Praias de Fernando de Noronha
Relativamente às praias de Fernando de Noronha, podemos dividi-las em dois grupos: as praias do Mar de Dentro e as do Mar de Fora.
Praias do Mar de Dentro
Praia do Cachorro
Situada na Vila dos Remédios, é das poucas praias com bar na praia, com chapéus e cadeiras para os clientes. A praia é pequenina, logo enche rapidamente. Aqui, podem aproveitar para uns mergulhos no Buraco do Galego, uma piscina natural, que aqui se formou. Se preferem praias mais tranquilas, é voltar a subir a escadaria e seguir caminha até Praia do Meio, beeeeem mais tranquila.
Praia do Meio

Tal como o nome indica, esta praia encontra-se entre duas praias, a do Cachorro e da Conceição. É suuuuuuper tranquila, sobretudo quando se compara com a Praia do Cachorro.
Praia da Conceição
É das praias mais popular para assistir ao pôr-do-sol em Noronha. Além de um bar, esta é das poucas praias com salva-vidas na ilha.
Praia do Boldró e Praia do Americano
À falta de tempo, nunca aqui vim. Por isso, digam-me vocês de vossa justiça. Ambas são praias mais pequenas, logo têm tudo para ser um bom local para quem procura maior tranquilidade em Noronha!
Praia da Cacimba do Padre

Esta é a praia de surf de eleição de muitos surfistas de Noronha. Das praias de Fernando de Noronha, esta é das que possui um areal mais extenso e dá mesmo vontade de ficar por ali. Ao fim do dia, fica mesmo lindinha – aliás, até apanhei aqui um casamento! Além disso, é aqui que está o Morro Dois Irmãos, uma das imagens de marca do arquipélago.
Baía dos Porcos

O acesso pode ser feito pela Praia da Cacimba do Padre, subindo o morro e depois, escalando as rochas. Ou seja, requer alguma destreza, mas é uma das praias de Fernando de Noronha mais lindas – mesmo sendo pequenina! Há um sem fins de azuis, que parece que são abraçados pelas rochas escuras lá do sítio.
Praia do Sancho

Pessoalmente, é para mim a melhor praia de Fernando de Noronha. A Praia do Sancho é muitas vezes considerada uma das praias mais bonitas do mundo!
Chegar aqui tem a sua dificuldade, já que implica descer dois lances de escadas, tipo escadote, que se encontram metidos entre as rochas – também por isso, há tão pouca gente – amén! Nesse sentido, se optam por ir à Praia do Sancho, levem mochila, em vez de sacos de praia, assim, ficam com as mãos livres para subir e descer. Mas acreditem, não é tão mau quanto parece!
Tenham também em conta, que há horários de subida e descida, que ajudam a evitar a confusão. Por isso, informem-se primeiro.
Foi aqui que dei o meu primeiro mergulho, com direito a ver uma raia a planar mesmo debaixo de mim. E, junto, às rochas, há vários caranguejos e é possível observar vários peixinhos coloridos – leve a máscara consigo.
Baía dos Golfinhos
Embora não seja uma praia, a Baía dos Golfinhos é muito popular, pois pela parte da manhã é possível ver os golfinhos. Para ver golfinhos em Fernando de Noronha, podem também fazer um passeio de barco ou de canoa havaiana.
Praia do Porto
Tal como o nome indica, a Praia do Porto fica no Porto de Noronha. Assim que pensamos num porto, vem-nos à cabeça, aguas sujas e poluídas, certo? Pois bem, não aqui. Para um porto, as águas do Porto de Noronha são bem limpinhas.
Quando fiz snorkeling aqui, pude ver tubarões, tratarugas e até um polvo, entre muitos outros peixes.
Ah, e embora não tenha visto, existem um barco naufragado, que já virou ecossitema para muitos bichos desta zona, onde podem mergulhar.
Mar de Fora
Baía do Sueste

O Sueste é uma pequena baía e, como tal, atrai muita bicheza. A baía está dividida em três zonas: uma para investigação, onde ninguém pode mergulhar ou banhar-se. Outra, para ir a banhos. E uma terceira, onde apenas se pode ir com colete, de modo a assegurar que ninguém toca nos corais, e os estraga, enquanto mergulha.
Foi aqui que por duas vezes vi tubarões. Da segunda vez, inclusive, estava ele a nadar a pouca distância de mim!
Praia do Leão

Por causa das correntes fortes, a zona de banhos da Praia do Leão é bastante restrita. Há ainda umas poças naturais, mas que são interditas para banhos. Devido aos tons turquesas e ao azul escuro, esta praia fazia-me recordar um pouco a Praia da Carriagem no costa Vicentina.
Praia da Atalaia
Infelizmente, não a pude visitar. Esta é daquelas praias de Noronha, que só podem ir, com reserva prévia. Aqui formou-se uma piscina natural e, dizem, há um sem fim de vida Marítima que por ali se formou. Se conseguirem agendar este passeio, lembrem-se: nada de repelente ou protector solar ou não poderão mergulhar.
Lembrem-se nas praias de Fernando de Noronha, assim como no resto da ilha, a Natureza está em primeiro lugar. Logo, confiram sempre os mapas, para ver que zonas podem ir e se há regras a seguir. Caso contrário, podem ser multados pelos guias do parque.
E não se esqueçam, tal como os animais selvagens, também os peixes não gostam de festinhas. Tocar é coisa de humanos, ok? Para um bicho, isso é muitas vezes visto como uma ameaça e eles podem reagir em modo defensivo e, até morder. Logo, é daquelas coisas a não fazer!