Comer na Bolívia: O que precisa de saber
Na hora de comer na Bolívia, há umas quantas coisinhas que lhe podem interessar saber. Vamos a isto?
1. Sopa
Bolviianos são gente que come muita sopa! Sinceramente e tendo em conta o frio que faz, faz todo o sentido. Afinal, nada como uma sopinha para aquecer a alma!
2. Comer barato na Bolívia
Para comer barato na Bolívia, aliás ainda mais barato, os menus de almoço são uma excelente opção. Os preços costumam rondas os 25 bolivianos por pessoa – obviamente que podem encontrar menus mais baratos ou mais caros. Todavia, quer em La Paz ou em Sucre, as principais cidades, os preços rondam esse valor.
3. Menus de almoço
Nesse sentido, se optarem pelo menu de almoço, podem contar com sopa + prato principal + sobremesa. Em alguns lugares, a sobremesa refere-se à bebida, sendo que a limonada é rainha dos sumos na Bolívia. Quanto ao prato principal é comum haver pelo menos duas opções à escolha. Sendo que quase sempre são pratos de carne.
4. Comida vegetariana na Bolívia
Embora tenha visto alguns restaurantes vegetarianos em La Paz, comer na Bolívia não é para vegetarianos ou veganos. A grande maioria dos pratos é composta por carne, sobretudo frango ou porco (rés). Depois, bota batata e/ou arroz (os dois juntos é bastante comum) ou então quinoa.
5. Não confiar no Google Maps
Mesmo nas principais cidades bolivianas, nunca confiem a 100% na informação do Google Maps. Aconteceu-me muito chegar a restaurantes que deveriam estar abertos e acabar por dar com a porta na cara. Quanto á lógica, a coisa também não parece funcionar muito bem, pois havia sítios que um dia apanhava aberto e no dia seguinte (ou semana), à mesma hora já não estavam abertos. Enfim: é experimentara a sorte.
6. Street food na Bolívia
Pessoalmente, pareceu-me que a oferta varia muito de cidade para cidade. Em Uyuni faz tanto frio, que comida de rua, quase não havia. Já em La Paz, exactamente porque faz frio, é comum encontrar barraquinhas a vender api (uma bebida andina semelhante ao vinho quente, mas sem álcool e que aquece o coração), assim como os buñuelos ou pasteles.
O que vão encontrar sempre para comer na Bolívia é pipocas ou frutos secos, como amendoins ou amêndoas, à venda. Isso, e sumindo de laranja espremido na hora – sobretudo nas principais praças de Sucre!
7. Comida boliviana
Amigos preparem-se para comer muita, muita batata! Aliás, não é à toa que a Bolívia é campeã mundial no que toca à variedade de batatas, existindo mais de quatro mil tipos no país!
8. Comidas bolivianas típicas
Quanto a pratos típicos bolivianos, estes são alguns que têm de comer na Bolívia:
- Silpancho
- Salchipapas
- Humintas
- Anticucho
- Pique Macho
9. Os melhores restaurantes bolivianos
Em termos de qualidade, possivelmente na hora de comer na Bolívia, os melhores restaurantes estejam em La Paz. Pessoalmente, houve dois restaurantes de La Paz que me ficaram no coração: o Mi Chola e o Gustu.
10. Beber alcool na Bolívia
Obviamente que há cerveja e vinho, assim como outras bebidas alcoólicas à venda no país. Contudo, não é muito comum ver os bolivianos a beber álcool nos restaurantes ou bares. Acredito que tal se deve à altitude. Assim como o álcool, também o café não é muito popular.