graça.

  • MORADA: Ho Rattanachai, Phra Nakhon Si Ayutthaya District, Phra Nakhon Si Ayutthaya 13000, Tailândia

2) Mercado da noite de Ayutthaya

Ayutthaya-comer
Sábado à noite é dia de comer no mercado de Ayutthaya

Quanto ao night market de Ayutthaya, digo-vos é muuuuito giro. Além disso, como há muitos poucos turistas que passam a noite em Ayutthaya, está longe de ser super turístico – quase só vi tailandeses. Quanto a comida, podem contar com muita (e diversa) a bons preços.

  • MORADA: Thanon Uthong, Tambon Hua Ro, Amphoe Phra Nakhon Si Ayutthaya, Chang Wat Phra Nakhon Si Ayutthaya 13000, Tailândia

Mais dicas sobre Ayutthaya

  • Alugar uma bicicleta para visitar a cidade

É possível alugar bicicletas em Ayutthaya em todo o lado e são a melhor forma para visitar a cidade. Sim, faz muito calor e há muito pó, ainda assim aquela cidade tem umas rajadas de fresco, que faz tudo possível. E como é tudo plano, faz-se mesmo bem – notem que eu fui em dezembro. Outra alternativa, é alugar um tuk tuk por um dia e, como podem ver pela imagem, são bem giros. Quanto custam, não sei.

Ayutthaya-como-visitar
São lindões, os tuk tuk em Ayutthaya
  • Visitar Ayutthaya em dois dias

Na minha opinião, o melhor é dividir as atracções de Ayutthaya em dois dias, assim não há pressas. Desse modo, podem guardar o final do primeiro dia para um passeio de barco e visitar alguns templos.

  • Passeio de barco em Ayutthaya

Outra sugestão é o passeio de barco. Atualmente, há vários passeios de barco em Ayutthaya e existem até empresas que oferecem jantar. Enquanto isso, outras limitam-se a dar uma volta pela cidade ao fim do dia, para apanhar o pôr-do-sol e a parar com tempo marcado para visitar os templos de Ayutthaya.

  • Onde dormir em Ayutthaya:

Se são dos que viajam em modo barato, super recomendo este hostel em Ayutthaya, que encontrei no Booking:

Charming House: 2/14 Uthong Rd, Tambon Ho Rattanachai, Amphoe Phra Nakhon Si Ayutthaya, Chang Wat Phra Nakhon Si Ayutthaya 13000, Tailândia
Além do pequeno-almoço estar incluído (torradas, chá e café, uns folhados e bananas), ainda podem alugar aqui as vossas bicicletas em Ayutthaya e até o passeio de barco. Contudo, a razão pela qual recomendo este sítio é porque a dona é um amor. Quando saímos de bicicleta à noite, ela veio atrás de nós de mota, só para nos dar as luzes para a bicicleta – nem a minha mãe!

Já agora, se quiserem: aqui ficam 15 euros de desconto no Booking.