o-que-visitar-riga

O que visitar em Riga

O que visitar em Riga, capital da Letónia

Antes de vos dizer o que visitar em Riga, deixem-me acrescentar que vivi lá seis meses. A capital da Letónia é sem dúvida uma das mais bonitinhas do Báltico (Vilnius, capital da Lituânia e Talim, da Estónia) e se no inverno, a neve lhe dá um toque bem especial, com os mercados de Natal; no verão, há muita alegria no ar.

Aqui ficam 10 ideias sobre o que visitar em Riga.

1. Casa dos Cabeças Negras

Riga-o-que-visitar
O que visitar em Riga? A praça onde está a Casa das Cabeças Negras é um bom ponto de partida

O edifício foi construído no século XIV, para a Irmandade dos Cabeças Negras, uns comerciantes solteirões e estrangeiros na cidade. Mais tarde, foram feitos acrescentos, sendo que em 1941, a casa foi bombardeada pelos alemães e ficou totalmente destruída. De 1995 a 1999, um banqueiro pagou a reconstrução do espaço, que hoje pode ser visitado.

Além da visita, vale a pena passar aqui durante a noite, pois a iluminação do espaço é francamente bonita.

  • Morada: Rātslaukums 7, Centra rajons, Rīga, LV-1050

2. Outros edifícios do centro de Riga a visitar:

edificios-riga
Mesmo numa foto de má qualidade, a Embaixada de França é um dos edificios de Riga mais lindos.

Caminhar em Riga é um verdadeiro prazer, porque a cidade está cheia de belos edifícios. Aqui ficam alguns dos meus favoritos:

  • Três Irmãos: Dizem ser os mais velhos edifícios da cidade | Morada: Mazā Pils iela 17, Centra rajons, Rīga, LV-1050
  • Casa do Gato: Possivelmente uma das casas mais fotografadas em Riga, com um gato no topo. A história é bem engraçada e diz-se que um comerciante local, por não ter sido aceite numa organização, mandou colocar a estátua do gato com o cu virado para a associação. | Morada: Meistaru iela 10/12, Centra rajons, Rīga, LV-1050
  • Catedral da Natividade de Cristo de Riga: Talvez por ter sido a primeira igreja que visitei, este local sempre me marcou muito. Não deixem de entrar.
  • Embaixada francesa em Riga: Sem dúvida que este era o meu edifício favorito na cidade. | Morada: Raiņa bulvāris 9, Centra rajons, Rīga, LV-1050

3. Igreja de São Pedro

riga-visitar
Uma das mais belas vistas de Riga

Construída em em 1209, a Catedral de Riga foi também reconstruída e é a mais alta da cidade. Embora, a catedral seja mais bonitinha, com o seu estilo medieval, sem dúvida que a Igreja de São Pedro é um dos locais que visitar em Riga. Aqui pode subir à torre e aproveitar a vista, que é LINDA. Assegure-se que vai num dia com céu azul – eu sei que não é fácil, se for no inverno, mas faz muita diferença!

  • Morada: kārņu iela 19, Centra rajons, Rīga, LV-1050

4. Monumento da Liberdade de Riga

monumentos-de-riga
O Monumento da Liberdade é um dos mais populares pontos de encontro da capital

Ao contrário do que muitos pensam, este monumento não está relacionado com a II Guerra Mundial. É, sim, um tributo aos soldados que morreram durante as muitas guerras da independência da Letónia – e foram muitas! Hoje em dia, é dos principais pontos de encontro da cidade.

  • Morada: Central District, Riga, LV-1050

Se estão em Riga, não deixem de ir comer no Lido

5. Mercado Central de Riga

mercados-riga
Vista para o Riga Central Market

Considerado o maior mercado da Europa, chegou a ser usado como porta-aviões pelos alemães – só para que vejam o quão grande a coisa é. Além disso, tem vários detalhes e partes com cheirinho a arquitectura do Neoclassicismo e do estilos art deco.
Quando eu vivia em Riga, vinha aqui muitas vezes fazer compras, pois era beeem mais barato do que o supermercado!
Nesta zona, há também a feira da ladra. Contudo, esta é uma feira que supera muitas das que eu já vi, porque é só quinquilharia e coisas que não servem para nada – ADOOORO!

  • Morada: Nēģu iela 7, Latgales priekšpilsēta, Rīga, LV-1050

6. Ópera Nacional de Riga

locais-de-interesse-riga
A ópera, um dos locais de interesse em Riga

Dos tempos que vivi em Riga, uma das coisas que guardo com mais saudade é a ida à ópera. É que aqui era suuuper barato, com bilhetes a rondar os 5 euros. A ópera de Riga não é muito grande, mas é muito fofinha.
Por isso, se procuram o que fazer em Riga, aqui fica um bom plano: ir à ópera – podem consultar o cartaz AQUI.
Além disso, o parque e os jardins circundantes são também muito bonitos.

  • Morada: Aspazijas bulvāris 3, Centra rajons, Rīga, LV-1050, Letônia

7. Museu da Guerra da Letónia

riga-museus
Dos museus de Riga, recomendo o Museu da Guerra

Embora o Museu da Ocupação (Morada: Raiņa bulvāris 7) seja mais popular entre os turistas, se querem entender melhor a história da Letonia, recomendo-vos o Museu da Guerra.
Na minha opinião, é mais completo e conta cronologicamente a história de um país que passou séculos a ser ocupado e a lutar pela independência.

  • Morada: Smilšu iela 20, Centra rajons, Rīga, LV-1050, Letônia

8. Rua Alberta

visitar-Riga
Alberta iela a rua art nouveau de Riga

Ou em letão Alberta iela. Construída em 1910, esta rua é conhecida pelos seus edifícios art nouveau. Vale a pena um passeio, sempre de cabeça levantada, porque os detalhes são mesmo lindos.

 

9. Biblioteca Nacional da Letônia | Latvijas Nacionālā bibliotēka

biblioteca-riga
Foto da Biblioteca de Riga roubada do Facebook @lnb.lv

A biblioteca de Riga é a nova menina bonita da cidade e foi inaugurada em 2014. Embora o edifício seja a maior atração, vale a pena uma visita ao seu interior. Ainda mais é “grates”! Além disso, é “só” uma das melhores bibliotecas do mundo!

  • Morada: Mūkusalas iela 3, Zemgales priekšpilsēta, Rīga, LV-1423, Letônia

10. Torre de rádio e televisão de Riga

Embora se encontre mais afastada do centro, este é um bom local para subir e aproveitar a vista da cidade. Com 368,5 metros de altura, diz a Wikipédia que “é a maior torre da União Europeia, a terceira maior da Europa e a 16ª maior torre do mundo”.

  • Morada: Zemgales priekšpilsēta, Rīga, LV-1050

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *