mi-chola-la-paz

Comer no Mi Chola em La Paz

Mi Chola La Paz | João Barrigudo

Antes de vos falar do Mi Chola em La Paz, uma dica, quando aqui entrarem, reparem na parede ao lado balcão. No meu caso, eu só reparei no final, quando me dirigi ao balcão para pagar. Na parede vão encontrar umas quantas fotografias, com o chef do Mi Chola, Miguel Angel Fernández, com algumas caras conhecidas. Como é o caso de Kit Harington, o actor que faz de Jon Snow em Game of Thrones ou dos chefes Atala (brasileiro) e Massimo Bottura (Itália), entre outros. Obviamente que quando cheguei a casa fui cuscar, na altura só em saiu um “que bonita colección”, e aqui está o vídeo que tudo explica:

 

Ou seja, amigos, no Mi Chola em La Paz vão comer comidinha  boliviana boa, feita pelo mesmo chef que cozinhava para o elenco de Game of Thrones, que trabalhou também com vários chefes conceituados!
Curiosidades à parte, o Mi Chola foi um dos melhores restaurantes em La Paz onde comi. Além disso, tenho a certeza que paguei aqui 20€, por algo que na Europa facilmente me custaria quatro (ou mais) vezes mais.

O menu do restaurante Mi Chola

O menu do Mi Chola é puramente boliviano – dos ingredientes às receitas – contudo, é apresentado com vários toques de modernidade e vanguarda. Algo que também se sente na mistura dos sabores, que é (sem dúvida) mais complexa e elaborada, do que aquilo que se come na maioria dos restaurantes de La Paz.
Primeiramente, têm de optar se querem cinco pratos ou de três. Quanto à comida, como o menu muda sempre, o Mi Chola é sempre uma surpresa – e das boas!

Comer no Mi Chola: A minha experiência

mi-chola-la-paz
restaurante Mi Chola La Paz

Adorei, adorei e adorei. Tanto que quero ver se antes de me ir embora de La Paz, ainda lá volta. O ambiente é bem simples e o restaurante é pequeno, o que lhe dá um toque intimista. Relativamente à decoração, é inspirada nas Cholitas da Bolívia, daí o “mi chola”. Por essa razão, nas paredes há as típicas saias (as polleras) penduradas, assim como quadros divertidos e outros adereços.

No meu caso, pedi o de cinco pratos e foram, asseguro-vos, duas horas e meia muuuuito agradáveis.
Sempre que cada prato chega à mesa, o chefe explicava-o com detalhe e foi assim que eu aprendi um sem fim de ingredientes que nem sequer conhecia ou tinha ouvido falar. Afinal, estamos na Bolívia, o país com mais de 400 tipos de batata! Já agora, na altura nem sabia, mas era o chef do Mi Chola quem seria e explicava os pratos.
A única coisa que tenho a apontar foi ao prato de carne que apesar de suuclenta, era muuuito rija e demorou a chegar cá baixo. De resto: PER-FEI-ÇÃO!

Os preços do Mi Chola

Como referi antes, no que toca à comida, ingredientes e respetiva apresentação, pode-se considerar o Mi Chola um restaurante de alta categoria – e merece ser assim designado. Contudo, não sei se é porque é ainda recente (abriu em 2018) ou porque estamos na Bolívia, o preço é francamente barato, a rondar os 20€ por pessoa. Isto, para o o menu de cinco pratos e com bebida – se não bebem alcool custa ainda menos.

Morada do Mi Chola em La Paz

Pasaje Medinacelli,
La Paz
No bairro Sopocachi, no centro de La Paz

Horários do Mi Chola

Conselho: confirmem sempre o horário do Mi Chola, enviando mensagem pela página de Facebook. Por exemplo, na página diz que o restaurante abre ao meio-dia, contudo quando fui lá almoçar, estava fechado. Depois, escrevi-lhes e disseram que abriam às 19h00.

Impressão geral do restaurante Mi Chola em La Paz (de 1 a 20): 18

mi-chola-restaurante
Mi Chola La Paz

Para mim, só não leva mais, por causa daquela carne dura – já a truta, palminhas! Todavia, sabem quando saem de um sítio felizes, cheios de gratidão e a torcer para que o restaurante vire um sucesso? A minha vontade é que chef do Mi Chola consiga ser super reconhecido e muito feliz a fazer o que gosta! Se estão em La Paz, não deixem de vir comer aqui!

 

*Fotos retiradas do Facebook do restaurante Mi Chola