restaurantes-kyoto

10 Melhores restaurantes em Kyoto – os meus favoritos

 

Sobre esta lista de melhores restaurantes em Kyoto é preciso dizer que há aqui algumas limitações! Primeiro, porque eu não falo japonês, logo ir a restaurantes sem menu em inglês ou com imagens, é missão impossível (ou quase). Segundo as limitações da minha conta bancária! Embora seja possível comer barato no Japão e ainda assim comer bem, é preciso ter consciência que se estão dispostos a pagar, podem ainda comer melhor! No Japão a qualidade paga-se (alta) e há locais onde nem ousei entrar. Ainda assim espero que gostem da minha lista de restaurantes e locais onde comer em Kyoto.

1. Aje Kiyamachi Donguri

restaurante-em-kyoto
O Aje é um dos restaurantes em Kyoto favoritos

O Aje foi uma descoberta feliz e a prova que para encontrar onde comer em Kyoto basta imitar os japoneses e juntar-se à fila. A sério, se há fila é porque o restaurante é bom, vão por mim!

Este é um típico restaurante japonês, onde os clientes cozinham a sua própria carne. O Aje é um restaurante Yakiniku, que significa “carne grelhada” e aqui usam-se vários tipos de carne que são menos usadas, como o coração, o fígado ou a bochecha. É tudo bom aqui, assim como o ambiente e os empregados. Vale a pena a espera.

  • Morada do Aje Kiyamachi Donguri
    144-3 Tennōchō, Shimogyō-ku, Kyōto-shi, Kyōto-fu 600-8013, Japão

2. Takashimaya Kyoto Store

Vale a pena ir a este monstruoso centro comercial, bem no coração de Kyoto e descer até à último andar para comer: é um verdadeiro foodland japonês. Além de vegetais, há também carne, peixe, frutas, doces, etc. No meu caso, eu comprei umas quantas coisas e fui para a beira-rio fazer picnic.

Novamente, pela quantidade de gente na fila, um dos locais mais populares parece ser uma loja chinesa, que vende Pão Chinês, que é francamente DELICIOSO! O restaurante é o 551 Horai, que na verdade é uma cadeia e encontra-se em várias cidades japonesas – inclusive no Aeroporto de Osaka.

  • Morada do Takashimaya Kyoto Store
    Japão, 〒600-8520 Kyōto-fu, Kyōto-shi, Shimogyō-ku, Shinchō, 四条通河原町西入真町52番地

3. Restaurantes Coco

kyoto-onde-comer
A foto não é bonita, mas se querem comer em Kyoto têm de ir ao Coco.

Quanto a Coco, este é uma cadeia de restaurantes japonesa muito popular no Japão – e, sim, 100% recomendável Além de ser suuuuper barata, é o local certo para comer caril, que sim senhora, é uma especialidade japonesa. Basicamente, estes pratos são metade arroz branco e outra metade caril. E, claro, depois é juntar-lhe coisas – frango, hambúrguer, panados, ovos, queijo, molho,… É DELICIOSO!

  • Morada do Coco
    Há imensos por todo o país. Basta irem ao Google Maps e procurar por eles. Creio que há pelo menos três restaurantes Coco em Kyoto.

4. Sushi Musashi

onde-comer-kyoto
Onde comer sushi em Kyoto? No Musashi da estação

Que eu saiba há dois restaurantes Musashi em Kyoto e são o típico lugar para comer sushi em Kyoto, apreciado inclusive pelos locais. Este é o tipo restaurante, onde a comi é servida em pratinhos, numa passadeira giratória – Kaiten Sushi em japonês.
Em 2015, tinha ficado com o Musashi no coração, logo em 2018, tive de voltar… e decepcionei-me – à grande! Entretanto, o amor renasceu graças ao Musashi da estação de Kyoto, que dá facilmente 100 a zero ao outro, seja pela variedade, como pela qualidade. Além de muuuito bom, continua também bom de preço. Vão por mim, vão ao da estação!

  • Morada do Musashi
    Japão, 〒600-8214 Kyōto-fu, Kyōto-shi, Shimogyō-ku, Higashishiokōji Kamadonochō, 京都市下京区東塩小路高倉町8−3 京都駅八条口構内アスティロード

5. No name ramen shop

comer-ramen-em-kyoto
Uma boa sugestão para quem quer comer Ramen em Kyoto

Bastante escondidinho, o No name ramen shop fica numa esquina em Gion e há que descer as escadas. O espaço é pequeno e come-se ao balcão – bem japonês. Ah, o pedido tem que ser feito na máquina, que se encontra na entrada. Obviamente que está tudo em japonês, mas basta só clicar nas imagens. Aqui podem optar por três tipos de ramen, que variam de intensidade, quanto ao caldo – light, medium e strong.
Eu optei pelo light, cujo caldo é feito das miudezas do frango e adorei. Tive a oportunidade de experimentar o ramen mais forte, mas pareceu-me demasiado intenso. Contudo, quanto a gostos, cada um sabe de si!

  • Morada do No name ramen shop
    Japão, 〒604-8005 Kyōto-fu, Kyōto-shi, Nakagyō-ku, Ebisuchō, 534−31 CEO木屋町ビルB1″

6. Ichiran Kyoto Kawaramachi

comer-em-quioto
Ramen bom para comer em Quioto

Novamente um restaurante de ramen. Sinceramente, consig imaginar os japoneses a ter grandes discussões na hora de escolher os melhores restaurantes em Kyoto para comer esta iguaria. Pessoalmente, não saberia dizer qual o número um, contudo, ss que procuram um bom ramen, têm aqui uma aposta segura. Foi outro dos restaurantes de Kyoto que experimentei depois de ver a fila de japoneses que havia para entrar.
Contudo, não pensem que veem aqui para socializar! Apesar de ser ao balcão, não podemos nem ver a cozinha, apenas as mãos que entregam o ramen. Aliás, aqui nem podem ver o vizinho do lado! Péssima opção, se querem ir comer com os amigos!

Quanto ao menu ou comem ramen ou comem ramen e eu optei pelo “Tonkotsu Ramen”, cujo caldo é feito com carne de porco. Bem gostoso!

  • Morada do Ichiran Kyoto Kawaramachi
    Japão, 〒604-8041 Kyōto-fu, Kyōto-shi, Nakagyō-ku, Uraderachō, 598 新京極東入 takoyakushi Dori

 

7. Gyoza Chaochao Sanjo-Kiyamachi

onde-comer-gyoza-kyoto
Para comer gyoza em Kyoto, experimente o Gyoza Chaochao Sanjo-Kiyamachi

Se há coisa que gosto, é de gyoza – Gosto, gosto, gosto!
Se procuram onde comer em Kyoto bons e variados gyozas, o Gyoza Chaochao é dos melhores locais. Segundo me disseram, é mesmo dos melhores restaurantes em Kyoto para os comer, pois são especializados na coisa e há-os com imensa variedade. Por exemplo, de camarão, caril e até de chocolate. Quanto aos meus favoritos, os de pimenta batem forte cá dentro!

  • Morada do Gyoza Chaochao Sanjo-Kiyamachi:
    117番地 木屋町三条下ル石屋町 中京区 京都市 京都府 604-8002, Japão

8. Kairikiya Kawaramachi Sanjo

kyoto-comer-ramen
Outro dos meus restaurantes favoritos para comer ramen em Kyoto

O Kairikiya pode não ser o melhor ramen do Japão – no que toca ao melhor ramen, nada bate o Ramen Danbo e esse, não está em Kyoto! Aliás, por mim, pode até nem ser o melhor ramen do Kyoto, contudo eu gosto. Sobretudo, porque tem aquele ambiente bem japonês, com os empregados a gritar as boas-vindas e despedidas e… o ramen é também muito bom! Peçam uns gyoza!

  • Morada do Kairikiya Kawaramachi Sanjo
    Japão, 〒604-8005 Kyōto-fu, Kyōto-shi, Nakagyō-ku, Ebisuchō, 京都市中京区 河原町三条上ル恵比須町435番地2 ヒジカタビル1F
    kairikiya.co.jp

Ah, outra experiência gastronómica em Kyoto ou no Japão a não perder é, sem dúvida, comer carne Kobe. Sim, é carita, mas vale BEM a pena. 

 

Que outros restaurantes e locais onde comer em Kyoto acrescentariam a esta lista?