viagens-romanticas-portugal

Viagens românticas em Portugal, Viagens românticas Portugal | João Barrigudo

Viagens românticas em Portugal – 10 escapadinhas

Se procura viagens românticas em Portugal, neste artigo vai encontrar 10 destinos para todos os gostos. Apesar de pequeno, Portugal é um país diverso, onde todos poderão encontrar diferentes escapadinhas, desde opções mais urbanas a escapadinhas ao ar livre. Assim sendo, aqui fica o nosso top 10 de destinos românticos em Portugal.

1. Coimbra do Mondego

Universidade-Coimbra
Na Universidade de Coimbra

Além de ter sido o cenário de uma das mais românticas histórias de amor em Portugal (convenhamos que comer o coração dos assassinos da amada coloca o veneno do Romeu a um canto), Coimbra está ainda associada com aquele romantismo da juventude e da vida de estudante. Logo, como não amar uma escapadinha aqui?

  • Programa a dois em Coimbra: Uma dica low cost é visitar a Quinta das Lágrimas. Uma dica mais meio low cost é aproveitar para tomar um café do hotel  e, se em podendo, é passar aqui a noite. Sem dúvida que o Hotel da Quinta das Lágrimas é um dos mais luxuosos do país, além de ser lindo que só ele!

Veja o que fazer em Coimbra na margem esquerda e na margem direita

2. Óbidos, a prenda da rainha

viagem-para-obidos

Sabia que no tempo dos reis e rainhas, Óbidos era dada de presente à rainha de Portugal? Seja como for, a cidade cresceu, mas dentro de muralhas, continua fofinha que só ela! Além das suas ruas e ruelas, as casinhas caiadas de branco e de listas azuis, cheias de trepadeiras e vasos floridos, fazem desta vila uma das mais bonitas de Portugal, na minha opinião. Além disso, entre o castelo, museus igrejas, há muito para fazer em Óbidos.

  • Programa romântico em Óbidos: Se for no Natal, vale a pena ir visitar a Vila de Natal. Imagino que numa escapadinha a dois, ver criancinhas seja a última coisa que lhe apeteça, mas a experiência é mesmo gira.

3. Açores para os aventureiros

viagem-romantica-portugal

Embora, a ideia de viagens românticas apareça sempre associada a lareiras e jantares à luz das velas, eu sou mais pelo “amor e uma cabana”. Logo, os Açores, com os seus muitos trekings, a possibilidade de ver golfinhos e baleias (e vacas, muitas vacas) e a Natureza liiiiiinda, linda; parece-me um “must do” a dois.

  • Programa romântico nos Açores: Sobretudo a ilha de São Miguel é conhecida pelas muitas fontes termais, onde é possível ir a banhos com água quentinha, quentinha. Entre as bocas termais mais populares, estão as Poças da Dona Beija e o  Parque Terra Nostra. Outras opções, por norma, com menos gente são a  Piscina Natural da Ponta da Ferraria, a Caldeira Velha ou o ilhéu de Vila Franca.

4. Sintra, a romântica

escapadinha-romantica-portugal

Sem dúvida algo que Sintra está entre as viagens românticas em Portugal mais românticas. E é fácil de entender o porquê! Para começar, temos o Palácio da Pena, remodelado no século XIX por D. Fernando II e que hoje em dia, continua a fazer muito furor (obrigada Instagram!). Contudo, há muito mais para fazer em Sintra, como visitar a Quinta da Regaleira, explorar o Castelo dos Mouros (a vista é simplesmente deslumbrante) ou ir até ao Palácio de Monserrate.

  • Programa romântico em Sintra: Sabia que na Quinta da Regaleira costumam fazer concerto? Então, apreoveite e marque a sua escapadinha romântica para uma dessas noites. Pode confirmar o programa musical AQUI.

