porto-ou-lisboa

Porto ou Lisboa: Qual a melhor cidade?

 

Ao contrário de muitos portugueses, para mim, ter de escolher entre Porto ou Lisboa é quase como ter de decidir entre a mãe e o pai. Adooooro as duas cidades e se por um lado, já vivi (por duas vezes) em Lisboa e nunca no Porto; todos os anos, vinha passar férias ao Porto com os meus pais. Ou seja, tenho muitas memórias afectivas.
Como disse, não conseguiria escolher entre uma delas, mas aqui fica uma tentativa.

1. Luz: Lisboa 2 – Porto 1

Eu sei que não há luz como a de Lisboa, até porque aquele Tejo em forma de mar, que dá logo outra magnitude à cidade. Também é um facto que o Porto é mais escuro e mais sombrio. Contudo, para mim, no meio daquelas nebelinas e daquele sol que ora vai, ora volta; também a luz do Porto é única e especial.

se em vez da luz, avaliássemos o clima, temos pena, ganhava Lisboa!

2. As pessoas: Lisboa 0 – Porto 1

Sem dúvida alguma que as pessoas do Porto são beeeeem mais porreiras. São também mais cordiais e simpáticas. Muitas vezes, no início, pode até haver uma desconfiança, mas uma vez estabelecida confiança e uma piadola, sai-se facilmente sai de um estabelecimento com um novo amigo. Ou pelo menos, um novo cliente.
Já Lisboa, com o seu síndrome “eu-sou-capital”, parece nunca haver tempo. E stress, a vida é um stress em Lisboa (ler com muuuuita ironia)!

3. O sotaque: Lisboa 0 – Porto 1

Pessoalmente, adooooro sotaques. E o do Porto é lindo, carago! Além disso, não há nada mais chato do que ter de ouvir (muitas) pessoas de Lisboa a dizer que não têm sotaque. Isto, porque para (a maioria d’) os alfacinhas, ter sotaque é coisa de povinho e de pobre, coisa que a capital parece abominar. É como se em Lisboa não se dissesse “Lesboa” ou “pescina”! Sim, amigos leeeeeesboetas, vocês têm sotaque! Lidem com isso!

4. Comida: Lisboa 1 – Porto 1

Uma vez que não sou uma purista da comida portuguesa, daquelas que dizem francesinha SÓ no Porto e pastéis de nata SÓ em Lisboa; acho que quanto a comida e a restaurantes, Porto ou Lisboa estão taco a taco. Afinal, em ambas as cidades é possível comer (muito) bem.

5. Pastelaria: Lisboa 0 – Porto 100

Agora quanto a bolos, lamento muito Lisboa, pois o Porto ganha – e de longe! Lisboa está monopolizada pelas Padarias Portuguesas, que sim, até são boas; mas cum raio… tiraram todo o encanto todo à coisa! É tudo é igual! Ou seja, lá se foi a magia de ir ao sítio X para comer um croissant e de ir ao Y para comer uma nata.

No Porto, às pastelarias, juntam-se os cafés e as confeitarias, muitas de fachadas lindas e antigas… e tudo é ainda mais mágico! Até porque sim, também Lisboa tem os seus cafés históricos, contudo muitos são (re)conhecidos pelo seu péssimo atendimento, altos preços e por serem cada vez mais para “estranegeiro ver”! Além disso, no Porto há croissants e regueifa e broa de Avintes e tanta coisa boa que não há em Lisboa!

6. Beleza da cidade: Lisboa 100 – Porto 100

Quanto à beleza da cidade, também não considero que uma supere a outra. Lisboa tem o Tejo, o Porto o douro. Lisboa é luz; o Porto sombrio. Lisboa tem praças e longas avenidas; o Porto misteriosas ruelas. Em ambas, há altos e baixos, prédios novos e velhos e bonitos azulejos. Além disso, ambas as cidades têm o seu quê de bairristas, o que dá sempre um colorido à dinâmica e beleza das duas!

7. Transportes públicos: Lisboa 1 – Porto 1

Em ambas as cidades, há trânsito, muito. E demasiados carros. E em ambas, os transportes públicos podiam (e deviam!) ser beeeem melhores. Se bem que tenho sempre a sensação, que em Lisboa têm piorado e no Porto melhorado!

8. Sair à noite: Lisboa 1 – Porto 1

Sinceramente, acho que aqui empatam! Por um lado, gosto mais do informal que é a noite de Lisboa. No Porto, parece-me sempre que as pessoas se arranjam e produzem mais para sair. Ou seja, é mais um acontecimento. Ainda assim, ir um concerto no Porto é beeeem mais giro? Interessante? Divertido? Não sei ao certo. Porém, parece-me que o público do Porto é sempre um melhor público. Talvez, porque se entregam mais. Assim sendo: declaro um empate!

9. Qualidade de vida: Lisboa 0 – Porto 1

Lamento muito, mas as pessoas no Porto vivem e sabem viver, melhor. Como referi anteriormente, Lisboa tem síndrome de capital. Uma cidade onde tudo tem de ser rápido e onde não há tempo para nada, nem mesmo para dizer “bom dia” ao vizinho. Como se na verdade, Lisboa não fosse uma pequena aldeia – sobretudo quando comparamos com outras capitais europeias, como Madrid, Londres ou Paris! Aliás, ser uma aldeia é o que faz de Lisboa uma capital tão especial – e tão apreciada pelos estrangeiros que vêm viver ou estão de viagem a Portugal.
No Porto, vive-se melhor. Há mais calma e há mais tempo. Há mais passeios na Ribeira, picnics no Parque da Cidade, idas à praia e visitas ao mercado.

10. Oferta cultural: Lisboa 2 – Porto 1

No que toca à vida cultural em Portugal, nenhuma outra cidade supera Lisboa. É em Lisboa que tudo acontece – e não apenas culturalmente falando! Sem dúvida que no contexto nacional, o Porto continua a ganhar quando comparamos com outras cidades, como Coimbra ou Aveiro; porém não supera Lisboa!

 

Como podem ver aqui, não é fácil (para mim) declarar uma cidade vencedora. Pessoalmente, sinto sempre que estou a trair uma delas! E vocês: Porto ou Lisboa?