Os 10 melhores restaurantes em Madrid – para mim
Cinco anos a viver na capital espanhola dão-me alguma autoridade para indicar os melhores restaurantes de Madrid – certo? Como capital que é, Madrid é um excelente lugar para comer comida espanhola, mas também para experimentar comida de todo o mundo – assim sendo, preparem-se para um top 10 é beeem internacional! Aqui fica a lista dos melhores restaurantes de Madrid – sem nenhuma ordem em particular.
1. Restaurantes em Madrid: VENTA EL BUSCON

Para começar, o El Buscon. Já me disseram que já não é o que era, mas as memórias falam mais alto e começo por aqui! Mesmo no centro, a cinco minutos de Sol, o El Buscon é aquele restaurante em Madrid perfeito para ir com um grupo grande de amigos ou para levar os amigos/pais de visita e que querem comer “comida espanhola”. Ponho entre aspas, porque isto de comida espanhola tem muito que se lhe diga, mas essa conversa fica para outro dia!
Simples, divertido e despretensioso é o local ideal para pedir vários pratos para dividir. Melhor que a comida, só mesmo a simpatia dos empregados. No final, havia sempre beijinhos e shots – já para não falar de uma garrafa de vinho ou jarra de sangria que era oferta da casa. Se vão comer no El Buscon, não podem perder:
- rabo de toro (delícia!)
- huevos rotos con jamón (perfeitos)
- pimentos padrón (aqui há sempre dos que picam e sal grosso)
- gambas a la plancha (gordinhas e simplesmente deliciosas, com sal e limão).
Morada Venta El Buscon: Calle de la Victoria nº 5, 28012 Madrid
2. Restaurantes em Madrid: YOKALOKA

Em segundo e para que entendam bem a coisa, o Yokaloka é assim de longe, o melhor restaurante de sushi em Madrid, mas de fácil!
Situado no Mercado de Antón Martín, que vive agora a sua fase hipster, mas que durante muitos e bons anos era só e apenas mais um mercado de Madrid, com muitas bancas abandonadas. Contudo, mesma nessa altura o Yokaloka estava sempre à pinha de tão bom que é.
Uma vez que é um restaurante é pequeno, não é ideal para grupos grandes. Se querem assegurar lugar, apareçam um pouco antes das 20h00 ou vão depois das 22h00.
- Morada Yokaloka: Mercado de Antón Martín, Calle de Santa Isabel nº 5, 28012 Madrid
3. Restaurantes em Madrid: CARMECITA BAR

Do melhor sushi de Madrid, ao melhor brunch de Madrid! Sim, falo da Carmencita Bar. Adooooro este sítio, aliás a comida: comida farta, deliciosa e a bom preço. Sobretudo, quando temos em conta a quantidade e a popularidade do local. Aliás, o único problema é que ir ao Carmecita Bar sem reserva é impossível e… está sempre cheio! Recentemente, abriram também a Taberna, a cerca de 5 minutos de distância e onde se está muuuuito bem. Contudo, lembrem-se: façam a reserva online – e cheguem a horas, que isto é gente não brinca!
- Morada Carmecita Bar: Calle de San Vicente Ferrer nº 51, 28015 Madrid
4. Restaurantes em Madrid: Qualquer indiano de Lavapiés

Quem desce pela Calle Lavapiés sente-se uma verdadeira superstar, com tantos convites para almoço. Duas ruas paralelas, na Calle Ave Maria, o cenário é parecido, mas mais discreto. Sinceramente, não me perguntem qual dos restaurantes indianos de Lavapiés é o melhor, pois sabem-me todos ao mesmo – o que é bom! Ai, as saudades que eu tenho do nan de queijo! Obviamente que comer indiano em Madrid, não é o mesmo que comer na Índia, mas safam-se bem!
Na hora de escolher, escolham o restaurante com melhor esplanada.
- Morada: Os restaurantes indianos estão por todo o bairro de Lavapiés, a maior concentração encontra-se na Calle Lavapiés e na Calle Ave Maria.
5. Restaurantes em Madrid: BAOBAB RESTAURANTE

Continuando por Lavapiés (meu bairro de Madrid do coração!) e na rota da comida internacional, vamos agora até ao Baobab, que é sem dúvida o melhor restaurante senegalês que eu conheço! Todavia, deixem que vos digam que se querem finesse, esqueçam, pois isso aqui não há!
As mesas têm toalhas de papel e os pratos vêm a transbordar de comida. O meu conselho é: se vão com amigos, partilhem pratos, porque uma dose… é dose!
Normalmente, quando ia com amigos, pedíamos vários pratos e depois era uma luta, cada um com o seu garfo. Quanto aos sabores, os gostos são bem intensos e concentrados! Além disso, têm esplanada… e aí, amigos, isso é perfeição.
- Morada Baobab Restaurante: Calle de Cabestreros, 1, 28012 Madrid
Regras e dicas para comer em Madrid
6. Restaurantes em Madrid: MUSEO DEL JAMON

