fernando-de-noronha-o-que-fazer

O que fazer em Fernando de Noronha: 10 ideias

Na hora de procurar O que fazer em Fernando de Noronha, praia é talvez a resposta mais óbvia, contudo há mais! Muuuuuito mais, ora vejam!

 

1. Descobrir as praias de Fernando de Noronha

melhores-praias-noronha
Praia do Sancho em Noronha uma das minhas favoritas

Obviamente que fazer praia é uma excelente actividade em Fernando de Noronha. As praias são mesmo lindas, de águas cristalinas e azul turquesa. Além disso, pode ver os peixinhos mesmo na costa. Inclusive no Porto de Fernando de Noronha, as águas são limpinhas.
Outra coisa que adorei é que excepto em algumas praias, não há bares da praia. Nem música manhosa aos berros. Isso, e a alegria de esticar a toalha, num areal limpo, limpinho, sem latas, plásticos ou beatas de cigarros!

Saiba mais aqui sobre as principais praias de Fernando de Noronha.

2. Fazer as trilhas em Fernando de Noronha

Existem várias trilhas em Noronha para fazer, contudo muitas exigem hora marcada, de modo a assegurar que a Natureza é preservada e evitar a saturação, causada pelo excesso de visitantes. Estas são as trilhas em Fernnado de Noronha que deve reservar antes:

  • Trilha do Morro São José (16 vagas por dia)
  • Trilha dos Abreus (24 vagas)
  •  Trilha Pontinha-Caieira (40 vagas)
  • Trilha da Atalaia (6 grupos de 16 pessoas. Logo 96 pessoas por dia)
  • Trilha do Capim-Açu (40 vagas)

Além das trilhas, há ainda um sem fim de atividades para fazer em Fernando de Noronha. Na ilha, há muitas agências que oferecem outras atividades – pagas, obviamente.

3. Explorar Fernando de Noronha através da Ilha Tour

melhores-praias-de-fernando-de-noronha

Eu fiz esta tour e recomendo. A tour começa pelas 8h00 e termina às 18h00 e é uma excelente forma, de logo no primeiro dia, conhecer toda a lha e os principais spots de Fernando de Noronha. Além disso, ainda vão com um guia, que vai contando muita coisa. Se têm poucos dias em Noronha, sem dúvida que é um bom ponto de partida.

4. Ir num passeio de barco – e até ver golfinhos

ver-golfinhos-em-fernando-de-noronha

Obviamente que numa ilha, o que não falta são passeios de barco, seja para ver o amanhecer ou o pôr-do-sol. Existem também passeios de barco para ver golfinhos em Noronha.

Eu fiz o passeio de barco para ver golfinhos e apesar de serem uns fofos, não achei nada de especial. Se é para ver golfinhos, acho que a canoa havaiana deve ser uma experiência mais gira. Deu-me a sensação que por causa do motor do barco, eles ficam mais quietinhos. D

5. Experimentar a canoa havaiana

Similar ao passeio de barco, mas numa canoa, que é remada por várias pessoas. Sinceramente, acho que pode ser uma experiência gira, ainda mais para ver os golfinhos.

6. Fazer snorkelling em Noronha

Obviamente que snorkelling em Noronha é obrigatório. Como fui em agosto, a Praia do Sancho foi o local onde vi mais bicheza, assim como no Porto – vi tubarões, tartarugas, raias, polvos e muitos outros peixes!
Embora os possam ver sem guia (aconteceu-me com os tubarões, com a raia e outros), a vantagem de fazer snorkelling com um guia é que ele não só sabe onde estão, como tem olho para identificar os bichos.
Quando fiz o Ilha Tour, uma hora de mergulho com guia, já estava incluído. Por isso, não senti necessidade de pagar mais por isso.

7. Ou mergulho

Muita gente chega a Fernando de Noronha com a intenção de fazer mergulho. Pessoalmente, não fiz, aliás nem tenho curso. Mas falei com outras pessoas que o fizeram adoraram. Talvez porque estejam mais acostumados à presença humana, os bichos aproximam-se sem muito medo.

Se tem curiosidade em ver a vida marítima, mas por alguma razão não quer/pode mergulhar em Fernando de Noronha, pode sempre aproveitar a boleia da Nave. No fundo, é como um submarino, que vai até à profundidade e que permite ver, em segurança, o fundo do mar. Tal é possível, porque o chão é todo de vidro e possui ainda uma lente que funciona como uma lente.

8. Projecto TAMAR

Esta ONG brasileira dedica-se à preservação das tartarugas marinhas no Brasil. Duas vezes por semana, fazem visitas aos locais onde elas desovam e aceitam companhia.
Além disso, todas as noites pelas 20h00, há palestras gratuitas no TAMAR. Eu fui a uma sobre tubarões e A-DO-REI. Super informativa, mas também muito divertida. Na minha opinião, se todos os professores explicassem como aquele orador, não havia insucesso escolar!

9. Mirante do Boldró

por-do-sol-noronha
Um dos locais mais bonitos para ver o pôr-do-sol em Fernando de Noronha. Além disso, tem um barzinho com musica ao vivo muito agradável.
Aproveitem para apreciar os brasileiros, que gostam de aplaudir o sol, quando este se põe!

10. Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é a povoação de Fernando de Noronha com maior população. É aqui que estão muitas agências, assim como o super-mercado ou a escola do arquipélago. Daqui chegam rapidinho às praias do Cachorro, do Meio e da Conceição. Além disso, há também uma velha igreja e o Forte XX, onde pode apreciar outro belo pôr-do-sol de Noronha!

 

Ver também: PRAIAS DE FERNANDO DE NORONHA