top-10-comida-colombiana

Top 10 de comida colombiana

Neste top 10 de comida colombiana, vai encontrar os mais populares pratos da gastronomia made in Colômbia. Preparados? Então, vamos!!!

1. Arepas

tipos-de-arepa
Há vários tipos de arepas

Para começar o top 10 de comida colombiana, nada melhor do arepas! Primeiramente, há que entender que as arepas na Colômbia são uma espécie de instituição nacional. Por essa razão, tinha de ser com as arepas que abríamos este top 10 de comida colombiana., é que apesar das arepas também típicas na Venezuela, na Colômbia ganham em variedade, pois há diferentes tipos de arepas existentes!

 

2. Tamales

comidas-colombianas
tamales colombianos

Tão versáteis como as arepas, também os tamales têm diferentes recheios – desde carne, queijo, legumes e até fruta. Tudo isto envolvido numa massa feita à base de milho, que é depois cozida a vapor. Além disso, também são comuns os tamales que são envolvidos em folhas de milho (ou de mandioca ou bananeira) e que em vez de cozinhados a vapor, são fervidos.

 

3. Empanadas

gastronomia-colombiana
Empanadas colombianas

Durante a minha viagem à Colômbia, era uma alegria ver empanadas colombianas em cada esquina. E que boas que são – um snack perfeito! Com carne por dentro, que pode ser de porco, vaca, etc; por fora, é frita uma massa de farinha de milho amarelo. Depois, de fritas é botar molho, de guacamole ao ají picante, vale tudo!

 

4. Outros snacks colombianos

pratos-colombianos
Senhoras e senhores os buñuelo

A par das empanadas, outros salgados a não perder são os deditos de queso e os buñuelo. Ah, em podendo, comam-nos quentes, porque são beeeem melhores! A verdade é, no que toca a snacks, seria possível criar um top 10 de comida colombiana exclusivo!

 

5. Bandeja Paisa

Bandeja-Paisa-colombiana
Bandeja Paisa

Na verdade, mais do que um prato colombiano, a Bandeja Paisa é um prato típico de Antiqua, a região onde se encontra Medellin. Obviamente que é um prato para gente com estômagos capazes, afinal falamos de feijão, salsicha, ovo estrelado e carne de porco – e, com sorte, morcela. Quanto à salada, ela também vem – em forma de abacate. E claro: uma arepita!

 

6. Frijoles rancheros

Assim como a Bandeja Paisa,  também os Frijoles rancheros estão longe de ser uma refeição levezinha! No fundo, é a versão colombiana da feijoada, mas que é servida com batata palha-palha, banana e, claro, abacate!

 

7. Ajiaco

comidas-tipicas-colombia
Ajiaco, uma das muitas sopas colombianas

Na minha opinião, qualquer português que venha de viagem à Colômbia, sente-se facilmente em casa, na hora de comer:  que, meus amigos, sopinhas não faltam! Nesse sentido, o ajiaco é possivelmente uma das mais populares sopas colombianas, onde a juntar ao caldo, vem também milho e frango. O ajiaco é especialmente típico em Bogotá, na capital. Por isso, se forem estiverem a visitar Medellin, peçam antes um Mondongo, que é feita de tripas – vale a pena! Outra sopa colombiana popular é o Changua, que serve com ovo.

 

8. Arroz de coco

Uma pessoa leva uma garfada à boca e.: “o que é isto… o arroz sabe a coco?” Pois bem, parece que o arroz de coco é bem popular por aqui e, vão por mim, merece estar neste top 10 de comida colombiana, porque é francamente bom.

 

9. Patacones

Na verdade, os patacones são uma comida bem simples. Basicamente falamos de banaa da terra frita e é possível vê-los à venda na rua. Contudo, são deliciosos e deliciosos, logo merecem estar no meu top 10 de comida colombiana.

 

10. Ají colombianos

Para terminar este top 10 de comida colombiana, o ají, que na verdade mais não é do que um vinagrete, que é usado em tudo – e tudo, é tudo mesmo: das arepas, às empanadas, passando pela carne ou peixe. Assim sendo, entendam que cada ají é sempre único. Quanto aos ingredientes, o ají leva coentros, pimenta, tomate e limão. Ah, verão que vos dizem sempre que é picante, mas sinceramente durante a minha viagem à Colômbia não apanhei nenhum que me pusesse a boca em fogo!