Os meus 5 programas de culinária favoritos

Neste top de programas de culinária na TV, vou escolher os meus favoritos, ok? Não se trata de dizer quais os melhores de todo o sempre e da história da comida. Não. São só apenas os programas de culinário que eu mais gosto de ver.

Anthony Bourdain: No Reservations

programas-de-culinaria-Anthony-Bourdain
Anthony Bourdain a comer com Obama

Acho que nenhuma morte de um famoso me custou tanto a digerir como a de Anthony Bourdain. Ele, simplesmente, tinha a vidinha com a qual sempre sonhei!

O que eu mais gosto do Anthony Bourdain: No Reservations é a leveza e a capacidade encaixe que ele tem. Anthony Bourdain adapta-se a qualquer ambiente e come tudo o que lhe dão com  mesmo interesse – seja um pastel na rua, um prato de gafanhotos ou à mesa de um restaurante de luxo. Não é um tipo pretensioso, nem se leva muito a sério e eu gosto disso.
Além disso, sempre gostei que nos seus programas não deixassem de lado a historia de cada país. Afinal, a gastronomia é também um reflexo disso.

  • Onde ver? Há muitos episódios na Netflix e também no YouTube

MasterChef Brasil Profissionais

programa-de-culinaria-MasterChef-Brasil
O juri do MasterChef Brasil: um brasileiro, uma argentina e um francês

Adoro. Adoro. É o único programa que acompanho semanalmente e adoro, adoro. Como o Brasil é um continente e os prémios são bons, conseguem sempre juntar um bom leque de candidatos e dá gozo ver as edições.
E não há ali mimimi sobre a pessoa é boa ou feia, o que importa mesmo é a comida. E de todos os reality shows e programas de culinária deste género este é o meu favorito – ninguém trata mal nenhum, há emoção e comida bonita. Sem dramas ou berros.
O programa também ganha muito pelo juri que tem, na minha opinião. Eles contrariam muito a tendência da comida bonita e chique e valorizam o que importa: sabor!

  • Onde ver? No YouTube ou, aqueles que vivem no Brasil, na TV brasileira, na Band.

Somebody Feed Phil

programas-de-cozinha-Somebody-Feed-Phil
O melhor do Somebody Feed Phil? As caras do Phill

Encontrei o Somebody Feed Phil na Netflix e fiquei rendida. Não tanto pelo gosto dele refinado, mas sobretudo por ele, pelo Phil. Além de carismático e engraçado, é um fofo. E humilde. E com as expressões faciais mais engraçadas de todo o sempre. Para ele tudo é a melhor comida de sempre. Como diria a minha mãe “dá gosto vê-lo comer”.

  • Onde ver? Netflix

Chef’s Table

culinaria-Chefs-Table
Cada episódio do Chef’s Table é uma história

O Chef’s Table é outro dos programas de culinária da Netflix. São muitas as razões para estar no meu top programas de culinária na TV. Uma delas é um certo sadismo da minha parte e de ver comidas e restaurantes onde possivelmente nunca comerei – money, money, money! Todavia, a principal razão é que abrem a porta de restaurantes incríveis e de topo e nos explicam a história e a filosofia de cada chefe. Por vezes, acho que se perdem demasiado em detalhes da vida dos chefes, embora entenda que os dois estão relacionados. Mesmo assim, gosto muito e recomendo.

  • Onde ver? Netflix

Jiro Dreams of Sushi

programas-de-culinaria-Jiro
Cartaz do documentário de gastronomia Jiro Dreams of Sushi

O Jiro Dreams of Sushi da Netflix, na verdade, não é um programa de culinária de TV é um documentário. Todavia, se gostam de comida japonesa, não o podem mesmo perder.
Este documentário da Netflix fala da vida e trajetória de Jiro Ono, um sushimen de Tóquio e também da sua relação com os filhos.
Falamos de um homem que tem um dos mais populares restaurantes de Tóquio, com espaço para dez pessoas e que serve um menu de apenas 20 pratos – e que custa mais de 200€.

Além dele, que é um personagem e das imagens incríveis da comida, este é um documentário que retrata bem a vida japonesa e os seus costumes e regras. Apesar da modernidade e loucura tecnológica, o Japão é um país muito conservador e tradicional. Inclusive, na forma como os negócios são geridos e relações familiares. Este documentário, de uma forma muito subtil, espelha isso. Muito bonito.

  • Onde ver? Netflix