comer-em-hanoi

Dicas para comer em Hanoi

Dicas para comer em Hanoi, aqui pela Barriguda

Se procura dicas para comer em Hanoi, deixei-me explicar que comer bem em Hanoi é comer em restaurantes que muitos considerariam nojentinhos e que certamente seriam chumbados pela ASAE.

As cozinhas de Hanoi

comer-em-hanoi
Boas dicas para comer em Hanoi – bom e barato!

Comer bem em Hanoi significa muita comida de rua, bancos de plástico e comer em passeios, com carros e motas a passar e a buzinar. É comum as cozinhas de Hanoi estarem nos passeios ou na parte de baixo do restaurante viradas para a rua – para o bem e para o mal, verá tudo o que come.

Casa, restaurante e cozinha

Sobretudo no Old Quarter de Hanoi, o bairro mais animado da cidade, é comum que os restaurantes, sejam também o mesmo local onde vivem os proprietários do espaço – e os empregados, uma vez que o conceito de “negócio familiar” abrange grande parte dos locais de comercio e restauração de Hanoi. Logo, se der por si a comer paredes meias com um colchão ou entrar numa casa de banho e ver roupa interior a secar, não se espante. Tudo normal.

Restaurantes especializados

comida-em-hanoi
Veja onde comer em Hanoi

Quando cheguei a Hanoi, a minha primeira sensação é que a comida era toda igual – pho (que se lê “fã”) e no meu primeiro instante, admito bateu cá dentro uma certa desilusão. Depois, fui investigando e MILAGRE, dei por mim a constatar e a provar um sem fim de variedade e de coisas boas.  Importa é, saber onde ir.

Muitos restaurantes de Hanoi fazem apenas uma coisa, sendo especializados num único prato, não servindo mais nada. Logo, comece por investigar o que quer experimentar, para depois confirmar onde comer em Hanoi.

LER >> ONDE COMER EM HANOI

Fazer como os outros

Uma dica para comer em Hanoi preciosíssima é: se há fila e gente à espera, é porque deve valer a pena. Sobretudo se cá fora estão vietnamitas. Em Hanoi, comer fora não é um luxo e os  bons restaurantes estão cheios de gente local. Logo, faça como eles e ponha-se na fila. Mau não vai ser.

Comida vietnamita para vegetarianos

Sinceramente, não é um país fácil para vegetarianos, a menos que gostem e comer baguetes de ovo todos os dias. A maioria dos pho levam carne e mesmo se retirar a carne, vai comer caldos cujo sabor deve-o à carne.

As vendedoras ambulantes de Hanoi

vendedoras-ambulantes-de-hanoi

Coloco no feminino, porque não me lixem, nunca vi um homem a fazê-lo. Muitas das vendedoras ambulantes, vendem fruta de manhã e bolos à tarde, mas também flores, corta-unhas e muitas coisas mais! São mulheres que não param e a maioria delas não é de Hanoi e tem a família bem longe. Umas transportam os bens nos típicos paus com duas extremidades na cesta, outras em bicicletas.

Seja como for, são as melhores pessoas para comprar fruta em Hanoi. Até a descascam!

A simpatia vietnamita

Quando querem são uns fofos, riem-se todos e muito bla, bla. Contudo nos restaurantes, não são das pessoas mais amorosas. Talvez porque o trabalho não para muito. Na verdade, podem até ser um pouco brutos. Chegam, servem, recolhem o dinheiro e já está.

Comer e sair

Sendo uma capital, Hanoi é uma cidade frenética e parece que não pára – não param as pessoas, nem o ruído, nem a movida. Na hora de comer em Hanoi, a sensação é muitas vezes essa: não há tempo a perder. É comer e andar. Muitas vezes, isso justifica-se porque há de facto gente à espera. Outras vezes, é só mesmo efeito de imitação. Comer e andor.

Fazer uma food tour em Hanoi

tour-de-comida-hanoi
Tour de comida Hanoi

Uma das minhas dicas para comer em Hanoi, aliás para aprender a comer é fazer uma food tour. Eu adorei a minha tour de comida em Hanoi, pois deu não só para experimentar coisas novas, mas também aprender como se come.

Comida picante

Normalmente, associamos sempre a comida asiática ao picante. No caso da comida vietnamita, ela é servida sem picante, depois cada um tempera como quer. Na mesa, há sempre malaguetas e vários molhos picantes – assim como pimenta, sal e lima. Além disso, é comum os pratos serem servidos com vários tipos de vegetais, o que ajuda a atenuar os sabores, caso não seja grande fã.

As quantidades

Não espere travessas de comida. A comida chega à mesa em doses, sendo um prato ou taça por pessoa.

Nada de regatear o preço da comida

Não, não e não. A comida tem um preço estabelecido e não se regateia. Se vai comer na rua, os preços são bem acessíveis, a rondar os 2/3 euros. Claro que se entra num restaurante, pagará mais. Por norma, aprece que quanto mais ocidentais as cadeiras, mais carote fica – ainda assim, continua barato, para um bolso europeu, por exemplo.

 

Veja também onde comer em Hanoi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *