destinos-para-Viajar-com-criancas-em-Portugal

10 Destinos para viajar com crianças em Portugal

Viajar com crianças em Portugal ou em qualquer outro país, tem o seu desafio. Contudo, faz-lhes bem e recomenda-se! Saem de casa, veem outras coisas e pessoas, sendo que pelo meio treiam a sua capacidade de adaptação e de empatia. Afinal, crescer sabendo que o mundo não se limita à casa, escola e família só lhes pode trazer coisas boas no futuro, certo?
Aqui ficam 10 sugestões de destinos para viajar com crianças em Portugal. Como sempre, estou aberta a sugestões.

1. Rumar a Coimbra

visitar-em-Coimbra

Se as suas crianças ainda andam no carrinho, deixe Coimbra de parte, muitos altos e baixos. Contudo, se as suas crianças já caminham, Coimbra é uma excelente opção. Coimbra é pequena e segura e tem o Portugal dos Pequenitos, como principal atração para os mais novos! Prepare-se para passar ali uma manhã ou tarde e sinta-se à vontade para dar espaço aos miúdos para brincarem e correrem por ali fora. Depois de vista a margem esquerda, é hora de ir para a margem direita de Coimbra e visitar a universidade. Aqui pode aproveitar para fazer o discurso sobre a “importância da universidade”.

2. Visitar a Aldeia Típica José Franco

Aldeia-Jose-Franco-mafra
Parte da Aldeia José Franco em miniatura

Situada entre a Ericeira e Mafra, a Aldeia de José Franco foi dos sítios em Portugal que mais me impactou quando era criança. Logo, tinha de estar neste top 10 de destinos para viajar com crianças em Portugal. Lembro-me de ficar deslumbrada com os bonecos e com os detalhes, na parte da aldeia em miniatura. Além disso, aos meus olhos, a aldeia era simplesmente gigante e cheia de detalhes.
Visitada a aldeia, há sempre tempo para ir até ao Convento de Mafra (podem pôr sempre os miúdos a caçar gatos) ou aproveitar para umas horas de praia na Ericeira.

3. Apanhar o avião para os Açores

viagens-em-familia

Obviamente que a ideia de enfiar putos num avião, pode causar suores e até algumas lágrimas – para eles! Contudo, isso não pode ser razão para não ir. Em Portugal, não consigo pensar num destino mais familiar do que os Açores: natureza, ar livre, segurança, boa comida e baleias! A sério, se depois de mostrar ao seu filho uma baleia, ele não lhe der uma medalha de mãe/pai do ano, tem a minha autorização para tirar o miúdo do testamento! Ingrato!

4. Viajar com crianças para Lisboa

vistar-lisboa-com-criancas
De todos os sítios para viajar com crianças em Portugal, Lisboa é possivelmente o mais óbvio. Afinal, as criancinhas também merecem conhecer a sua capital. Assim se repente, uma ida ao Zoo de Lisboa parece-me uma boa ideia, assim como visitar o Museu dos Coches e o CCB, até porque têm bastante espaço para correr. Falando em espaço, leve-os também ao Parque das Nações e aproveite para os cansar bastante, entre corridas e passeios de bicicleta ou patins. Imperdível mesmo, é o primeiro passeio no eléctrico em Lisboa, ideal para explorar os muitos bairros de Lisboa.

5. Viajar com os mais novos para o Porto

visitar-o-porto-com-criancas
Ora, numa lista de destinos portugueses, se uma pessoa mete Lisboa e depois não mete o Porto, a coisa acaba à chapada e eu sou da paz. Isso, e adoro as duas cidades de paixão. Ainda assim, acho o Porto um bom destino para viajar em Portugal com crianças. Ou seja, não está neste top 10 por favor! A cidade tem imensos espaços verdes (como os jardins de Serralves ou o Parque da Cidade) e ainda bons museus, com secção educativa (como é o caso, novamente, de Serralves ou da Casa da Música). Além disso, tem praia e podem sempre aproveitar para um passeio de barco no Douro.

6. Levar as crianças à Serra da Estrela

viagens-com-criancas

Se há neve na serra, ponha a criançada no carro e ala, para a Serra da Estrela. A primeira vez que se vê neve nunca se esquece! Ver nevar, então, é um bónus e fazer sku pela primeira vez, o auge! Ainda me lembro quando vi neve pela primeira vez, pedi um Tupperware à minha mãe, para colocar neve e levar para a minha avó. Só quando cheguei a casa é que me apercebi que tinha uma caixa de água para oferecer… Mais um trauma!

7. Ir com eles a Óbidos

viagem-para-obidos

Primeiramente, Óbidos é daqueles lugares obrigatórios para ir com os miúdos, sobretudo no Natal. A Vila de Natal é absolutamente deliciosa – em duplo sentido, pois tem também a Feira do Chocolate de Óbidos. Contudo, nesta altura há sempre gente, muita gente e para piorar, muitas crianças e filas de gente com crianças!
Nesse sentido, se quer evitar o caos, opte por visitar Óbidos durante um dos muitos fins de semana em que a vila se veste a preceito e faz as suas feiras medievais. Nestas alturas, parece mesmo que Óbidos recua no tempo e que entramos noutra dimensão. E, sim, continuará a haver muita gente (e crianças), mas quem disse que viajar com os miúdos era fácil, humm? Pensou que isto era só fazê-los, foi?

8. Acampar com os miúdos no Gerês

viagem-ao-geres

No caso do Gerês, a sua vida será mesmo mais fácil, com crianças em idade de caminhar e ir à casa de banho sozinhas, mas é um facto: o Gerês é liiiiindo. E se é um pai/mãe com espírito de aventura, então, por que não acampar? Acampar acho que é daquelas coisas incríveis quando se é miúdo e que por comodismo puro, em adultos perdemos interesse – é o chão que é duro, a água que é fria, etc., etc. Já em criança, ficam as memórias incríveis, dos ruídos que se escutam à noite, as histórias de terror à volta da fogueira e a maluqueira que é, dormir de casaco e luvas!

9. Com crianças para o Piodão

Piodao-em-arganil

Na minha opinião, o Piodão é das mais lindas aldeias portuguesas e é impossível, não ficar maravilhado com as casinhas com tectos de xisto. Enfim, é aquele sítio de onde saímos todos a pensar “devia era largar tudo e ir viver no campo!” Se vai no verão, pode ainda aproveitar para ir a Coja, também muito lindinha, e para uns banhos no rio! Obviamente que a água é gelada, mas quando se é criança, isso é irrelevante!

10. Viajar com as crianças pela costa vicentina

de-carro-costa-vicentina
Para terminar, o grande desafio com crianças: ROAD TRIP! Se se acha preparado para passar horas metido no carro a ouvir frases lindas como “já chegámos?”, “quando chegámos?” ou “tenho xixi”, o desafio final é uma viagem de carro em família. Nesse sentido, a costa vicentina é ideal para viajar com crianças em Portugal de carro: praia, muita praia!
Nesse sentido, a Costa Vicentina continua a ser só, aquela coisa-mai-linda e das melhores viagens de carro em Portugal. Sempre com a vantagem que pode a qualquer momento parar o carro, pôr os miúdos na praia e cansá-los! Isso, ou deixá-los na praia! Ups! Coisas que acontecem!