nomada-digital-hanoi

Ser nómada digital em Hanoi

Para começar, adorei Hanoi. Sem dúvida que ser nómada digital em Hanoi foi uma experiência que superou as minhas expectativas! e depois do organizado Japão, acabar no meio do caótico Old Quarter de Hanoi, foi quase como levar dois pares de estalos, com um “goooooooooood morning, Vietname” com som de fundo.

A verdade é que todo aquele caos, cor e frenesim dão ritmo ao dia. Contudo, deixem-me falar sobre o bom que era comer em Hanoi! Sem dúvida alguma que a comida vietnamita está entre as melhores comidas do sudeste asiático, mas assim, de fácil!

Na hora de ser nómada digital no Vietname, há quem prefira Da Nang, pois é mais tranquila e tem também praia. Quanto a Ho Chi Minh, há quem diga que não supera Hanoi. Contudo, no Vietname, escolher entre Ho Chi Minh e Hanoi é quase um Benfica – Porto! Na verdade, um dos meus planos era regressar ao Vietname e visitar estes dois destinos, mas depois acabei por ir para a Malásia! Bem, vamos aos pontos positivos e negativos de ser nómada digital em Hanoi?

comer-em-hanoi

Nomadismo digital em Hanoi: PONTOS POSITIVOS

Sem sombra de dúvida que o melhor de Hanoi foi a comida. Aliás, podem ver aqui a minha lista dos melhores restaurantes de Hanoi. Aliás, recomendo-vos também que façam uma tour de comida em Hanoi, para aprender mais sobre a diversidade culinária da cidade. À primeira vista, parece tudo poh e mais do mesmo, mas à medida que vamos explorando fica patente não só a diversidade, como a riqueza dos sabores!
Outro destaque culinário e do qual eu sinto MUITAS saudades é de um beber café com ovo!

Outra vantagem de Hanoi é que é uma capital barata, aliás muito barata. Além disso, facilmente vão encontrar gente quem fale convosco em inglês. Aliás, no parque que rodeia o lago Hoan Kiem, sobretudo ao fim do dia, há sempre jovens vietnamitas à procura de estrangeiros com quem praticar o inglês. Se com alguns a conversa é bem básica, com outros acaba por ser fascinante e uma excelente forma de aprender mais sobre a cultura e o país.

Outro ponto a favor de Hanoi é que daqui podem visitar outras cidades do norte do Vietname, que todos dizem ser a região mais bonita do país. Eis algumas sugestões:

Nomadismo digital em Hanoi: PONTOS NEGATIVOS

O trânsito. Juro-vos: mesmo para quem está em modo passeio, o trânsito em Hanoi mexe com os nervos de uma pessoa, pois é verdadeiramente caótico. Pode estar um trânsito dos infernos, que se há uma nesga de espaço, as motas chegam-se à frente e não deixam ninguém passar.
Além disso, se ficarem no Old Quarter, esqueçam lá o silêncio. Impossível.