10 Vantagens de viajar sozinho
Existem várias vantagens de viajar sozinho e, na minha humilde opinião, ir é sempre melhor do que não ir. A primeira vez que viajei sozinha foi pela Polónia. Tinha viagem marcada com uns amigos que tiveram de cancelar por causa de uns exames. Na altura, nem coloquei a viagem em questão, simplesmente fui. O mesmo aconteceu com a minha viagem a Marrocos: já estava tudo pago e férias pedidas.
Mais tarde, fui para o sudeste asiático e nesta ocasião pensei muito. Tive muitos receios, medos e dúvidas, contudo foi aquele pensamento do “tenho dinheiro, tenho o tempo; não ir seria beeeem idiota” que mais me motivou. Foi quase um mês e meio pela Tailândia e Laos muuuito incrível.
Aqui ficam, então, 10 vantagens de viajar sozinho.
1. Ir é sempre melhor do que não ir
Quando temos tempo, não temos dinheiro; quando temos dinheiro, não há tempo, certo? Aposto que já todos passamos por isso e, assim sendo, a espera pelo amigo/primo/namoarado pode muitas vezes acabar por ser fatal e deixar muitas viagens na cabeça. Se tem o tempo e o dinheiro, vá – não espere, aproveite enquanto pode.
2. Vai conhecer mais gente
Quando viajamos com o namorado, família e/ou amigos acabamos por viver muito para o grupo – é normal e não tem nada de mal (até rimei!). Se for viajar sozinho, vai estar mais atento ao exterior e aos que metem conversa consigo e também mais aberto (e necessitado) para meter conversa com os outros.
3. É você quem decide
Se for viajar sozinho, as decisões finais são suas. Outra das vantagens na vida de um viajante solo é que evita muitos conflitos na hora de decidir o que fazer, como e quando.
4. Ir ao seu ritmo
Gosta de ir fazer compras? Vá fazer compras? Ou prefere praia? Ou é dos que perde horas em museus?
Sinceramente, uma das vantagens de viajar sozinho na minha opinião é poder escolher os seus horários e visitar os locais ao seu ritmo, sem ter que fazer fretes nas atividades dos outros, nem “sacrifícios” a visitar o que não lhe interessa.
Os 10 países mais perigosos do mundo para uma mulher viajar sozinha – e os melhores
5. Responsabilidade
Como referi antes, viajar sozinho significa que é você quem decide – para o bem e para o mal! Isto significa que tem de aprender a se responsabilizar pelas suas ações e escolhas. Afinal, a quem vai culpar se perder o voo ou se deixar a toalha em casa? Isto significa também ter que ser capaz de encontrar soluções quando os problemas aparecem – é o chamando crescer e amadurecer (e é bom!).
6. Seguir o instinto em viagem
Como disse antes, para o bem e para o mal as decisões são suas. Em viagem, um bom instinto é fundamental e pode conduzir-nos a experiências maravilhosas, como visitar a parte encerrada num museu (como me aconteceu em Marraquexe) ou ir a um casamento de estranhos (convite que me foi feito em Udaipur na Índia). Go with the flow.
7. Autoconhecimento
Não sou das que acha que viajar nos faz pessoas mais-melhores-boas, embora acredite que uma viagem pode fazer mais pela empatia do que muita palestra Ted Talk, adiante! Ao sairmos da zona de conforto e irmos explorando uma nova cultura, país, religião, idioma, etc.; vamos também ficando a saber um pouquinho mais sobre nós.
8. Testar (os nossos) limites
Simultaneamente, vamos também pondo-nos à prova. Afinal, seja a viajar sozinho ou em grupo, há sempre imprevistos e até problemas que ocorrem quando se viaja, certo? Isso significa também momentos de auto-superação e como depois da tempestade vem sempre a bonança, não há nada melhor do que aquele gostinho de vitória – e quando se triunfa sozinho, sabe ainda melhor, acreditem em mim!
9. Economizar em viagem
É certo que quando viaja com outras pessoas, pode poupar dinheiro no quarto ou no táxi; contudo, verá que outras das vantagens de viajar sozinho é precisamente poupar. Por exemplo, numa viagem a solo, facilmente acabará por desvalorizar o alojamento e a dormir numa camarata com outros viajantes (seja pelo dinheiro; seja porque quer conhecer mais gente). O mesmo com as refeições: numa viagem a solo a tendência é ser mais prático e isso significa comer mais street food ou em restaurantes de rua, gastando, assim, menos dinheiro em restaurantes.
10. Depois de o fazer uma vez, não vais mais parar
A primeira viagem a solo é uma porta aberta a muitas outras mais. Podemos até começar por viajar sozinho por obrigação, salvo seja, todavia depois da primeira vez, muito mais virão. Uma coisa é certa: não ir, porque não tem companhia, deixará de ser motivo para não viajar.
Agora vá lá fazer as malas!