melhores-restaurantes-berlim

Top 10 dos melhores restaurantes de Berlim

Vamos falar dos 10 melhores restaurantes de Berlim? Então, preparem-se para um top 10 de restaurantes beeeeem internacional. Afinal, comida alemã é o que se sabe e numa cidade tão multicultural como Berlim, obviamente que outros valores (e comidas) se destacam também. Contudo, não se preocupem, há restaurantes de comida alemã na lista, ok?

1. Melhor pizza de Berlim: Mami Camilla

mellhores-restaurantes-italianos-berlim
As pizzas da Mami Camilla estão entre as melhores de Berlim | Foto de IG @mamicamilla

Berlim está cheio, mas cheio de italianos – benzas-deus que nos trazem também comiddinha boa. O Mami Camilla não é dos melhores restaurantes de Berlim no que toca a comida italiana, mas é o melhor sítio para comer pizza em Berlim. O Zola também é muito bom, mas entre os dois prefiro o Mami Camilla.

  • Restaurante Mami Camilla
    Hufelandstraße 36,
    10407 Berlin

2. Restaurantes de Berlim de comida japonesa: Sasaya

melhores-restaurantes-berlim
Na minha humilde opinião, o Sasaya é um dos melhores restaurantes de Berlim para comer sushi. Aliás, desculpem-me, pois em boa verdade o Sasaya é o melhor restaurante de sushi de Berlim. Obviamente que não tem aquela atmosfera de um restaurante no Japão, mas a comida está lá perto! Quanto ao menu, além de sushi, tem também outros pratos de comida japonesa que vale a pena experimentar. O único problema é conseguir uma reserva. Aliás, em pensem ir para lá sem reserva, não sejam bambis!

  • Restaurante Sasaya
    Lychener Str. 50
    10437 Berlin

3. Restaurantes turcos em Berlim: La Femme

restaurantes-de-berlim
La Femme é um restaurante de comida turca | Foto de lafemme-breakfast.de

Há imensos restaurantes turcos em Berlim – sim, La Femme é um restaurante de comida turca, não se deixem enganar pelo nome. No entanto este restaurante de Neulkon está entre os meus favoritos, até porque o conceito é ideal para o pequeno-almoço/brunch. O espaço é bem informal e dá para ir com um grupo. Pessoalmente, gosto de pedir vários pratos e ir picando, tipo tapas.
Todavia, que fez o La Femme ficar no meu coração foi que aqui têm pão com pedaços de azeitonas, uma das coisas que, ainda hoje, sinto mais falta dos tempos em que estive a viver na Turquia.

  • Restaurante La Femme
    Badstraße 67,
    13357 Berlin

4. Melhor brunch de Berlim: Silo Coffee

Silo-Coffee-berlin
Hipster, mas bom | Foto de IG @silocoffee

Continuando pelo brunch, aqui vai o melhor brunch de Berlim: Silo Coffee. É preciso entender que Berlim adoooooora o brunch, mas isso não quer dizer que todos os bares e restaurantes entendam o conceito. Muitos servem literalmente um café com leite, com uns pedaços de fruta, queijo, fiambre e ovo. Não se ofendam, mas isso, eu faço em casa! Por isso, palminhas para o Silo Coffee, que faz brunch à séria!

Obviamente que este é daqueles sítios que está sempre cheio e onde já se sabe, que vamos chegar, deixar o nome na lista e voltar uma hora depois. Por saber disso, eu ia sempre ao domingo, quando podia aproveitar o mercado de Boxhagener. Isso e ainda dar umas voltas pelas lojinhas do bairro, muitas bem catitas!

Já agora, na Boxhagener Platz há um restaurante português e bastante decente. Todavia, eu deixei de ir lá depois de umas atitudes pouco simpáticas do empregado, mas cada um sabe de si!

