Os 10 Melhores restaurantes em Lima
Antes de falarmos sobre os melhores restaurantes em Lima, é preciso entender que, no que toca à gastronomia, os peruanos são os italianos da América Latina – e com toda a razão, pois a comida peruana é simplesmente divina. Assim sendo, se querem comer ceviche, o melhor é fazê-lo ao almoço, por exemplo. Da mesma forma que comer ceviche implica beber pisco, mas nunca com Inca Cola – essa é para a chaufa!
Agora que algumas regras estão claras, aqui ficam algumas sugestões sobre os melhores restaurantes em Lima, a capital gastronómica da América Latina!
1. Betos Cevichería
Situado em Chorrillos, o Betos Cevichería foi sem dúvida dos melhores restaurantes em Lima onde comi, na última vez que visitei a cidade (maio de 2019). O bairro pode não ser tão turístico como o centro, nem tão popular como Miraflores ou alternativo como Barranco, contudo é uma oportunidade de ver Lima a sério. Além disso, depois do almoço, aproveitem para um passeio à beira-mar e para ver o pôr dos sol de Chorrillos, possivelmente um dos mais bonitos de Lima.
Quanto ao Betos, este é um típico restaurante de comida peruana, sem grandes pretensões, boas doses e muito sabor. Obviamente que aqui têm que comer ceviche, mas aconselho também o chicharrón de peixe misto.
- Betos Cevichería: Habana 229, Cercado de Lima 15064, Peru
2. Canta Rana

Situado no coração de Barranco, o Canta Rana é um restaurante obrigatório em Lima, sendo bastante popular entre locais e turistas. Comida típica e boa, o restaurante parece estar sempre cheio. Para que tenham uma ideia, eu fui comer eram 16h30 e estava cheio! Aqui fica a trilogia do Canta Rana:
- Ceviche
- Arroz de marisco
- Chicharron de pescados
- Canta Rana: Genova 101, Barranco 15063, Peru
3. Juanito Barranco

Ainda em Barranco, este tasco tem passado de geração e geração e é um excelente sítio para beber Chilcano, uma bebida peruana, que faz lembrar um gin, mas que é composta à base de pisco, sumo de limão e soda.
Embora sirvam almoços, com porções gigantes, o Juanito em Barranco é mais popular pelas sandes. Embora sejam todas muito boas, a de azeitonas e queijo ficou-me no coração (e no estômago), pois o sabor das azeitonas pretas é bem intenso!
- Juanito em Barranco: Av. Miguel Grau 270, Barranco, Lima
4. Comer chifa em Lima

Primeiramente, deixe-me explicar o que é chifa: comida chinesa com toque peruano! Uma vez que na América Latina há uma grande comunidade chinesa, é possível encontrar restaurantes de chifa por todo o Peru, assim como no Equador ou Bolívia. Aliás, se querem comer barato em Lima, recomendo-vos os restaurantes chifa.
Embora sirvam também sopas e noodles, o prato mais popular é o arroz chaufa, cozinhado em fogo alto, num wok, muitos vegetais e com vários acompanhamentos à escolha – cogumelos, vaca, frango,… you name it! E, claro, para acompanhar, há que beber Inca Cola!
Sinceramente, não sei dizer qual será o melhor restaurante em Lima no que toca a chifa, contudo opções não faltam.
5. Beber emoliente na rua

Possivelmente, o emoliente está para os peruanos como o café para os portugueses. O emoliente consiste numa combinação de grãos de cevada torrados, extratos de ervas medicinais, açúcar e suco de limão. Entre as ervas mais utilizadas estão cavalinha, semente de linhaça, alfafa, banana e boldo. Dizem que é bom para o sistema digestivo e reprodutivo, fazendo também maravilhas pelo aparelho respiratório e circulatório.
Assim sendo, optem por beber emoliente logo pela manhã para começar o dia. Verão que há vários carrinhos com emoliente há venda nas ruas de Lima. Pela manhã, têm aqui o pequeno-almoço ideal, pois podem comprar também sandes muito baratas. A mais tradicional é de pão, com abacate e sal – delicioso e menos de um euro!
6. Comer sushi no Edo Sushi Bar

Se procuram onde comer bom sushi, boas opções é que não falta. Graças à grande comunidade japonesa que chegou a Lima, hoje em dia o sushi de fusão peruano é visto como um prato típico de país. Sinceramente, se gostam de sushi têm mesmo de comer sushi em Lima. Ainda mais, porque no Peru, mais do que makis ou califórnias, o rei é o sashimi e sempre com peixe fresco.
Embora existam vários locais onde comer sushi em Lima, assim como menus com diferentes preços, parece ser consensual que o Edo está entre os melhores restaurantes em Lima. Pessoalmente, estou de acordo e acho mesmo que vale a pena pagar um pouco mais para comer sushi de qualidade. Aqui entre nós, da primeira vez que estive em Lima, em 2014, vim aqui duas vezes!
- Edo Sushi Bar: Calle Berlin 601, Miraflores 15074, Peru
7. La Lucha Sangucheria

Possivelmente já ouviram falar do Parque Kennedy em Miraflores, conhecido também como o parque dos gatos, porque há (surpresa!!!) muitos gatos por aqui – e, se me permitem, bem descarados e de olho na comida alheia. Bem perto, está a La Lucha Sangucheria, um dos mais populares locais para comer sandes em Lima, sendo o bocadillo de lacon, possivelmente, um dos mais populares. Contudo, não se esqueçam de levar também um batido para completar a refeição. Caso não haja lugar, podem sempre optar por ir comer no parque, ao ar livre e na companhia dos gatos, que parecem adorar as sandes da La Lucha Sangucheria!
Enfim: se querem comer bem, gastar pouco e um serviço rápido, mas atencioso, este é o sítio certo em Lima para comer.
- La Lucha Sangucheria: Diagonal 308, Miraflores 15074, Peru
8. El Muelle Cevicheria

Na minha primeira visita a Lima, fiquei em Miraflores, mas foi Barranco que me roubou o coração. Uma das comidas que mais recordo, foi a do El Muelle em Barranco. Na altura pedimos um combinado, uma espécie de menu de degustação, com uma causa no centro e que vinha rodeado de peixe frito (chicharron), ceviche, mariscos e muito mais. Na última viagem, falámos deste restaurante com nostalgia, contudo nenhum de nós se lembrava nem onde era o restaurante, nem o nome. Até que, acidentalmente, o encontramos e decidimos voltar. Embora, não houvesse o combinado (apenas está disponível durante a semana), a causa e o chicharrón eram absolutamente deliciosos. Além disso, o restaurante é bem tasco, nada pretensioso e com bons preços – e a causa continua a ser excelente!
- El Muelle Cevicheria: Jr. Alfonso Ugarte 206, Lima 15063, Peru
9. Comer gelados no Crem dela Crem

Seja durante o dia ou durante a noite, um gelado em Lima sabe sempre bem, certo? Tal como acontece noutros bairros de Lima, os cidadãos estão cada vez mais a invadir as praças, para dançar, cantar e brincar. Logo, nada melhor que apeciar as vistas, enquanto se saboreia uma bom gelado! Preparem-se para a fila!
- Crem dela Crem: Parque Municipal 109 Barranco LIMA, Peru
O mais fresco ceviche de Lima fica nos mesmos barcos de pescadores de Lima Food Boat en Chorrillos (15mn de Miraflores) http://www.limafoodboat.com É como a antigua tradição dos pescadores. Incrível!
Estive em Betos Cevichería, mas não fui nesse. Já o Betos Cevichería, esse ficou no meu coração 🙂