paneer-queijo-da-india

Saudades de comer paneer, o queijo indiano

 

O paneer é um queijo indiano e foi das minhas descobertas gastronómicas mais incríveis durante a minha viagem à Índia.
Recordo-me de estar em Varanasi, a comê-lo pela primeira vez com espinafres e de tentar perceber o que seria aquilo.

Na verdade, o paneer é um queijo, mas que recorda também tofu. Aliás, quando o experimentei pela primeira vez, estava mais inclinada para achar que era um tipo de tofu que desconhecia, do que propriamente um queijo.

Fazer paneer em casa é bastante simples – e ideal para quem gosta de queijo, mas é vegetariano. Sim, o paneer é um queijo vegetariano. É só preciso leite, iogurte natural, sal, açúcar e limão. Mistura-se tudo até ferver, mexe-se bem para evitar grunhos e depois deixa-se a escorrer e, ala, frigorífico.

Comer na Índia – e sobreviver

 

Paneer fora da Índia

Depois de voltar da Índia, já tentei em vários restaurantes comer paneer, mas acabo sempre frustrada. A maioria dos restaurantes indianos na Europa parece optar por usar tofu e até, juro, queijo feta para o substituir! E, claro, nenhum destes ingredientes, por muito bons que sejam, se assemelham ao paneer. Aliás, não têm mesmo naaaaaada a ver quanto ao sabor. A verdade, é que nem mesmo nos restaurantes de Madrid, nos indianos de Lavapiés, consegui encontrar um bom panner. Uma pena, pos tenho muitas saudades de o comer!