top-10-comida-italiana

Top 10 de comida italiana

Top 10 de comida italiana

Adoooro comida italiana. Faz-me feliz, muuuito feliz! Não é à toa que nos dois meses que passei a viver em Itália, ganhei oito quilinhos! Obviamente que um top 10 de comida italiana vai deixar muita coisinha de fora, mas olhem… é la vita! Ninguém lhes manda fazer tudo tão bem!

1. Risotto

comer-Risotto
O melhor da comida italiana (para mim): risotto

A massinha é boa, a pizza também; mas nada me faz tão feliz como um risotto e sendo que este é o MEU top 10 de comida italiana, começo por colocar o risotto em primeiro lugar!
Como? Tenho de escolher? Podem ser todos! Isso ou um risotto de cogumelos. Ou um de trufa!

2. Pasta Carbonara

pasta-Carbonara
Repitam comigo, a Carbonara não leva nata!

Escolhi a pasta carbonara como representante de todas as pastas/massas italianas! Sobretudo quando é das mais emblemáticas, das mais pedidas em todo o mundo… e quando andamos todos, fora de Itália, a comê-la mal! Pessoas: a carbonara NÃO LEVA NATA! Leva ovos! É bacon e ovos, ok?

3. Pizza

melhor-pizza-italiana
Possivelmente a mais popular comida italiana em todo o mundo: PIZZA!

Ok, ok, não se enervem, pessoas! Eu ponho a pizza! É boa, é! Já agora, se vão comer pizza com italianos, lembrem-se: nada de partilhar pizza – e cada um come a sua! Não os deixem nervosos!

4. Lasanha

melhores-comidas-italianas
Claro que no top 10 da comida italiana tinha de estar a lasanha

Massa, pizza e lasanha são possivelmente a santíssima trindade da comida italiana. De um modo geral, já todos comemos – nem que seja congelada! E nunca desilude.

5. Polenta

boa-Polenta
Embora não seja tão popular fora de Itália, a polenta é bastante usada como acompanhamento de vários pratos italianos

Ora, a polenta é comida de pobre. E quem disse que os pobres não comem bem? Hoje em dia a coisa mudou e mesmo que não tivesse, seria indiferente, porque polenta é boa!
A polenta é servida como acompanhamento – seja de carne ou peixe. Esta deve ser das receitas menos dogmáticas da cozinha italiana, uma vez que as há de várias texturas e sabores. Em comum está apenas o ingrediente base: farinha de aveia.

6. Queijos italianos

queijos-italianos-parmesao
O Parmigiano ou Parmesão é um dos mais conhecidos queijos italianos

Eu queria, queria mesmo ser capaz de destacar apenas um queijo italiano, eu sou fraca, não consigo! Primeiro, pensei em destacar o Strachino, mas como deixar a Burrata em segundo lugar? Ou o parmigiano? Confesso: adoro, adoro, adoro queijo! E o queijo em Itália, merece o seu próprio top 10, acreditem! Aí poderei falar da Mozzarella, da Ricotta ou do Grana, entre outros, declarando-lhes todo o meu amor!

7. Piadina

Top 10 de comida italiana
Simples e delicioso! Só por isso, merecem estar no top 10 de comida italiana

As piadinas são feitas nas piadinerias por essa Italia fora. São boas e gostosas. Nada muito complicado, um pão muito fino, que quase se parece com um crepe e, depois, lá dentro é usar a imaginação – queijo, presunto, rúcula,…
Nada muito complexo, mas muito bom! Sobretudo, porque muitas são feitas com ingredientes de excelência, uma coisa muito italianas, onde o consumo de produtos locais é intenso, muito apreciado e valorizado – e que faz toda a diferença na hora de comer!

9. Gelado

melhores-gelados-italianos
Além de sempre bom, os gelados em Itália são BEM mais baratos!

Convenhamos, os gelados italianos são tão incríveis, que até num top 10 de gastronomia italiana de alto nível, teriam de constar! São tdos os bons e ainda mais, baratinhos – depois de comer gelados de duas bolas a 1,50€ em Itália, ter que pagar 3€ parece-me obsceno!

10. Cannoli

sobremesas-italianas
Não sei se é a melhor, mas os Cannoli fazem-me sempre feliz!

E para terminar este top 10 de comida italiana, senhoras e senhores, o Cannoli! Eles vêm da Sicília. Eles têm um recheio de creme de ricota – há variações, mas o original é o mai-bom e o mai-lindo! Eles envolvem o recheio numa massa doce frita. E olhes, são o céu! Sei que há outras sobremesas italianas que poderiam merecer um destaque, mas deslarguem-me, eu gosto mesmo do Cannoli!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *