top-10-comida-turca

Top 10 de comida turca

Antes de começar este top 10 de comida turca, deixem-me que vos dê uma má notícia. Até que tenham a sorte e o privilégio de serem convidados para ir comer a casa de uma família turca, nunca saberão de verdade o que é comer na Turquia.
Isto não quer dizer que a comida na rua, assim como nos restaurantes turcos (e na Turquia) sejam maus. Muuuuuito longe disso! Na verdade, é MUITO boa. Contudo, comer comida turca em casa é toda uma experiência diferente. Vão por mim que fiz Erasmus na Turquia e vos posso garantir que é uma experiência única, totalmente diferente!

Pensem na comida turca, como na comida portuguesa. Também a gastronomia turca se pauta pela abundância e e é uma actividade extremamente social. Logo, comer em casa é outro campeonato. Contudo, nada temam, nem desanima, pois come-se mesmo muito bem neste país. Aqui fica o meu top 10 de comida turca, mas antes um conselho! Nunca digam “isto é grego?!” ou serão fulminados por um turco. Efectivamente há muitas semelhanças entre a comida turca e a grega, contudo dificilmente um dos dois povos admitirá isso!

1. Kebab

kebab turco
Antes de começar a sério este top 10 de comida turca, vamos já arrumar o kebab. Obviamente que na Turquia há kebab e são bons. Contudo, na Turquia vão encontrar o kebab servido em prato ou no pão pita – este último, é o doner kebab. Ou seja, se num restaurante turco pedirem kebab, possivelmente chega-vos à mesa comida de faca e garfo.

Sinceramente, para mim, o grande diferencial, quando comparando com os kebabs fora da Turquia, passa pelos vegetais e pelos têmperos da carne, que aqui são mais intensos. Em geral, turcos são gente com mão forte nas especiarias.

  • Já agora uma curiosidade: o doner kebab não é um prato turco na sua essência. Na verdade, quase que o podemos considerar alemão, pois foi inventado pelos neste país. Como rapidamente se deram conta de que os alemães comem rápido e em pé, os turcos adaptaram as suas receitas.

2. Menemen

Menemen
Basicamente, é uma mistura de ovos, com vários vegetais. O menemen come-se sobretudo ao pequeno-almoço, mas restaurantes mais turístico servem-no também a outras horas.

  • Já agora, na Turquia, não percam o pequenno-almoço turco, onde além do menemen; há vegetais, como o tomate e o pepino acompanhar e queijo feta. Ah, e chá, a mais popular das bebidas turcas, claro!

3. Kofte

No fundo, o kofte são almôndegas. Na maioria das vezes, é feito com carne de cordeiro e embora existam em prato, também podem ser servidas no kebab – em bolinhas bem pequeninas.

4. Lahmacun

gastronomia-turca
O lahmacun era das minhas comidas turcas favoritas. A sua base consiste num pão sírio, que é depois coberto com carne moída e salada. Para temperar: limão e iogurte a gosto. A versão vegetariana do lahmacun também é deliciosa, pos é feita com beterraba ou beringela (a minha favorita).

5. Dolma

Tal como o lahmacun, também o dolma é feito de carne moída. Contudo, neste caso consiste em rechear com carne moída, vegetais como pimentos, tomates ou beringela, que são depois levados ao forno.

6. Mussaca

Embora seja também uma comida do Médio Oriente, é possível comer mussaca na Turquia, sendo uma comida turca muito popular. Feita em várias camadas de beringela, a mussaca leva também carne moída e batatas. Depois vai ao forno para assar até que a beringela se desfaça na boca! No fundo, é como uma lasanha, mas me vez de massa, as camadas são de… beringela! E ninguém cozinha tão bem uma beringela como um turco!

7. Pide

comidas-turcas
Da lasanha para a pizza! No fundo, a pide assemelha-se muito a uma pizza, embora a massa faça recordar mais um pão achatado. Se querem comer pide, optem sempre por restaurantes com forno a lenha, pois faz toda a diferença.

8. Sarma

comida-tipica-turquia
Os sarma são um bom exemplo de algo que muda completamente quando é feito em casa. Os sarma encontram-se envolvidos em folha de videira e o recheio é composto por arroz e carne, podendo também conter outros ingredientes. Por exemplo: pimento, tomate, beringela, etc.

9. Simit

comidas-tipicas-turquia
O simit é um pão polvilhado por sementes. No fundo, é um snack que se vende em qualquer esquina e que enche o estômago. No que toca a padaria, os turcos são uns senhores. Por exemplo, o pão é absolutamente delicioso! Embora o simit seja possivelmente o mais popular, está longe de ser o meu favorito. Para mim, nada ganhava a uns pãezinhos com azeitona que se vendiam na rua. Além de azeitonas, há também com recheio de queijo, batata, etc.

10. Doces turcos

doces-turcos
Pessoalmente, não sou uma admiradora da pastelaria turca. Considero-a demasiado doce, mas eu sou meia chatinha com coisas muito doces. Ou seja, ignorem-me!
No que toca a doces turcos, o Lokum e o Kadayif estão entre os mais populares. Todavia, nada bate o rei Baklava e a sua massa crocante, coberta com mel e pistachos.

 

Para acompanhar: Iogurte

O iogurte é suuuuper popular na comida turca e é sado como um molho. Consoante a comida, pode vir simples ou com ervas ou especiarias. Na verdade, é uma ideia de génio e que dá um grande frescor à comida.
Nos supermercados, poderão encontrar potes gigantes, em tamanho industrial