vsitar-em-teerao

10 Ideias sobre o que visitar em Teerão

Veja 10 sugestões sobre o que visitar em Teerão e aproveitar ao máximo a capital do Irão, a maior cidade do país.

 

1. Ir à Torre Azadi

Para começar: a Torre Azadi, também conhecida como Torre da Liberdade, que é um dos monumentos de Teerão mais conhecidos e um símbolo da cidade. Construída em 1971, para assinalar as comemorações dos 2 500 anos do Império Persa e tem 45 m de altura e o seu exterior é revestido por 25 mil placas de mármore branco de Esfahan.

  • Morada: Situa-se na Praça Azadi – Tehran Province, Tehran, District 10, میدان آزادی، Irão

2. Ver azulejos no Palácio do Golestão

o-que-fazer-em-teerao

O Palácio do Golestão também é conhecido como o Palácio do Jardim das Rosas, construído no século XVI, foi renovado dois séculos mais tarde, apresentando hoje vários estilos arquitectónicos – é dos monumentos de Teerão mais antigos! Aliás, se vão viajar no Irão, verão que os persas são mestres do azulejo e neste palácio, isso é bem patente: são lindos.

Infelizmente, não se pode tirar fotografias do interior do palácio, mas verão como os iranianos adoooram brilho. Sobretudo, os grandes salões são bem taxaran!

  • Morada: Tehran District 12 Fifth Khordad Avenue, Arg Sqr، Panzdah-e-Khordad St, Irão

3. Às compras no Tehran Grand Bazaar

Obviamente que há um grande bazer em Teerão! Infelizmente, como estava a visitar Teerão durante o Ashura no Irão, apanhei tudo fechado. Contudo, ainda dei umas voltas lá dentro e posso garantir-vos é enorme! São km de ruas e ruelas, onde facilmente qualquer um se perde.

  • Morada: Tehran Province, Tehran, District 12, Panzdah-e-Khordad St, Irão

4. A antiga embaixada dos EUA em Teerão

emabixada-dos-eua-teerao
Um dos murais junto à antiga Embaixada dos EUA em Teerão
Embora não se possa visitar a embaixada por dentro, é possível pelos caminho apreciar os imensos murais todos eles com imagens e ilustrações anti-Estados Unidos.
Foi também aqui que em 1979, ocorreu a crise dos reféns que inspirou o filme Argo. Hoje em dia, a antiga embaixada dos Estados Unidos em Teerão é possivelmente um dos locais mais visitados em Teerão pelos turistas, pois é um símbolo marcante na história actual do Irão.
  • Morada: Taleqani St., Tehran

5. Palácio de Sadabade

visitar-teerao
O Palácio de Sadabade é um local obrigatório a visitar em Teerao

Quanto ao Palácio de Sadabade, este é na verdade um complexo de palácios, situado perto das montanhas de Teerão. Na minha opinião, vale a pena enfrentar o trânsito de Teerão para chegar aqui! Sem dúvida, que foi dos meus locais favoritos na capital iraniana.

Relativamente ao palácio, foi daqui que saiu o xá Reza Phalev para o exílio, aquando a Revolução de 1979. Conta-se que não teve tempo para nada, nem para levar as botas e, haja sentido de humor, podem ver uma estátua às botas do xá no recinto.
Piadolas à parte, em Sadabade podem visitar alguns dos aposentos reais e alguns pavilhões foram convertidos em museus. Na minha opinião, o mais bonito é que todo o palácio está metido dentro da floresta. Não sei quando vão visita Teerão, mas fui durante o outono e era simplesmente deslumbrante.

  • Morada: Tehran Province, Tehran, District 1, خیابان طاهری، Irão

6. Museu Nacional das Joias

Infelizmente, por causa do Ashura, não consegui visitar o Museu Nacional das Joias, pois estava fechado! Contudo, juro-vos, DOEU! Os persas, assim como o seu império são conhecidos pelo bom gosto e opulência, agora imaginem a loucura que não será este local! Ainda mais no nosso hotel em Teerão, conhecemos um senhor que o visitou e que nos falou maravilhas! Por isso, quando forem visitar Teerão, não deixem de ir, ok? Por mim! Depois contem-me como foi!

  • Morada: Tehran Province, Tehran, Javadiyeh, 213 Avenue Central Bank of، Ferdowsi, Irão

7. Museu de Arte Contemporânea de Teerão

teerao-museus
Exterior do Museu de Arte Contemporânea de Teerão

Se procuram o que fazer em Teerão, verão que museus não faltam – o Museu do Irão, do Islão, etc. Contudo, recomendo-vos o visitar o Museu de Arte Contemporânea. Eu de arte só sei se gosto ou não e, neste caso, sinceramente gostei do que vi! Além disso, desde a minha viagem a Teerão tenho lido sobre vários museus na Europa que tentam trazer e expor esta coleção iraniana, mas sem sucesso.

  • Morada: تهران، استان تهران

8. Sepahsalar Mosque

Outro dos locais a visitar em Teerão é a mesquita Sepahsalar.  Considerada a maior de Teerão, esta menina tem oito minaretes, coisa pouca, não é?

  • Morada: Tehran Province, Tehran, Allameh Sharif-e-Razi, Irão

9. Cinema Museum of Iran

museu-do-cinema-teerao-irao
Interior do Museu do Cinema

O Museu do Cinema do Irão foi uma agradável surpresa. Muito bem montado foi dos locais em Teerão, que senti “mais livres” de censura. Contudo, não se deixem enganar, ela está lá, assim como em todo o país. Contudo filmes iranianos mais recentes e que foram um sucesso internacional, (como “A separação” de Asghar Farhadi) não são aqui mencionados.

Aproveitem ainda para deambular pelo espaço e pelos cafés na zona do museu, onde se pode ver os tais iranianos super modernos e cool – e até meter conversa!

  • Morada: Tehran Province, Tehran, District 1, فردوس خیابان ولیعصر.، Bagh, Irão

 

10. As montanhas de Teerão

Para terminar: as montanhas. Se olharem para o alto, no meio da poluída capital, lá ao alto, estão umas lindas montanhas,. Na verdade, situam-se a cerca de 70 km da capital. Entre elas, está  monte Damavand tem 5 671 metros de altitude. O mais curioso é que o monte era antes um vulcão!

Como no inverno faz muito frio, o melhor é visitar o Damavand durante o verão no Irão. Há vários trekking que pode escolher, assim como diferentes níveis de dificuldade.

Viajar no Irão: 10 perguntas e 10 respostas