5. Amor (n)o Douro

passeio-romantico-portugal

Pessoalmente, adoro toda a zona de Trás-os-Montes, sendo que a parte das vinhas e do rio Douro é, para mim, das mais lindas paisagens em Portugal. Para explorar esta região, a Régua ou o Pinhão são boas opções. Contudo, o melhor não está nas cidades, mas, sim, nas belas quintas com palacetes da região. Em setembro, a região atinge o seu esplendor e as vindimas transformam todos os dias numa grande festa.

  • Programa romântico no Douro: Quanto a hospedagem, o melhor é encontrar opções à medida do seu bolso. Contudo, recomendo vivamente fazer a viagem de barco do Porto até ao Pinhão (ou até à Régua) e depois voltar de comboio – ou vice-versa.

6. Amor na neve

viagens-romanticas-portugal

Lembram-se quando antes referi o amor junto à lareira? Pois bem, nada melhor do que juntar a isto, uma paisagem coberta de neve, como é o caso da Serra da Estrela no Inverno. Pessoalmente, gosto muito da Covilhã.

  • Programa romântico na Serra da Estrela: Se vão no inverno, por que não aproveitar para esquiar? E se não sabe, umas aulas de ski, podem ser beeeem divertidas.

7. Ir a banhos no Bussaco

Recordo-me de em miúda ter entrado no Hotel do Bussaco e ficar totalmente maravilhada, de lindo que era! Pessoalmente, tenha muita vontade de volta, nem que seja para ficar só olhar. Atentem que estamos a falar de um hotel de 5 estrelas, onde grande parte do mobiliário remonta ao século XVIII – uma preciosidade!
Outro ponto de destaque é a mata, linda, linda.

  • Programa romântico no Bussaco: A zona do Bussaco é conhecida pelas suas águas termais, sendo as Termas do Luso, que se encontram mais próximas (a menos de 2 km) e as Termas da Curia (a cerca de 7 km), dois dos mais populares centros termais de Portugal. Assim sendo aproveite esta viagem romântica para relaxar e para uns dias no spa a dois.

8. A aldeia mais fofinha

Piodao-em-arganil

Dizer que o Piodão é uma das mais bonitas aldeias de Portugal, está longe de ser uma mentira! Além do charme das casinhas de pedra, todas encavalitadas, há ainda o detalhe dos seus tetos, todos em xisto. Estão a ver um presépio? Pois bem, ao Piodão só lhe falta um Jesus! Excepto se forem no Natal, nessa altura, certamente, encontrarão muitos.

  • Programa romântico no Piodão: Se forem no verão, podem aproveitar para ir a banhos na praia fluvial de Piódão. Ainda mais, recentemente foi distinguida com a Bandeira Azul. Também há muitas trilhas que podem fazer.

9. A calma de Monsaraz

Obviamente que uma lista de viagens românticas em Portugal, tinha de incluir os encantos do Alentejo. Para uma escapadinha no Alentejo, Monsaraz parece-me uma excelente opção. Além da arquitectura típica (e da paz), Monsaraz conjuga as planícies alentejanas com a vista para o Alqueva na perfeição.

  • Programa romântico em Monsaraz: Hoje em dia, o Lago do Alqueva é um dos maiores lagos artificiais da Europa. Logo é o local perfeito para ir a banhos, mas também para se dedidcar aos desportos aquáticos, sejam eles, passseios de barco, canoa, kayaka, entre outros.

10. No hotel mais caro de Portugal

viagem-romantica-portugal

Infelizmente, na vida, há coisas que não são para quem quer, mas para quem pode, certo? Uma delas poderá ser dormir no hotel mais caro de Portugal, a Quinta da Romaneira situada em Alijó, no distrito de Vila Real e com uma localização priveligiado no Douro. Este hotel, bastante discreto, aparece frequentemente nas listas dos mais caros hoteis de Portugal. Diz-se até que já recebeu hóspedes como Angelina Jolie e Brad Pitt, nos seus tempos de casados! Como eu disse, para quem pode, até porque uma noite aqui ronda os mil euritos! Coisa pouca!