comboios-italia

Dicas para viajar de comboio em Itália

Se planeia viajar de comboio em Itália, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem por este país.

Comboios em Itália: a rede

Quanto à rede dos comboios italianos, pode-se dizer que é bastante extensa. Além de ligar as principais cidades italianas, como Roma, Veneza, Milão ou Florença, também tem boas conexões para as cidades mais pequenas e remotas. Logo, para viajar em Itália, sem dúvida que o comboio é uma boa opção.

Principais companhias de comboios em Itália

Relativamente, às companhias ferroviárias, existem duas opções a Trenitália e a Italo. Começando pela Trenitália, esta é a maior empresa e também a que tem uma maior oferta, quer quanto a destinos, quer quanto a tipos de comboio. Por exemplo, os comboios regionais são da Trenitália. Já a Italo, opera apenas nas grandes cidades.
Nesse sentido, o melhor é comprar sempre as ofertas e viagens em Itália destas duas empresas e ver a que possui melhores horários e sobretudo preços.

É caro viajar de comboio em Itália?

Sobretudo viagens entre as principais cidades e nos comboios rápidos, é um facto: viajar de comboio em Itália nem sempre é o mais barato. Para conseguir viagens de comboio baratas, o melhor é:

  • Reservar com antecedência: Os bilhetes normalmente são postos à venda três meses antes e à medida que o dia da viagem se aproxima, os preços vão subindo. Se comprar antes, mais barato fica – sobretudo viagens nos comboios rápidos.
  • Comparar horários: Consoante o horário em que viaja, o bilhete pode ou não ser mais caro. Assim sendo, compare sempre os preços dos diferentes horários, pois basta que decida apanhar o comboio que sai meia hora depois para poupar uns euros. Sobretudo, evite viajar em horário de ponta.

Tipos de comboio

Quanto a tipos de comboio em Itália, existem os super rápidos, os Frecciarossa (que viajam a 300 km por hora) e os Frecciargento (a 250 km/h) e os Frecciabianca, que fazem linhas específicas. Há também os comboios intermédios, os intercididas e, claro, os mais lentos, que são também os comboios mais baratos, os comboios regionais. Por exemplo, é este tipo de comboio que faz a viagem por Cinque Terre. Depois há ainda os comboios internacionais, com conexão entre Itália e França, por exemplo.

Ofertas, descontos e promoções

O bom de viajar de comboio em Itália é que há sempre um sem fim de promoções. Por exemplo, a Trenitalia tem várias ofertas de dois bilhetes pelo preço de um aos fins de semana. Além disso, sempre que chegam aquelas alturas, tipo Dia dos Namorados, Dia da Mãe, etc. é comum haver promoções. Nesse sentido, confira sempre o site das duas companhias.
E, claro, há ainda os habituais descontos para crianças, seniores, etc.

Como comprar bilhetes de comboio em Itália?

Na hora de comprar viagens em Itália, pode fazê-lo através do site da Trenitália ou da Italo. Esta opção é ideal se está a planear uma viagem a Itália, pois permite-lhe sem pressão consultar horários, preços e descontos.

Outra opção é comprar os bilhetes de comboio na estação. Se for fazer isto, sobretudo em cidades grandes, como Roma, Milão ou Nápoles vá sempre um pouco antes, pois as estações são enormes. Ah, se optar por comprar na estação, tem ainda duas opções. São elas, comprar ao balcão ou nas máquinas e cuidado: certifique-se sempre que se dirige ao balcão da empresa correspondente ou que está a comprar na máquina certa. Afinal, cada uma vende apenas os bilhetes que lhe competem.

Para viajar em Itália, considere também o autocarro

Uma vez que é um país grande e pela comodidade, é normal que viajar de comboio em Itália seja a sua opção. Contudo, pondere também o autocarro.
Recentemente, a Flixbus chegou a Itália. Esta companhia rodoviária é conhecida pelas ofertas e viagens MUITO baratas! Pessoalmente, acho que vale sempre a pena dar uma vista de olhos.