  • Restaurantes Silo Coffee
    Gabriel-Max-Straße 4,
    10245 Berlin

5. Restaurantes de Berlim: Burgermeister

restaurnate-Burgermeister-berlim
O hamburguer de Berlim | Foto de IG @burgermeisterberlin

Se me perguntarem qual a comida que melhor representa Berlim, eu responderia sem hesitar: um hambúrguer. Em Berlim, obviamente que há milhares de escolhas, bio e orgânicas e gourmet. Todavia, na hora da verdade, nada é tão bom como o Burgermeister! Primeiro porque são deliciosos! Depois, porque são despretensiosos e bons de preços. Sim, já me comi melhores hamburguers em Berlim, contudo quando me perguntam pelo melhor hambúrguer de Berlim, o meu cérebro vai logo para o Burgermeister!

Existem dois Burgermeister em Berlim:

  • Burgermeister Oberbaumstraße 8,
    10997 Berlin
    Este fica mesmo debaixo da estação de metro da U1 Schlesisches Tor, no meio da estrada. É o típico come em pé.
  • Burgermeister Skalitzer Str. 136
    10999 Berlin
    Este fica em Kotti e tem mesas. No entanto, é Berlin style, ou seja, comer e ir. Aqui ninguém fica a fazer mesa, nem em longas conversas. Além disso, se acabarem com desconhecidos à mesa é super normal!

 

6. Restaurantes de Berlim para levar os pais: Max und Moritz

restaurnat-Max-und-Moritz-berlin
Orestaurnate ideal para levar os pais a comer comida alemã | Foto de maxundmoritzberlin.de

Max und Moritz era um comic alemão e em termos de gosto, pode não estar no topo dos meus restaurantes favoritos, mas sem dúvida que é o melhor restaurante de Berlim para experimentar comida alemã. Sabem aquele sítio perfeito para levar visitas? É este, então!
O ambiente é beeem alemão, a fazer recordar as velhas cervejarias, onde havia também espaço para dançar. Quanto ao menu, é beeeem alemão: desde o velho schnitzel (eu sei que é austríaco, mas vão lá explicar isso na Alemanha) aos pezinhos de porco, entre outras coisas mais que os alemães tanto gostam. E, claro, muuuuita variedade de cerveja. Vale a pena a visita!

  • Restaurante Max und Moritz
    Oranienstraße 162
    10969 Berlin

7. O maior schnitzel de Berlim: Café-Restaurant Louis

restaurantes-schnitzel-berlim
Dizem que é o maior schnitzel de Berlim

Aqueles que não são doidos por comida alemã (compreendo-vos!) e não querem gastar tanto dinheiro n oMax und Moritz, podem sempre ir ao Café-Restaurant Louis. O Café-Restaurant Louis é sobretudo conhecido por ter o maior schnitzel de Berlim – é grotesco e dá para alimentar duas ou três pessoas. Além disso, é também muito bom, muito bem panadinho. Outro ponto a favor são os preços, que são super acessíveis.

  • Restaurante Café-Restaurant Louis
    Richardpl. 5, 1
    2055 Berlin

8. Restaurantes de Berlim: Butterhandlung

butterhandlung-melhores-restaurantes-em-berlim
Com muita pena minha, não tenho, nem consegui encontrar uma foto do meu amado risotto – Foto de IG @butterhandlung

Entre os melhores restaurantes de Berlim desta lista, o Butterhandlung é o que mais está no meu coração. Era daqueles onde ia e comia sempre a mesma coisa: risotto de trufaas – delicioso! Aqui, desculpem-me os italianos puristas cheios de dogmas no que toca à comida italiana, o risotto vinha com uma gema de ovo e era… perfeição absoluta!

  • Restaurante Butterhandlung
    Scharnweberstraße 54
    10247 Berlin

9. Restaurantes de Berlim: 3 Minutes sur Mer

restaurante-frances-em-berlim
Digam comigo: LINDO |Foto de IG @3minutessur

Ora, o 3 Minutes sur Mer foi muito possivelmente um dos melhores restaurantes de Berlim onde já comi. Tudo era bom e surpreendente e… e… e em palavras! Tal como o nome indica, o menu tem muitas coisinhas boas do mar e em modo sofisticado. Pessoalmente, acho que vale a pena arriscar no meu de degustação.

  • Restaurantes 3 Minutes sur Mer
    Torstraße 167,
    10115 Berlin

E para vocês, qual a vossa lista de melhores restaurantes de Berlim?