Comboios e autocarros Espanha

Comboios e autocarros em Espanha

Comboios e autocarros Espanha | João Barrigudo

Para quem quer viajar pelo país vizinho, há boas ofertas de comboios e autocarros em Espanha à escolha. Aliás, em boa verdade, quer a linha rodoviária, quer a ferroviária são bastante extensas facilitando bastante aqueles que querem viajar pelo país. Mas vamos por pates, ok?

Comboios ESPANHA | Autocarros ESPANHA

Comboios em Espanha

comboios-espanha

Começando pelos comboios, se prenende viajar de comboio em Espanha, saiba que terá de viajar com a Renfe. A Renfe é a maior e a única companhia de comboios em Espanha. Na hora de viajar de comboio em Espanha, podem optar por comprar viagens nos diferentes tipos de comboio. São eles:

  • AVE: O comboio super rápido – muitas vezes, mais rápido do que o avião. O AVE viaja pára apenas nas principais cidades espanholas, como é o caso de Madrid, Barcelona, Valência ou Sevilha.
  • Alvia: Embora alguns troços sejam feitos em alta velocidade, como o AVE, noutras vai a uma velocidade mais normal. Estes comboios da Renfe fazem viagens pelo norte de Espanha, mas também pelo sul de Espanha – Andaluzia e Múrcia.
  • Avant: Viaje a uma distância média, mas em alta velocidade, por várias partes do país.
  • Euromed: Conecta a costa do Mediterrâneo, isto é, a Catalunha e a Comunidade Valenciana.
  • Distância média: Estes comboios são os que viagem dentro de cada comunidade, ligando várias localidades. O equivalente em Portugal aos comboios urbanos.
  • Trenhotel: Tal como o nome indica, é um comboio hotel. Actualmente, é o comboio Lisboa Madrid, que todas as noites sai da estação de Chamartin e chega a Oriente – e vice-versa.

Bilhetes Renfe

Além dos vários tipos de comboio, na Renfe há também vários tipos de bilhetes à venda. Aqui ficam alguns:

  • Promo: A tarifa mais barata. Não permite alterações, nem cancelamentos.
  • Promo +: Ao contrário da anterior, permite alterações e cancelamentos do bilhete mediante uma taxa de 20 ou 30%.
  • Flexível: Pode alterar o lugar assento e o bilhete gratuitamente até 30 minutos antes da partida.
  • Bilhete normal: Igual à flexível, mas implica o pagamento de uma taxa de 15%.
  • Bilhete de ida e volta: Por norma, se comprar uma viagem de ida e volta, tem 20% de desconto.
  • 4 Mesa: Se comprar os 4 bilhetes, que correspondem aos da mesa do comboio e mesmo tempo, tem um desconto de 60%. Neste caso, não são permitidas alterações. E se cancelar recebe apenas 50% do preço do bilhete.

Para conseguir comprar bilhetes de comboio baratos, o melhor é comprar sempre com antecedência. Sobretudo se planeia viajar no AVE, no Trenhotel e no Alvia. Por norma, os bilhetes são liberados com 90 dias de antecedência e à medida que o dia da viagem se aproxima, os preços vão subindo – tal como acontece nos comboios em Itália.

Além disso, se tem cartão de estudante pode usá-lo. Outros descontos comuns são para maiores de 65. Além disso, se viaja de comboio em Espanha frequentemente pode aderir aos cartões de desconto da Renfe.

No caso do AVE e do Trenhotel pode, inclusive, acontecer que os bilhetes já tenham sido vendidos, visto que esgotam rapidamente.

6 Dicas para viajar de comboio em Espanha:

  1. Como referi antes, para conseguir viagens baratas em Espanha, o melhor é comprar sempre com antecedência
  2. Uma das razões pelas quais o comboio em Espanha é tão popular é porque as estações ficam no centro das cidades. Logo, é mais fácil mover-se
  3. Quanto a Internet, em alguns comboios e autocarros em Espanha há WiFi. Depende dos percursos
  4. Se vai fazer viagens de comboio de longa distância, pode contar com serviço de bar/restaurante a bordo
  5. No que toca a classes, tem a Primeira classe e a segunda, que é designada como Turística
  6. Sobretudo em Madrid e Barcelona, convém ir um pouco antes para a estação, já que estas são grandes. Isto, é válido, sobretudo na estação de Atocha

 

Autocarros em Espanha

Outra forma bastante popular de viajar em Espanha, é o autocarro. Aliás, vai ver como existem um sem fim de companhias de autocarro em Espanha, sendo que a Alsa e a Avanza são possivelmente as mais populares. Estas duas são, sem dúvida, umas das maiores companhias rodoviárias a operar em Espanha. Além de ligar as principais cidades, é também o melhor meio de transporte para quem quer viajar até localidades mais pequenas – a muitas, nem o comboio chega.

Autocarros Portugal Espanha

Se querem viajar de autocarro entre Portugal e Espanha, a Alsa, a par da Eurolines são duas das companhias com mais ofertas. Além de autocarros de Lisboa para Madrid ou Lisboa para Barcelona; ambas as companhias também oferecem viagens do norte de Portugal para o norte de Espanha, assim como entre várias cidades do sul de Portugal e outras cidades do sul de Espanha.

Comprar bilhetes de autocarro em Espanha

Ao contrário do que acontece com o comboio, os bilhetes dos autocarros em Espanha não oferecem tantas oscilações de preço. Logo, são uma boa opção para quem procura viagens baratas em Espanha. Além disso, mesmo as distâncias mais largas, quase sempre têm viagens noturnas, o que significa que pode dormir tranquilamente durante a viagem. Ou seja, se procura viajar barato e poupar em viagem, esta é uma excelente opção.

E nas principais rotas, como os autocarros Madrid Barcelona, as empresas de autocarro têm investido cada vez mais no conforto das viagens, assim como opções de entretenimento a bordo – Internet, filmes – e até snacks!

 

Voos, comboios e autocarros em Espanha: Qual a melhor opção?

Na hora de viajar em Espanha, pode também optar por viajar de avião – isto, se vai viajar entre cidades como Madrid, Barcelona, Valência ou Sevilha. Cidades onde não só há aeroportos, como também voos domésticos frequentes. Contudo, na hora de escolher o meio de transporte, deverá ter em conta diversos factores:

  • Nem sempre o avião é o meio mais barato
  • O comboio pode ser muitas vezes mais rápido
  • As estações de comboios e autocarro em Espanha quase sempre estão no centro da cidade, ao contrário dos comboio
  • Viajar da avião polui mais – lixa a pegada ecológica de qualquer um
  • Viajar de autocarro em Espanha é (95% das vezes) mais barato. Inclusive, mais barato do que o comboio
  • Comboios e autocarros = a maior flexibilidade de viagem
  • Maior ofertas de horários, se optar viajar de autocarro

Assim sendo, na hora de escolher qual o melhor meio para viajar em Espanha, tudo depende do seu orçamento e tempo, mas sobretudo do destino de chegada e de partida. A minha dica é que compare todas as opções e, assim, consiga encontrar a oferta que mais lhe convém!