comida-espanhola

Top 10 de comida espanhola

Ora, ora: fazer um top 10 de comida espanhola é sempre um grande desafio! Ainda mais se tivermos de dissecar o conceito de “espanhol”, tendo em conta que cada região de Espanha tem não só uma cultura e gastronomia próprias, como também hábitos e costumes. Ainda assim, gosto de pensar que é nesta diversidade e variedade de gostos e sabores que sai o melhor de Espanha. Assim sendo aqui fica um top 10 da melhor comida de Espanha, sendo que sim, muita coisa boa fica de fora!

1. Tortilla de batata

comidas-espanha
Possivelmente, a tortilla é o prato mais consensual do norte a sul do Espanha. Aliás, é aquele prato que todo o espanhol aprende a fazer assim que sai de casa da mãe e que todos têm uma mãe e/ou uma avó que faz “la mejor tortilla de siempre”! Até porque há quem as faças mais ou menos secas, com ou sem cebola, etc. Pessoalmente, a adorava as do Lateral, um restaurante de Madrid, que as fazia bem molhadinhas e com a batata bem cozida!

2. Paella

paella-espanha
Sabia que na verdade, chama-se paella é a comida cozinha na paellera, o recipiente onde se cozinha o arroz? Apesar da mais famosa ser tipicamente valenciana, esta menina encontra-se em quase tudo que é restaurante, seja como prato principal ou como uma mera tapita. Pessoalmente, acho que paella é aquele prato que cumpre, nem tem de ser espectacular para ser boa e mesmo no dia seguinte, aquecida, continua a saber bem!
E que me desculpe Valência, mas a melhor das melhores, para mim, é a de arroz negro com tinta de lula.

3. Pulpo a la Gallega

pulpo-espanhol
Da Galiza com muito amor, este possivelmente das minhas comidas espanholas favoritas e das que me dá mais prazer comer. Sim, eu sei que os polvos são espertinhos, mas são tão bem muuuito gostosos – “muy rico”! E com um toque de pimentón dulce e azeite ainda melhores!

4. Gazpacho

espanha-Gazpacho
Ou sopa de tomate. Sinceramente, não gosto, nem como. Contudo, tenho bem presente a alegria de muita boa gente, sobretudo quando estão 40 graus à sombra, na hora de comer um gazpacho fresquinho. Aliás, em Espanha é comum encontrar no supermercado, pacotes de gazpacho como se fosse leite! Assim sendo, tinha de estar presente neste top 10 de comida espanhola – olé!
Muito parecido ao gaspacho, é o salmorejo, mas é mais espesso.

5. Huevos rotos con jamón

comida-espanhola-top-10
A par da tortilla, o gosto pelo jamón é algo que une Espanha. Basta alguém dizer “pata negra” para começarem a debitar sobre esta pequena maravilha que é, sim senhora, muito boa!

Agora juntem-lhe umas batatas fritas e uns ovos estrelados, depois cortem tudinho e misturem e, voilá, melhor prato de ressaca – MacDonalds é para meninos!
Também lhes tenho muito carinho, porque para mim uns “huevos rotos con jamón” representam aquilo que é a comida espanhola, e não, não falo da fritanga – não sejam más pessoas! Falo, sim, de ter um grupo de amigos, cada um com a sua bebida, a partilhar o mesmo prato de comida! E isso, isso é amor. Isso e umas patatas bravas para acompanhar!

6. Calamares

top-10-espanha
Ainda no campo da fritanga, tinha de colocar neste top 10, os calamares. Pessoalmente, sempre que eu os vejo, penso em Espanha. Sempre que eu cheio calamares, penso em Espanha – e isso, isso faz-me feliz!

7. Fabada Asturiana

Fabada-asturias
Relativamente à Fabada Asturiana, este prato espanhol faz lembrar a feijoada portuguesa. Contudo, nas Astúrias fazem-na com feijões brancos. Além disso, enquanto em Portugal, a feijoada é acompanhada por vinho ou vinho ou vinho; dizem que a Fabada Asturiana vai bem também com cerveja ou cidra!

8. Cocido Madrileño

que-comer-em-Espanha
Da mesma forma que destaco aqui a Cocido Madrileño, poderia também destacar os Callos de Madri. Possivelmente, na hora de comer em Madrid estes são os dois pratos mais típicos. Contudo, entre os dois, venha a Cocido que vem sempre vem com morcela e chouriço no prato!

9. Calçots

comidas-de-espanha
Os calçots são típicos da Catalunha e servem-se apenas entre janeiro e março. Assados na brasa, são um tipo de cebola, que mais se parece ao alho francês. Depois, servem-se com um molho de pimento e especiarias.

10. Doces espanhóis

que-comer-espanha
Para terminar com doçura: doces espanhóis. Embora possa estar errada, acho que estes são as três sobremesas espanholas mais populares:

  • Créme a catalana (leite creme)
  • Turrones
  • Churros com chocolate