pontes-mais-bonitas

Top 10 Pontes bonitas

 

Vamos falar de pontes bonitas? Umas mais modernas, outras mais antigas, mas todas pontes com algum charme e lindinhas. Aqui ficam 10 das pontes mais lindas – e venham mais sugestões desse lado!

1. Ponte D. Luís (Porto, Portugal)

ponte-porto

Para começar em casa, a Ponte D. Luís I, que é para mim uma das mais bonitas pontes portuguesas. Também, verdade seja dita, que com aquela vista para o Douro e a abraçar o Porto e Gaia, também não é preciso muito esforço!

2. Ponte Dourada (Da Nang, Vietname)

ponte-vietname

Nas colinas de Da Nang está aquela que é possivelmente uma das pontes mais instagramáveis (pode-se usar esta palavra?!) do mundo. Refiro-me à Ponte Dourada, mais conhecida por ser sustentada por duas mãos gigantes feitas em pedra. Agora, juntem a isto uma densa vegetação, bem típica das paisagens do Vietname e, voilá, têm uma das ponte bonita, bonita!

3. Ponte de Rialto (Veneza, Itália)

pontes-bonitas-italia

Certamente que o que não faltam a Veneza são pontes. Aliás, muitas pontes bonitas. Contudo, a mais icónica é sem dúvida a Ponte de Rialto, sobre o Grande Canal. Com 22 metros de largura, foi construída em 1181, na altura com o nome de Ponte della Moneta. Desde essa data que ela ja passou por várias modificações. Por exemplo, já foi de madeira, como também já foi destruída, após um incêndio. A ponte de pedra que hoje vemos é da autoria de Antonio da Ponte e foi construída entre 1588 e 1591 – linda!

4. U Bein (Amarapura, Myamar)

ponde-madeira
Quanto à Ponte U Bein, esta é considerada a maior ponte de madeira do mundo! Com mais de 150 anos de existência, esta ponte conta com 1,2 km de comprimento! Vale a pena ir durante o nascer ou pôr do sol, quando a paisagem se torna ainda mais mágica!

5. Ponte Zhangjiajie (Hebei, China)

ponte-vidro
Ora, de uma ponte velhinha para uma construção do século XXI e na China! A ponte Zhangjiajie é conhecida pelas suas chapas de vidro, com 4 cm de espessura e que se encontra suspensa a 218 metros de altura! Ou seja, imprópria para quem tem vertigens. Todavia, será que até esses conseguem resistir à paisagem?

6. Ponte La Murinsel (Graz, Austria)

ponte-graz

Na verdade, esta é uma ponte pedonal e encontra-se em Graz, em cima do rio Mur. Quando chega à noite (e “cai a noite na cidaaaade!”), a ponte ganha um charme extra, graças à iluminação feita. Contudo, o que a torna mesmo especial é que a sua forma de concha alberga um um anfiteatro e um café, capazes de receber até 350 pessoas!

7. Ponte de Gálata (Istambul, Turquia)

istambul-ponte
Muita história corre pelas águas do Corno de Ouro e, sem dúvida, que a Gálata é das pontes mais bonitas de Istambul. Quer o nascer, como o pôr do sol são únicos e vale a pena percorrer a parte superior, cheia de pescadores, vendedores ambulantes e transeuntes; como a parte debaixo, com acesso a vários restaurantes, onde se come peixe fresco. E qual é o pitéu que não podem perder aqui? Pão com peixe – umas gotas de limão é é perfeito!

8. Ponte Carlos (Praga, República Checa)

ponte-em-praga
Obviamente que esta ponte tinha de estar na lista! Ainda mais é tão fotogénica, se ela é linda na primavera, que dizer do inverno, quando está coberta de neve?!

9. Tower Bridge (Londres, Inglaterra)

ponte-de-londres
Apesar da canção, não só esta, como todas as pontes de Londres parecem estar de boa saúde e pouco propensas a cair – e que assim se mantenham! A Tower Bridge é uma das mais emblemáticas torres de Londres, contudo no que toca a pontes lindas, sem dúvida que a ponte que liga a Catedral de St Paul ao Tate, a Ponte Millennium, também merece aqui uma referência.

10. Ponte da Misarela (Gerês, Portugal)

pontes-portugal
Para terminar, terminamos como começamos: em bem e em casa! A Ponte da Misarela situada no Gerês é outra ponte linda em Portugal. Embora não se saiba bem quando foi construída, tudo leva a crer que é uma ponte medieval. E, cuidadinho, afinal esta é também conhecida como a Ponte do Diabo!

E na vossa opinião, que outras pontes lindas deviam estar nesta lista?