comer-em-hanoi

12 Dicas para comer no Vietname

 

Se procura dicas para comer no Vietname, deixei-me explicar que no que toca a street food e comida em geral, a vietnamita é das minhas favoritas. Sim, comer no Vietname é comer em restaurantes que muitos considerariam nojentinhos e que certamente seriam chumbados pela ASAE, mas é tão BOM! Se estão preparados para isto, estão no sítio certo! Assim sendo, aqui ficam algumas dicas para comer no Vietname:

1. As cozinhas no Vietname

comer-em-hanoi
Boas dicas para comer em Hanoi – bom e barato!

Comer bem no Vietname significa muita comida de rua, sentar em bancos de plástico e comer em passeios, com carros e motas a passar e a buzinar. Aliás, é comum ver no Vietname cozinhas montadas nos passeios ou viradas para a rua. Ou seja, para o bem e para o mal, verá tudo o que come.

2. Casa, restaurante e cozinha

Isto é muito comum, sobretudo nos bairros mais tradicionais. Por exemplo, no Old Quarter de Hanoi, o bairro mais animado da cidade, é comum que os restaurantes, sejam no mesmo local onde vivem os proprietário. Isso e fazer dos membros da família, empregados. Como poderão ver, aqui levam a sério o conceito de “negócio familiar”. Logo, se der por si a comer paredes meias com um colchão ou se entrar numa casa de banho no Vietname e vir escovas de dente ou roupa interior a secar, não se espante! Tudo bem, tudo normal.

3. Restaurantes especializados

comida-em-hanoi
Veja onde comer em Hanoi

Quando cheguei a Hanoi, a minha primeira sensação é que a comida era toda igual – pho (que se lê “fã”) e no meu primeiro instante, admito bateu cá dentro uma certa desilusão. Depois, fui investigando e MILAGRE, dei por mim a constatar e a provar um sem fim de variedade e de coisas boas.  Importa é, saber onde ir. Muitos restaurante fazem apenas uma coisa, sendo especializados num único prato, não servindo mais nada. Logo, comece por investigar o que quer experimentar, para depois confirmar onde comer em Hanoi.

 ONDE COMER EM HANOI

4. Fazer o que os outros fazer

Uma dica para comer no Vietname preciosíssima é: se há fila e gente à espera, é porque vale a pena. Sobretudo se cá fora estão vietnamitas. De uma forma geral, no Vietname comer fora não é um luxo, logo os bons restaurantes estão cheios de locais. Assim sendo, faça como eles e ponha-se na fila– mau não vai ser!

5. Comida vietnamita para vegetarianos

Sinceramente, não é um país fácil para vegetarianos! A menos que gostem e comer baguetes de ovo todos os dias. A maioria dos pho levam carne e mesmo se retirar a carne, vai comer caldos cujo sabor vem da carne.

6. As vendedoras ambulantes do Vietname

vendedoras-ambulantes-de-hanoi

Muitas das vendedoras ambulantes, vendem fruta de manhã e bolos à tarde, mas também flores, corta-unhas e muitas coisas mais! São mulheres que não param e a maioria delas é muita vezes de cidades mais pobres e têm a família bem longe. Umas transportam os bens nos típicos paus com duas extremidades na cesta, outras em bicicletas. São as melhores pessoas para comprar fruta em Hanoi – até a descascam!

7.A simpatia vietnamita

Quando querem são uns fofos, riem-se todos e muito bla, bla. Contudo nos restaurantes, não são das pessoas mais amorosas. Aliás, podem até ser bem sérios. E até brutos! Talvez porque o trabalho não pára. A maioria das vezes é: chegar, servir, recolher o dinheiro e adeus!

8. É comer e sair

Isto acontece sobretudo nas grandes cidades, onde há uma energia frenética e onde nada, nem ninguém pára – não param as pessoas, nem o ruído, nem a movida. Isso nota-se também em muitos restaurantes, onde as pessoas sentam, comem e vão. Enfim: é comer e andar. Muitas vezes, isso justifica-se porque há, de facto, muita gente à espera. Outras vezes, é só mesmo efeito de imitação. Comer e andor.

9. Food tour no Vietname

tour-de-comida-hanoi
Tour de comida Hanoi

Uma das minhas dicas para comer no Vietname, é aprender a fazê-lo com uma food tour. Pessoalmente, fiz uma e adorei a minha tour de comida em Hanoi, pois deu não só para experimentar coisas novas, mas também aprender como se come.

10. Comida picante

Normalmente, associamos sempre a comida asiática ao picante. No caso da comida vietnamita, ela é servida sem picante. Ou seja, compete a cada um temperar ao seu gosto. Por isso, nas mesas, há sempre malaguetas, assim como molhos picantes – e também pimenta, sal e lima. Além disso, é comum os pratos serem servidos com vários tipos de vegetais, o que ajuda a atenuar os sabores, caso não seja grande fã de picante.

11. As quantidades

Não espere travessas de comida, se vai comer no Vietname. O mais comum é a comida chegar à mesa em doses, sendo normalmente um prato ou taça por pessoa.

12. Nada de regatear o preço da comida

Não, não e não. A comida tem um preço estabelecido e não se regateia. Se vai comer na rua, os preços são bem acessíveis, a rondar os 2/3 euros. Claro que se entra num restaurante, pagará mais. Por norma, aprece que quanto mais ocidentais as cadeiras, mais carote fica – ainda assim, continua barato, para um bolso europeu, por exemplo.