ser-nomada-digital-em-italia

Ser nómada digital em Bassano del Grappa

Muito possivelmente, fui a pioneira no que toca a ser nómada digital em Bassano del Grappa! Mas, vamos por partes: onde fica Bassano del Grappa, Bassaninho para os amigos? Situado na região do Veneto, no norte de Itália, Bassano está a cerca de 85 km de Veneza, a menos de uma hora de viagem, de comboio ou de carro. A cidade é pequena, mas muito fofinha, com as montanhas ao fundo e uma linda ponte medieval.

A razão pela qual eu fui parar a Bassano del Grappa, foi porque o meu italiano é daqui e aproveitamos estes primeiros tempos como nómadas digitais, para experimentar Bassano e fazer um regresso a casa (dele!).

 

Pontos positivos

Obviamente que a comida italiana está entre uma das principais alegrias no que toca a ser nómada digital em Itália. Alias, só ir ao supermercado era uma alegria!

Apesar de ser um cidade bem tranquila, outro ponto positivo de Bassano era a localização. À custa disso, todos os fins de semana, dava para ir de comboio ou de carro e visitar alguma localidade ou cidade italiana daquela. Aqui ficam alguns: Veneza (muuuitas idas a Veneza), as ilhas de Burano e Murano, Verona, Trieste, Cinque Terre, Brescia e muito mais! E, comprova-se, não há cidades italianas feias!

 

Bassano-del-Grappa
Centro de Bassano del Grappa

Pontos negativos

Seja para viver ou para ir de férias, Itália é um país caro e o norte de Itália, então, é muito caro! Talvez por isso, a maioria dos nómadas digitais prefira como destino o sul de Itália, em vez do norte. Além disso, no sul sempre há praia!

Quanto há comida em Itália, se é um ponto positivo para ser nómada digital em Bassano del Grappa, é também negativo. Acreditem, pois a barriguda aqui saiu de lá com 8 kilos a mais!