Top 10 de comida francesa

Top 10 de comida francesa

Comida francesa e democracia: duas coisas boas que os franceses nos deram, certo? Tudo a postos para um top 10 de comida francesa? Um top 10 de comida que obviamente deixará muita coisa boa de forac’est la vie!

Ah, antes que perguntem: nesta lista não vão encontrar nem a Nutella, nem o foie gras. Quanto ao primeiro, já tive a oportunidade de explicar aqui a razão pela qual eu não como Nutella e, mais importante ainda: A NUTELLA É ITALIANA não é francesa. Quanto ao foi gras é mesmo pela crueldade da coisa

1. Canard à l’orange

pato-comida-francesa
Um belo exemplar de Canard

Que é como quem diz pato com laranja. Para início de conversa, adooooro pato e esta versão francesa, com o pato cozinhado em calda de laranja, é absolutamente divinal!

2. Coelho

top-10-gastronomia-francesa
Foto do Coelho au vin do site da Vaqueiro

Outro animal pouco apreciado por esse mundo fora, mas muito amado pelos franceses é o coelho. O que é uma pena, porque é carne branca, com um teor baixo de gordura… e deliciosa! Sobretudo ensopados!

3. Batatas gratinadas

comer-em-franca
Em França, tem de comer umas batatas gratinadas

Para evitar aqui a grande discussão das batatas fritas – são belgas? Sao holandesas? Mas como se em inglês dizemos french fries?! Dramas sobre quem será o pai da criança à parte, foquemo-nos em algo muuuuito melhor: batatas gratinadas! Pensem em batatas cortadinhas mergulhadas em queijo! Há lá algo melhor do que isto? Não creio!

4. Ratatouille

comida-francesa-top-10
Um belo Ratatouille francês I IG @savitachefdehome

Num top 10 de comida francesa, tinha de estar o Ratatouille. O conceito é bem simples, mas delicioso! Muitos vegetais (beringela, abóbora e cebola) com molho de tomate no forno – mas façam molho de tomate a sério, ok?

5. Escargots

comida-francesa-Escargots
Era capaz de comer escargots?

Quando se fala de comida francesa e de coisas estranhas que os franceses comem, duas comidas vêm à baila: escargots e pernas de rã.
Em Portugal, é comum comer-se caracóis, mas os franceses transformaram, obviamente, um petisco num prato de gourmet de luxo – e com caracóis muito, mas mesmo muito maiores! Em França, os escargots são servidos na conchinha e acompanhados por um molho de manteiga e alho.

6. Quiche

quiche-top-comida-francesa
Quiche: a salvadora de muitos jantares lé em casa

Cozinhar é divertido, excepto quando se torna uma rotina, assombrado pela pergunta “o que vamos jantar hoje?”.
Os franceses ajudaram-nos a todos inventado a quiche! E, amigos, se eu consigo fazer uma quiche saborosa, todos conseguem.

7. Queijo

queijos-comida-francesa
Abram alas para o sexy Roquefort

Eu adooooro queijo! E se no meu top 10 de comida italiana pus os queijos na lista, no top de gastronomia francesa, o queijo também não poderia faltar!
Brie é muuuito bom. O Camembert é “o” típico queijo que quanto mais mal cheiroso melhor. E depois há o Roquefort, que entre todos os queijos azuis está entre os meus favoritos! E a lista poderia continuar…

8. Ovos

ovos
Brunch em Madrid I IG @carmencita.bar

Caaaalma! Eu sei que os franceses não inventaram os ovos! Contudo, inventaram muitas receitas deliciosas, entre elas os ovos bénédictine e só por isso, estarão para sempre no meu coração!

9. Crepes

crepes-franceseses
No top 10 de comida francesa, não poderia faltar o crepe

Quem não é feliz a comer crepes que ponha o dedo no ar e abandone este bog! E já que falamos de comida francesa, palmilhas para o pai de todos os crepes: o crepe suzette.

10. Macaron

comida-francesa-Macaron
Macaron: de comer com ojolhos

Continuando pelos doces, não é fácil escolher uma sobremesa francesa – possivelmente isso merece o seu próprio top 10! Em tooodo o caso, entre tanta coisa boa (tipo a mousse de chocolate, o Crème Brûlée  ou o mil folhas) o macaron merece destaque! Duas bolachinhas, um creme e voilá! Uma pessoa acaba lambuzada a cantar o hino francês!

 

E desse lado, que comida falta neste top 10 de comida francesa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *