top-10-comida peruana

Top 10 de comida peruana

Top 10 de comida peruana

Num top 10 de comida peruana, obviamente que não vai faltar ceviche! Contudo, há muito mais para dizer e escolher na comida peruana – não é à toa que é considerada uma das melhores gastronomia do mundo! Vamos a isto?

1. Ceviche

ceviche-peruano
Quem consegue resistir a um ceviche peruano?

Obviamente que o ceviche tinha de vir em primeiro lugar! Primeiro, porque é simplesmente maravilhoso. Depois, porque é a comida peruana mais icónica – e tão simples: peixe branco, lima, milho, batata e cebola. É certo que há também ceviche de salmão, polvo e de outros peixes e mariscos, mas o meu favorito é feito com peixes brancos, pois é mais suave e, para mim, o que casa melhor com o lado cítrico.

E sim, hoje em dia o ceviche virou coisa fina e chique, contudo se um dia forem de viagem ao Peru, verão como ceviche é comida de tasco. E sempre servido em grandes quantidades – benzos-deus! Nesse sentido, na Europa e devido ao grande número de emigrantes peruano, Madrid é a melhor cidade para encontrar peruanos autênticos na Europa – e a preços acessíveis!

Restaurantes em Maddrid para comer ceviche 

2. Causa peruana

causa-peruana
Causa peruana | Instagram de @almuerzoenmicrocentro

A Causa peruana é uma entrada bem típica na comida peruana, se bem que existam várias versões, inclusive colombianas deste prato.

Como sempre: simplicidade e BOOM muito sabor! Boa batata amarela (papa amarilla) prensada com pimenta (ají amarillo) e depois e criar camadas com frango desfiados, ovo cozido e maionese. E, claro, pelo meio gostinho a limão.

3. Aji de galiña

aji-de-galinha

Nada mais simples: arroz e frango. Contudo, o que faz o aji tão especial e um dos pratos estrela da comida peruana é o molho em si, que é feito com pimentão vermelho, pão, batatas, pão e o frango desfiado. Tudo bem mexido até criar um molho bem cremoso e lindinho, em tons amarelo.

4. Rocoto relleno

comida-peruana-ROCOTO-RELLENO

Uma vez um amigo peruano cozinhou rocoto relleno e… que trabalheira. Esta comida peruana é um prato típico de Arequipa, mais no sul do país. Basicamente são pimentos recheados, com carne picada, azeitonas e cebolas. Depois, a carne entra toda no pimento e vai ao forno e, claro, no topo: queijo gratinado!

5. Anticuchos

anticuchos-peruanos
Foto anticuchos peruanos de Instagram @marabuntaanticuchosypollos

Obviamente que também os anticuchos tinham de estar neste top 10 de comida peruana! Resumindo: pense numa espetada composta por troços de carne de coração de boi – é muuuito bom! A carne vem bem temperada com ají panca e é muito saborosa!

6. Sopa criolla peruana

Sopa-criolla
Sopa criolla – Foto de ComidasPeruanas.net

Muita da comida criolla é comida de muita consistência, para gente que trabalha duro! A sopa criolla não poderia ser diferente e é bem rica em ingredientes – ele é carne, ele é massa, ele é cebola, ele é pimentos, ele é ovos, enfim! Pensem na sopa criolla como uma sopa da pedra, versão latina. Muito boa também!

7. Cuy

cuy-peru
Comer porquinho da Índia no Peru

Já aqui tinha de falar de comer cuy no Peru, a propósito de comidas estranhas. Isto, porque comer cuy é comer porquinhos da Índia. Sim, leste bem! Ainda me lembro bem que tinha um vizinha que tinha um porquinho da ìndia em casa! Adiante! O cuy é uma especialidade no Peru e merece estar neste top 10 de comida peruana, mesmo não sendo das minhas comidas favoritas, admito!

8. Papa a la huancaína

Papa-a-la-huancaína
Vais uma Papa a la huancaína?

Se a memória não me trai, este prato da comida peruana é na verdade de Lima. Obviamente que tem batatas e molho de ají. Contudo, o que faz a Papa a la huancaína tão interessante é que o molho é meio picante, com queijo. 

9. Arroz chaufa

Arroz-chaufa-peruano
Arroz chaufa

Sem dúvida alguma que o arroz chaufa é o prato mais chinês da comida peruana! Pensem em arroz frito, com vários tipos de carne e vegetais. É bom. A gente gosta. Eu gosto.

10. Alfajor

sobremesa-alfajor
Para sobremesa: alfajor

Para terminar este top 10 de comida peruana, termino com um doce: com o alfajor. E, sim, o nome vem do árabe, de al hasu e significa recheio. Como tal, os alfajores são recheados com doce de leite e cobertos com chocolate derretido ou açúcar em pó.

E, claro, para acompanhar tudo isto: PISCO!!!

Na vossa opinião, o que falta neste top 10 de comida peruana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *