Comer em Laos

Comer em Laos para quem vem da Tailândia ou do Camboja, não vai apresentar muitas novidades. O sticky Rice está lá, assim como o arroz frito (ora com frango, porco ou gambas), assim como os noodles ou a salada de papaia.

É um facto: a coisa não sai muito do menos e a comida de Laos está longe dos sabores da comida tailandesa e a anos de luz da maravilha que é a comida vietnamita.

Ainda assim, aqui ficam algumas coisas interessantes que pode ficar a saber sobre comer em Laos:

1. Experimentar carne de búfalo

O animal-símbolo de Laos é o búfalo e em Laos, vão ver búfalos em todo o lado. Ora a pastar, ora a atravessar a estrada! Logo, na hora de comer em Laos, a carne de búfalo é um pitéu a não perder.

2. Se há búfalo há mozarela?

Cheguei a Laos, depois de cinco meses a viajar pela Ásia, ou seja, ia com os níveis de ressaca de queijo em alto. Razão pela qual, dava por mim, sempre que via um búfalo a fantasiar com mozzarella. Ainda estou para tentar perceber o que se passa com o queijo na Ásia. Aliás, a falta dele. Enfim: tal como acontece em muitos outros países asiáticos, sem ser o queijo ralado, o Gouda ou a vaca que ri, em Laos o queijo é coisa que não abunda.

  • Laos Buffalo Dairy

laosbuffalodairy-luang-prabang
Queijinho bom no Laos Buffalo Dairy

Em caso de desespero, perto de Luang Prabang, há uma pequena quinta que se dedica à produção de queijo. O projeto chama-se Laos Buffalo Dairy e basicamente, eles alugam as búfalas a agricultores locais, para extrair leite e depois fazer queijo. Hoje em dia, a coisa cresceu e tornou-se num projecto de desenvolvimento local, que apoia também as comunidades da zona.

Podem visitá-lo, fazendo uma visita guiada à quinta, onde podem alimentar as crias e outras coisas mais ou simplesmente indo lá e tomar algo no bar – ainda mais, porque fica a caminho da popular cascata de Kuang Si de Luang Prabang.  Eu fiz a degustação de queijos e gostei muito. Se podiam ser melhores, acredito que sim. Contudo, cinco meses sem queijo e eu baixo a guarda facilmente. Além disso, o cheesecake era bem bom.

3. Larb: o mais típico

Laos-larb
O que comer em Laos? Larb, obviamente

O larb é possivelmente a comida de Laos mais típica. Pelo menos, havia em todo o lado e nunca a encontrei nos países vizinhos. É basicamente uma carne picada, que é depois misturada com vários vegetais e temperos, obviamente. 

4. A pastelaria de Laos

Anos e anos de domínio francês e não foi só a arquitectura, nem as más experiências que ficaram para contar história. De todos os países do sudeste asiático, Laos é possivelmente o país onde se pode encontrar o melhor pão e bolos.

Confirmem é sempre os preços. Se há uns tempos, um croissant custava nem cinquenta cêntimos, a coisa agora ronda os dois dólares…

5. As sandes de Laos

comida-laos
A bela da sandes

Falando em pão, se há algo que não podem deixar de comer em Laos são, sem dúvida, as sandes. Há-as por todo o lado e quando vocês acham que não pode entrar nada mais numa baguete, entra.

As de ovo são particularmente boas, porque a omelete desfaz-se na perfeição e mistura-se com tudo o resto, como se fosse um molho, unindo na perfeição cebola, tomate, pepino, alface  e os restantes ingredientes.

6. As salsichas de Laos

salsichas-de-Laos
Opções não faltam, no que toca às salsichas de Laos

Se querem comer comida típica de Laos, não podem perder as salsichas – obviamente, que há salsicha de búfalo Há de imensas variadas e com vários temperos. São sem sem dúvida que é um dos pratos de comida de Laos a não perder.

7. O que beber em Laos 

beber-em-laos
Há muitos sumos de fruta à escolha em Laos

Tal como acontece nos outros países do sudeste asiático, também a fruta abunda em Laos. E isso significa também muitos sumos de fruta à escolha. Um detalhe muito curioso é que aqui quase todos perguntam antes se queremos com ou sem açúcar o sumo.

Quanto à cerveja, a Lao é a cerveja de Laos e quase um símbolo do país – e vai bem com tudo!

Também à venda em todos os mercados são as bebidas alcoólicas com bichezas (isto é: repetis), lá dentro.

8. Bolinhos de rua

o-que-comer-em-laos
Uma das comidas de rua mais típicas de Laos são estes bolinhos

Sinceramente, até hoje não sei o que levam. Todavia, parece haver em cada esquina de Laos uma senhora a fazer estes bolinhos, que são virados e revirados até cozinhar. Li algures que eram de coco, mas sinceramente não me souberam nada de saber a coco. Sou honesta, não foi um sabor que me impressionou ao ponto de repetir, mas comi os meus todos. São um bom snack.

9. Sticky rice

O sticky rice, que traduzido para português seria qualquer coisa como “arroz pegajoso”, é aquele arroz do género de “todos juntos venceremos”, que se come à mão. Como é seco, não deixa as mãos muito sujas. Como referi antes, não é típico apenas de Laos, longe disso. Contudo, é servido em Laos com mais frequência. do que nos restantes vizinhos do sudestes asiático. Nós até compramos a caixinha de verga, que se usa para cozinhar o arroz e onde ele é depois servido.

1o. O estranho caso da pizza em Laos

Não me perguntem como, nem porquê. Contudo, quer na capital (Vientiane – já agora sabiam que em português é…Vienciana?), quer nas principais cidades, como Vang Vieng ou Luang Prabang, há um sem fim de oferta de pizza. O mais incrível é que são feitas em forno de lenha e isso, meus amigos, é meio caminho andado para que sejam boas.