top-10-comida-portuguesa

Top 10 de comida portuguesa

Top 10 de comida portuguesa

Ora, se é para começar, há que começar pela comida da casa, certo? Então, nada melhor do que um top 10 de comida portuguesa.
Comidinha boa e sempre em abundância! Porque se há coisa que caracteriza a comida portuguesa é isso: muita comida. E boa! Vamos ao top 10 de comida portuguesa?

1. Bacalhau

top-10-bacalhau
Bacalhau á Gomes Sá – uma comida portuguesa bem popular

Obviamente! Diz-se que há milhares de pratos e é bem possível, pois há mínima variação, cria-se um novo. Bacalhau com Brás, Bacalhau com Natas, Bacalhau ao Zé do Pipo, Bacalhau Cozido, Bacalhau com Broa, Punheta de Bacalhau (sim, isso existe!), Bacalhau na Brasa, Bacalhau à Gomes de Sá… como veem, receitas de bacalhau não faltam e escolher uma é missão impossível. E, sim, come-se bacalhau no Natal.

2. Caldo Verde

caldo-verde

Portugal é o país das sopas. Qualquer café, tasco ou restaurante em Portugal, serve uma sopinha a preço de amigo! E até nos casamentos e batizados há sopa.
Obviamente que há muitas sopinhas, mas o Caldo Verde é possivelmente a mais característica – e com umas rodelas de chouriço e broa, não há melhor.

3. Arroz de Marisco

gastronomia-portuguesa
Um dos meus favoritos: Arroz de Marisco

Neste Top 10 de comida portuguesa, podia falar de lagosta, berbigão e outros pratos mais, mas acho que o prato que melhor traduz tudo isto. Sobretudo se for um arroz de marisco bem malandrinho – e feito pela minha mãe! E, por favor, não confunfir com Paella.

4. Francesinha

melhor-francesinha
Francesinha, uma obscenidade

Em Portugal todos concordam: “comer Francesinha é no Porto”, mas se querem ver as pessoas do Porto a discutirem intensa e profundamente, lancem o tópico: “onde se come a melhor Francesinha do Porto?”
A Francesinha é uma enorme sandes,com tudo o que possam imaginar: linguiça, carne, ovo, queijo (muito queijo), etc. O diferencial está no molho, que cada restaurante faz por manter em segredo.
Uma coisa é certa: são boas e merecem estar no top 10 de comida portuguesa e é a melhor comida de ressaca de sempre!

5. Alheira

top-gastronomia-portuguesa
A alheira mais popular em Portugal é a alheira de Mirandela

Em Portugal, usa-se o porco para tudo. Comemos o porco inteirinho – inclusive, outro prato típico do Porto são as Tripas à Moda do Porto, adiante. Como prova disso estão os vários embutidos, do chouriço, à farinheira ou morcela ou… todos bons! Escolho a alheira, só para contrariar! Mesmo não sendo feita com carne de porco, é a melhor representante dos enchidos em Portugal – e é, simplesmente, a melhor coisinha de todo o sempre . Alheira bates forte cá dentro!

6. Feijoada

feijoada-portugal
Talvez faltem aqui uns enchidos e um arrozinho branco!

E continuando pelo norte de Portugal e no mundo dos embutidos, há que destacar a feijoada! A par do Cozido à Portuguesa (também muito bom), é possivelmente o prato que mais junta embutidos. E chispe. E toucinho. E entrecosto. E couve. E cenoura. E outras coisas mais. E é bom. Sobretudo se servida em Trás-os-Montes. Nesta região, é muito comum cozinhar-se no forno a lenha e, acreditem, não há arroz melhor para acompanhar uma feijada!

7. Açorda

comida-alentejana
Esta é a original, a açorda alentejana

De Trás-os-Montes, no norte de Portugal, para o sul, para o Alentejo – possivelmente duas das regiões onde melhor se come em Portugal.
Quando falamos de açorda, há que distinguir a açorda mais aguadinha com fatia de pão e ovo e, a minha favorita, aquelas bem papadas, feitas com o pão alentejano!

8. Leitão

comer-leitao
No top 10, tinha de estar o leitão

Sim, em Portugal come-se o Babe. O leitão é o porco adolescente. E ele é tão gostoso. Bem tenrinho e de pele crocante… e com aquele molhinho delicioso! É típico da zona centro de Portugal, sendo (corrijam-me) o Leitão da Bairrada o mais popular.

9. Sardinhas

comer-sardinhas
Sobretudo em junho, o mês dos Santa Populares, comer sardinha é uma tradição

As sardinhas são um símbolo de Portugal. Sobretudo no mês de junho, aquando a celebração das Festas dos Santos Populares. Diz o povo que se querem saborosas e pequeninas e com broa!

10. Pastel de Nata

pastel-de-nata-portugal
A melhor combinação: pastel de nata e café!

Para terminarmos este top 10 de comida portuguesa, terminamos com níveis diabéticos. No campo dos doces portugueses, o Pastel de Nata é o menino bonito da casa. É, possivelmente, o doce que melhor representa a doçaria portuguesa: muita gema e docinho. E com café, de preferência!

 

*NOTA: Não me matem. Isto é apenas um inofensivo top 10. Sei que falta aqui muuuita coisa, como um Queijo da Serra, um Arroz Doce, um Rissol ou um Arroz de Polvo – ou até um simples bitoque! Mas não havia espaço para mais – não hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *