restaurantes-em-chiang-mai

Melhores restaurantes em Chiang Mai

Custa-me fazer este top 10 dos melhores restaurantes em Chiang Mai, porque ao contrário de há oito anos atrás, a cidade desta vez uma desilusão no que toca à comida.

Chiang Mai cresceu, há um sem fim de turistas com calças de elefantes e padrões de elefantes e onde antes havia bancas de comida de rua, agora há restaurantes de pizzas e hamburguers. Ao quinto MacDonalds deixei de os contar. Obviamente que as cidades mudam e crescem, contudo: será que têm também de mudar a comida? Muita comidinha sem gosto e para turista comer (e pagar) – juro-vos, não houve um pad thai que me enchesse as medidas.

Ainda assim aqui vai a lista dos melhores restaurantes em Chiang Mai:

Restaurante da rua em frente ao 7 Eleven

restaurantes-chiang-mai
Arroz frito com gambas, num restaurante de rua em Chiang Mai

Houve um momento que pensei: talvez não seja Chiang Mai. Se calhar sou eu e o meu paladar que mudamos. Contudo, este restaurante de rua foi a prova de que não.

Aqui podem encontrar comidinha boa e simples. Todos os pratos são à base de arroz frito e há como 6 ou 8 à escolha, cada um a 40 bahts (cerca de 1€). É assim que me recordo da comida Tailandesa: bons vegetais, simples, mas gostosa.

  • Localização: Do outro lado da estrada do 7 Eleven da Chang Khlan Road. Só começam a servir depois das 19h00

Peixe frito em crosta de sal

restaurante-chiang-mai
Sem dúvida uma das minhas melhores comidas em Chiang Mai

Esta foi possivelmente a melhor comida em Chiang Mai. Um dia saí do coworking (o Heartwork the Sharing Space) e a caminho de casa, vi que estavam a assar peixe. Saí da bicicleta e pedi. DELICIOSO.

Um peixinho grelhado e cozinhado em crosta de sal. Para acompanhar, salada, molhos e ervas, que me fazia recordar a alegria que era comer em Hanoi.

  • Localização: Como não encontro o lugar no Google, aqui fica a explicação: estão à porta do Heartwork the Sharing Space (Tambon Hai Ya, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai 50100), daqui caminham/pedalam/o que seja em direção à Ragang Road. Passam a ponte e logo à direita, verão um assador. O peixinho bom é feito aí. Sem grandes pretensões, zero turistas e bem saboroso.

Brunch em Chiang Mai

chiang-mai-brunch
Boa dica para um brunch em Chiang Mai

Se querem assim um sítio mais hispter-moderno-e-coisa para um bom brunch, o Rustic and Blue é uma excelente opção. A acreditar no que dizem é so ingredientes frescos e fofos e bons. A verdade é que era muuuito bom. Ainda mais, têm um jardim lindinho e podem comer lá fora. Importante: de todos os restaurantes de Chang Mai nesta lista, o Rustic and Blue é sem dúvida o mais caro. Dois pratos e duas bebidas custaram cerca de 20€.

  • Localização: Nimmanhaemin Road, Soi 7 Amphoe Muang, Chiang Mai Thailand

Franguinho bom no Cherng Doi

comer-chiang-mai
Se querem comer em Chiang Mai um bom frango, este é o sítio

Encontrei o Cherng Doi, através de um artigo no The Guardian que dizia que não conseguia escolher o melhor frango de Chiang Mai. Se o Cherng Doi ou oSP Chicken. Amigos, não tenham dúvidas, o Cherng Doi é mil vezes melhor – sim, eu sacrifiquei-me e experimentei os dois. Não que o outro seja mau, que não é, contudo o frango do Cherng Doi é bem mais interessante e saboroso. Peçam também a salada de fígado – muito boa.

  • Localização: 2/8 ถนน สุขเกษม ตำบล สุเทพ อำเภอเมืองเชียงใหม่ เชียงใหม่ 50200

A mulher de chapéu de cowboy

cowboy-chiang-mai
A mulher de chapéu de cowboy é já um ícone da comida em Chiang Mai

Aqui está um dos últimos mercados de rua de Chiang Mai e é aqui que está um dos melhores restaurantes de street food de Chiang Mai e também um dos mais populares, sendo conhecido pela sua dona, que se distingue pelo chapéu de cowboy  que usa – aliás, usem o chapéu como referência para a encontrar.

A comida é simples: arroz e perna de porco, com a carne desfiada. Sinceramente, consigo entender a adoração. Contudo, como pessoa comedora de leitão em Portugal, o prato da senhora de chapéu de cowboy, sabe-me a pouco. Sempre que comia uma garfada, ficava a pensar no leitão e naquele molhinho bom.

  • Localização: Thanon Manee Nop Parat, Amphoe Mueang, Chiang Mai, Thailand

Comer khao soi noodle

O khao soi noodle é um dos pratos de comida tailandesa mais populares, sobretudo no norte do país. Como tal, poderão encontrá-lo em muitos restaurantes de Chiang Mai. O meu favorito foi o do Huen Phen.

O espaço é também muito giro – embora possa ser mais carote, do que outros restaurantes de Chiang Mai. Foi aqui também que há entrada, uma ratazana me deu as boas-vindas. Todavia, não desanimem. Faz parte – dizem. Acho. Uma coisa é certa: sobrevivi para contar.

  • Localização: 112 Ratchamanka Rd, Tambon Phra Sing, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai 50200

Para um bom café, longe da confusão

cafe-chiang-mai
O local perfeito para um café em Chiang Mai | Foto de @baankangwat

Se querem fugir dos muuitos turistas de Chiang Mai, recomendo-vos uma ida ao Baan Kang Wat. Aqui podem encontrar algumas lojas de produtos locais e por vezes, há até espectáculos – o lugar é também conhecido como a “terra dos artistas”. No Baan Kang Wat há também um café, com café muuuito bom e bons bolos.

Embora fique afastado do centro, vale bem a pena a viagem! No fundo, é como uma pequena aldeia, dentro da cidade, num ambiente de muita paz e tranquilidade.

  • Localização: 123 1 หมู่ 5 ถนน บ้านร่ำเปิง Tambon Su Thep, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai 50200