Se procuram comida espanhola barata, o Museo del Jamón é “o” sítio em Madrid. Seja para picar, leia-se tapear ou para uma refeição, este é aquele restaurante que mesmo não tendo a melhor comida do mundo, é sempre bom! Sinceramente, acho difícil alguém sair triste do Museo del Jamon. Nesse sentido, podem contar com um despretensioso e barato e, sem dúvida, dos melhores restaurantes para comer barato em Madrid.
Todavia, como são um franchising (estão por toda a cidade), o que há num pode não haver noutro.
Na minha opinião, aqui podem ter o melhor lanche de Madrid. A sério, entrem e parem para um “Pan tumaca y caña”. Para acompanhar, aproveitem para umas croquetas de jamón ou um pulpo a la gallega ou migas – caramba, que saudades tenho de umas migas!
- Morada: Há vários restaurantes em Madrid. Se vir um restaurante/bar com vários presuntos pendurados é porque está no Museo del Jamón. Entre.
7. Restaurantes em Madrid: WOK KING
Este é outro daqueles restaurantes baratos em Madrid, despretensioso e onde nem toalhas há! Há, sim, um menu gorduroso e muitas combinações de noodles para escolher. Uma dica: não peça muitas coisas, porque os pratos do Wok King são bastante generosos! Ok, podem pedir um “pan chino” , mas só porque são muito bom mesmo, com a massa bem suave, que se desfaz na boca.
- Morada Wok King: Calle Veneras nº 9, 28013 Madrid
8. Restaurantes de Madrid: PONCELET CHEESE BAR

Cruzes-credo que vocês pensem que sou uma pobretanas, eu também tenho gosto refinado – ou não! A provar este meu lado chique a valer, fica outra sugestão para comer em Madrid: o Poncelet Cheese Bar.
Tal como indica, mais do que um restaurante, o Poncelet Cheese Bar é um bar de queijo, onde há imensas possibilidades. Isso, e empregados que levam a coisa super a sério, cheios de mil explicações e sugestões a dar. Além de um super serviço, o espaço também é muito giro.
- Morada Poncelet Cheese Bar: Calle de José Abascal nº 61, 28003 Madrid
9. Restaurantes em Madrid: EL CISNE AZUL

Voltamos aos tascos de Madrid? Pois bem, o El cisne azul é um tasco, muito tasco no que toca à aparência e antiguidade, mas não no que toca a preços.
Situado em plena Chueca, este restaurante de Madrid é o local ideal para comer cogumelos – ou setas como se diz em espanhol. Obviamente que o menu varia frequentemente, em função dos cogumelos da época – e, sim, é carote. E sim, também está sempre cheio. Apareçam, reservem e preparem-se para ir dar uma voltinha.
- Morada El Cisne Azul: Calle de Gravina 19, 28004 Madrid
10. Restaurantes em Madrid: EL RINCONCITO CUSQUENO

Para começo de conversa, foi em Madrid que conheci e me apaixonei pela comida peruana – amor esse que continua forte – muito forte!
Como em Madrid, há muitos emigrantes peruanos, há também alguma oferta de comida peruana tal como ela é servida no Peru, ou seja, sem grandes floreados, muito sabor, a bons preços e MUITA quantidade. Um dos meus restaurantes peruanos favoritos em Madrid era o El Rinconcito Cusqueño. Ainda mais, tinham um menu de almoço, com dois pratos à escolha, mais sobremesa e bebida por 10€. Não deixem de experimentar o ceviche e causa.
- Morada El Rinconcito Cusqueño: Calle Guadarrama 19, 28011 Madrid
11. Restaurantes em Madrid: RIBEIRA DO MIÑO

Para terminar, um 11º restaurante Madrid, em modo bónus. Em Madrid não se come muito peixe e quando se come, paga-se por isso! Logo se é para comer comer bem, o melhor mesmo é rumar os sabores a norte, até à Galiza. Neste caso, basta ir até Malasaña, onde está o Ribeira do Miño um restaurante de Madrid especializado em peixe, sobretudo em moluscos e outras coisas boas que vem do mar!
- Morada Ribeira do Miño: Calle de Sta Brigida, 1, 28004 Madrid

Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
Obrigada, Manuela!
Um beijinho e um feliz ano!
Existe coisa melhor no mundo do que viajar e comer bem? Pois e, este e o nosso trabalho dos sonhos e nos compartilhamos aqui no Do Pao ao Caviar todas as nossas aventuras na cozinha, nos restaurantes e nas viagens pelo mundo. Ate hoje conhecemos mais de 37 paises e a vontade de conhecer o mundo todo e enorme.
Sem dúvida!
Mas quero saber: qual foi o destino onde comeram melhor? 😉