comer-raan-jay-fai

Comer no Raan Jay Fai em Bangkok

Comer no Raan Jay Fai em Bangkok é comer street food tailandesa, mas num restaurante com estrela Michelin. Aliás, foi só em Bangkok que descobri que havia restaurantes de comida com estrela Michelin e este é um deles. O outro é o  Liao Fan Hawker Chan Singapore, considerado o restaurante Michelin mais barato do mundo! Mas foco, se vão a Bangkok, aproveitem e venham comer no Raan Jay Fai. Aqui fica a minha experiência.

Primeiro de tudo: reservar

Antes de irem encher o bandulho na Raan Jay Fai, tenham em conta que deverão SEMPRE tentar reservar – com uns dois, três meses de antecedência. Há filas de horas e horas para comer ali. Afinal, é um Michelin barato – ainda que não sejam os 80 baths que encontrarão no restaurante da esquina.

Não conseguiram reservar online?

Olhem, estão F******S! Nestes casos, a minha dica é: vão para lá às 16h00, quando abre e ponham o nome na lista. Se pensam quem estou a exagerar, então fiquem sabendo que a essa hora já à fila para colocar o nome na lista. Uma vez posto o nome na lista, vejam quantas pessoas estão à vossa frente e vão à vossa vida.

Para que tenham uma ideia, eu tinha umas 20 pessoas à frente a a espera foi de cerca de três horas. True story!

Porquê tanto tempo de espera?

raan-jay-fai-restaurante-bankok
Cozinha Michelin: a cozinha do Raan Jay Fai

Ora meus amigos, porque a senhora cozinha sozinha e não partilha a receita com ninguém. Se forem comer no Raan Jay Fai, de uma coisa podem estar confiantes: é ela própria a cozinhar. Ou seja, demora, mas demora MESMO muito. Além disso, falamos de uma senhora na casa dos 70! Por isso, aproveitem para ir à vossa vida, há uns templos que podem visitar na mesma rua, levem umas cartas, aproveitem para ler livro ou para tomar algo nos outros restaurantes. Enfim: entretenham-se!

Menu da Raan Jay Fai:

Sem dúvida que o prato mais famoso é a omelete de caranguejo (Khai jeaw poo). Depois, no meu há ainda outros pratos com camarão tigre, caranguejo e uma carta só com noodles. Apesar de ser um Michellin, não esperem grandes pretensões, pois o conceito é street food.

O que eu comi no restaurante Raan Jay Fai:

Aqui a gordainhapediu a omelete e uns camarões e foram mais uns 40 minutos de espera, até chegar a comida. Todavia, uma vez lá dentro, espera-se bem.

omelete-caranguejo
Omelete de caranguejo
  • Quanto à omelete: bem, lamento dizer-vos, mas merece a espera, pois é francamente deliciosa. Ainda mais, dentro, está cheia de caranguejo. Ou seja, não são uns restinhos, é caranguejo puro e suculento. Quanto ao ovo, é super delicado, mal se sente, mais parece um molho.
restaurante-raan-jay-fai
Segundo prato, com camarão tigre
  • Também quanto aos camarões tigre, há que destacar a quantidade. Além disso, estavam bem cozinhados e super frequinhos. Apesar do caril, o sabor era bem suave e havia umas partes, onde tudo misturado com o ovo e a cebola dava mesmo prazer de comer. Gostei muito.

Quanto custa comer no Raan Jay Fai?

Como disse antes, não esperem pagar 1€ por um prato, como acontece em tantos restaurantes de rua de comida tailandesa. No final do dia é um Michelin. Contudo, um Michelin bem mais barato do que a maioria, daí a loucura e as filas intermináveis. Pelos dois pratos e bebidas, paguei cerca de 70€.

Localização do restaurante Raan Jay Fai:

O restaurante encontra-se no bairro de Phra Nakhon, em Bangkok. Nesta rua, há outros restaurantes e bastante movimentação. Contudo, nada bate a cara de desespero dos que esperam para comer no Raan Jay Fai. Aliás, graças a isso facilmente descobrem qual é o restaurante.

  • Morada: 327 Maha Chai Rd, Khwaeng Samran Rat, Khet Phra Nakhon, Krung Thep Maha Nakhon 10200

Horários do Raan Jay Fai

De terça a sábado, das 16h00 ás 24h00

Impressão geral da Raan Jay Fai em Bangkok

Sem dúvida que foi das melhores comidas tailandesas que experimentei. Os sabores estavam todos lá, mas sem ser exagerado ou sempre mais do mesmo. A melhor parte é que havia picos deliciosos de sabor, onde como uma onda, iam e voltavam. Muito bom e, sem dúvida, que recomendo. Contudo… a espera. Até porque, deixem-me que vos diga, eu ODEIO esperar. Ir ao dentista não me aborrece nem metade do que ter de esperar! Logo, três horas de espera, mexem muito com o meu nervoso.

Pontuação do Raan Jay Fai em Bangkok (de 1 a 20): 17