medellin-o-que-fazer

O que fazer em Medellin: 10 Ideias

Se não sabe o que fazer em Medellin, aqui ficam 10 ideias catitas sobre esta incrível cidade colombiana. Até porque há mais vida, assim como locais de interesse em Medellin do que aqueles que dizem respeito a Pablo Escobar.

1. Explorar o Centro de Medellin

O centro de Medellin é também o local onde se encontram uma boa parte dos edifícios administrativos, como a câmara municipal ou o tribunal. Por aqui, pode aproveitar também para visitar a Antiga Estación del Ferrocarril de Antioquia, assim como o Parque de las Luces ou o Parque dos Pés Descalços. Além disso, nesta zona há um sem fim de comércio, onde desde lojas de roupa a restaurantes, há de tudo mesmo.

  • Edificio Antigua Estación del Ferrocarril de Antioquia: Avenida San Juan #5251, Medellín, Antioquia

2. As esculturas do Parque Botero

visitar-em-medellin
O Parque Botero é um dos locais a visitar em Medellin

Fernando Botero nasceu em Medellin em 1932 e é uma das mais importantes personalidades da cidade, assim como da arte do século XX. Além de pinturas, são também muito populares as suas estátuas de grandes proporções. O artista doou várias das suas obras à cidade e é no Parque Botero, que se encontra a maior quantidade delas.
Nessa praça, está também o Museu de Antioquia, que tem uma das salas dedicadas ao trabalho de Botero e que também vale a pena visitar.

3. As muitas histórias da La Casa de la Memória

museus-de-medellin
A Casa de la Memória é um dos museus de Medellin a não perder

Mais do que um museu, o Museo La Casa de la Memória são muitos museus. Se tem pouco tempo na cidade, visitar este museu tem de estar na sua lista de coisas que fazer em Medellin obrigatórias.
O museu não só conta a história da cidade, como também a sua transformação – desde a chegada dos espanhóis e a colonização, aos anos da violência e narcotráfico, sem esquecer os muitos “desplazados” de Medellin. O que eu mais gostei é que o museu não tenta contar uma história e dá voz aos vários intervenientes – de jornalistas a médicos; vítimas e autores da violência. Enfim: um retrato completo da cidade, onde cabe a cada um tirar as suas conclusões.

  • La Casa de la Memória: Parque Bicentenario, Cl. 51 #36-66, Medellín, Antioquia

4. A velha Colômbia no Pueblito Paisa

pueblito-paisa-medellin
O Pueblito Paisa em Medellin

O Pueblito Paisa é um Portugal dos Pequenitos versão região Paisa e também mais pequenito. Aqui podemos ver uma mini-versão de um pueblito/aldeia Paisa, ou seja, típico da região onde se encontra Medellin. Não sendo nada de extraordinário, é bastante fofinho e ainda dá para ver como eram as casas no interior.
Pessoalmente, o que mais gostei daqui foi da vista, pois como está no topo, tem uma vista incrível sob a cidade.

5. Passeios verdes na zona do Jardín Botánico

Além do Jardín Botánico, aproveitem também para explorar toda esta zona, onde se encontra o Museu de Ciência, assim como o Exploratorium de Medellin e o Parque de los Deseos. O Jardim Botânico também é muito bonitinho e está bem arranjado.

  • Jardín Botánico de Medellin: Cl. 73 #51d14, Medellín, Antioquia

Visitar Medellin: O que precisa de saber antes de ir

6. Arte no Museo Cementerio San Pedro

visitar-medellin
Visitar em Medellin o cemitério San Pedro

Não muito longe do Jardim Botânico, está o cemitério Museo Cementerio San Pedro, que merece mesmo uma visita. Há jazigos familiares maiores do muitas casas. E se em alguns, é o tamanho que impressiona; noutros é mesmo a extravagância das estátuas e respectivas decorações. Na minha opinião, vale a pena a visita. Aliás, há até visitas guiadas.

  • Museo Cementerio San Pedro: Cra. 51 ###68-68, Medellín, Antioquia

7. As melhores vistas de Medellin são feitas de Metrocable

transportes-Medellin
Entre os transportes de Medellin, o metrocable é dos mias populares

O Metrocable de Medellin é um teleférico que sobe até às favelas da cidade, que são muito, MUITO impressionantes. Obviamente que a população usa o metrocable como quem usa o metro ou o autocarro, ainda assim tem de fazer parte de qualquer roteiro turístico de Medellin. Não sei se vos disse, mas as vistas são mesmo impressionantes.
Hoje em dia, o metrocable converteu-se num símbolo da cidade e da sua transformação. Embora existam vários metrocables em Medellin, aqui ficam duas sugestões para passeio:

  • Metrocable que vai até ao Parque Arví e assim aproveitam para visitar este parque de Medellin.
  • Metrocable da comuna 13, que dizem ser dos que tem as melhores vistas

8. Parque Arví

parques-de-medellin
Parque Arví, um dos mais bonitos parques de Medellin

Já que falo do metrocable, aproveito para sugerir uma visita ao Parque Arví, um dos mais famosos parques de Medellin. Para sair da confusão da cidade, o Parque Arví é o local certo – uma paz! Aqui podem inscrever-se para fazer caminhadas – há-as de vários níveis de dificuldade, assim como de tópicos de interesse e duração.
Infelizmente, sem guias não é possível fazer os trekkings. Sinceramente, não tinha vontade de pagar, acabei por ir dar umas voltas no parque por minha conta e valeu a pena.

9. Visitar a Comuna 13 de Medellin

visitar-comuna-13
Visitar a Comuna 13

Durante anos, a Comuna 13 de Medellin esteve associada à violência, ao narcotráfico e aos raptos da cidade. Hoje em dia, o bairro está mudado ou a mudar e faz questão de o mostrar. Existem várias tours à Comuna 13, mas sinceramente se forem durante o dia, não acho nada perigoso. A vantagem da tour é que recebem mais informação.

Eu fiz a Zippy Tour Comuna 13, em espanhol, com o John, que cresceu no bairro e sinceramente recomendo. Além disso, eles fazem vários projetos na comuna e estão muito envolvidos com a comunidade.

O mote da Comuna 13 é agarrar no que estava mal e transformar em algo bom. Por exemplo, hip hop e grafíti sempre estiveram associados à delinquência, certo? Hoje em dia, vários turistas vão à Comuna 13 para ver espectáculos e fazer tours de street art. Outro exemplo é a construção da nova universidade de Medellin, no local onde era antes a prisão das mulheres.

10. Ver um jogo de futebol

Durante o meu tempo em Medellin, fiquei com a sensação de que havia futebol todos os dias! Já sabia que os colombianos, em geral, eram loucos por futebol, mas a “coisa” superou a minha ideia. Assim sendo, aproveitem para ir até ao estádio de Medellin e ver um jogo. Muito possivelmente o que se passa fora do campo vai ser mais interessante para vocês do que um jogo…