top-10-comida-tailandesa

Top 10 de comida tailandesa

Top 10 de comida tailandesa

Antes do top 10 de comida tailandesa, deixem que nos encoraje: vão, vão para a Tailândia! O país é lindo, de paisagem diversa, gente amorosa e de preços acessíveis.  Uma excelente opção, para quem está a viajar sozinho pela primeira vez ou para um país mais longínquo. Vamos agora falar de comida? Aqui vai o (meu) top 10 de comida tailandesa!

1. Pad Thai

padthai-comida-tailandesa
Pad Thai um clássico da comida tailandesa

Ainda hoje posso ouvir uma voz feminina a dizer “Pad Thai! Pad Thai! Pad Thai!”. O Pad Thai é o prato mais famoso da comida tailandesa e consiste nuns noodles salteados com vários vegetais e, quem quiser, pode ainda acrescentar carne ou marisco. Eu adorava complementar com um pouco de lima e molho de amendoim – não se façam esquisitos, ficava delicioso!

Na Tailândia, o Pad Thai vende-se em todo o lado – desde os restaurantes mais gourmets aos restaurantes montados no passeio – e é quando sabe melhor!

2. Panquecas tailandesas com banana

comida-tailandesa-panquecas
A foto não é muito boa, mas já viram a ternura destas panquecas em forma de coração feitas em Pai?

Para início de conversa, eu adoooro panquecas! E poder comê-las na rua, quentinhas, acabadinhas de fazer, com estes meus olhos que a terra não comerá, porque vou doá-los à ciência, era supimpa – e com muita manteiga! Ou seja, está explicado o segredo!

3. A fruta na Tailândia

fruta-comida-tailandesa
Uma “viva” para a fruta tailandesa, neste caso: uma manga

Sobretudo frutas tropicais como a manga ou a papaia, na Tailândia era como comê-las por primeira vez. Tão mais sumarentas… e a textura! Aquilo, amigos, era outro campeonato.

Ainda mais, na rua cortam-nas e servem-nas nuns saquinhos de plástico e siga viagem! Os batidos são também outra opção, mas eu prefiro comer fruta à mão.

4. Satay

comida-tailandesa
Não deixem de experimentar o Satay

Sendo a comida tailandesa uma das rainhas de comida de rua, não podiam faltar espetadas – super práticas para comer em qualquer hora e lado. O satay são umas espetadas de porco marinado com cúrcuma e leite de coco e… molho de amendoim! Não percam!

5. Tom Yum Kung

sopa-tailandesa
Há muitas sopas para explorar na comida tailandesa

Neste top 10 de comida tailandesa, não podiam faltar as sopas! O problema, e olhem que eu adoooro sopa, é que com o calor que faz, comer sopa não é a opção mais atrativa. Uma pena, ainda mais quando há diversas! Em todo caso, muitas das sopas tailandesas são feitas com leite de coco. Das que eu comi, a Tom Yum Kung foi das que mais me ficou no coração, porque era feita com camarões picante. Muito gostosa.

6. Sticky rice ou arroz moti

comida-tailandesa-arroz
O arroz é um clássico da cozinha tailandesa

Recordo-me sempre de ver uma senhora tailandesa a comer no autocarro e a comer o arroz com a mão. Ela tirava da bolsa, fazia umas bolinhas e comia. Um talento.

Um talento que só é possível, porque o arroz tailandês é diferente do nosso. Ele é mais pegado, mais glutinoso, mas não no sentido papa e mau, mas no sentido que é mais fácil de manobrar, digamos assim! Juro-vos só o arroz, por si, é delicioso.

7. Gaeng Daeng

top-10-comida-tailandesa
Ninguém pode sair da Tailândia sem comer caril

Obviamente que na comida tailandesa há um sem fim de pratos de caril – assim como diversos tipos de caril (vermelho, verde, etc.). Não sei se o Gaeng Daeng é o melhor da comida tailandesa no que toca ao caril, mas é dos que me traz melhores recordações. Feito de caril vermelho, o Gaeng Daeng é a simplicidade no seu melhor: água de coco e caril e carne. Lindo e bom!

8. Khao Pad

arroz-frito-tailandia
Arroz frito, um clássico na comida tailandesa e não só

Khao Pad é arroz fritos com vegetais e sem grande ciência. Na verdade, até faz lembrar o Nasi Goreng, um dos pratos mais típicos da cozinha indonésia ou o arroz chaufa, na cozinha peruana.  Mas é bom!

9. Omelete

comer-na-tailandia
Vai uma omelete tailandesa?

… e antes de começarem a torcer o nariz, por ver uma omelete num top 10, deixem-me explicar! As omeletes tailandesas levam tudo, mas tudo mesmo: desde vegetais a carne. Peçam o que quiserem, que vai lá parar. E mesmo assim, consegue ser ligeira e agradável.

10. Água de coco

beber-agua-de-coco
Aproveitem para beber uma água de coco na Tailândia

Obviamente que depois de tanto falar de água de coco na comida tailandesa, que tinha de terminar com a maravilha que é beber água de coco diretamente do coco. Corta-se o topo, palhinha e bom proveito.

 

E para vocês, o que é que falta aqui neste top 10 de comida tailandesa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *