cidades-sul-de-espanha

Cidades do sul de Espanha que tem de conhecer

São muitas as cidades do sul de Espanha a merecer uma visita. Aliás, aquela Espanha do postal, das Sevilhanas, do flamenco e das tapas é, sem dúvida, aqui que está. Além disso, é no sul de Espanha que é mais evidente a influência muçulmana na Península Ibérica. Ou seja, a experiência é bem diferente quando comparada com visitar Madrid, Barcelona ou o norte de Espanha! Desde belas laranjeiras nas praças, aos azulejos, pátios interiores e casas caiadas de branco, verão como há muito para admirar! Já para não falar da costa e das praias do Mediterrâneo! Assim sendo fique a saber algumas cidades do sul de Espanha que tem de conhecer.

Nesse sentido, por que não aproveitar para uma viagem de carro pelo sul de Espanha?
No verão, o calor aperta, mas pode sempre aproveitar para um mergulho no Mediterrâneo. Já os invernos por esta zona são mais cálidos e ensolarados, convidando também a bons passeios.

1. Sevilha

sevilha-cidades-espanholas
Para começar a viagem pelo sul de Espanha, Sevilha é uma boa opção! Aproveite para umas tapas e para um espectáculo de flamenco nos vários portais da cidade – e, por que não?, para uma aula! Apesar de uma viagem a Sevilha ser uma boa ideia durante toooodo o ano, vale a pena vir aqui durante a Páscoa ou aquando a Feria de Sevilha. Nesta altura, todos se vestem a preceito e, há que admitir, é lindo de ver! Além disso, Sevilha pode não ter praia, mas em compensação tem a Isla Magica.

2. Córdoba

cordoba-espanha
Apesar de ser uma cidade mais pequena do que Sevilha, Córdoba é uma das cidades do sul de Espanha mais visitadas! Tal deve-se à imponente mesquita-catedral da cidade, que atrai milhares de visitantes todos os anos! Outras atracções de Córdoba são locais como o Alcácer dos Reis Cristãos, a Ponte Romana e o bairro San Basilio (não deixe de espreitar os muitos pátios) e da Judiaria. Para relaxar, (passeio também cansa), pode aproveitar para ir aos Banhos Árabes de Córboda.

3. Granada

Granada-sul-de-espanha
Tal como Córdoba, também Granada é uma cidade pequenina, mas muito visitada – e linda, linda, linda! A principal atracção de Granada é Alhambra, um pequeno complexo de palácios dentro da cidade de deixar a boca aberta, graças aos seus detalhes e decoração. Um conselho de ouro, para visitar Alhambra, comprem o vosso bilhete meses antes, pois facilmente esgotam e o número é limitado. Ou seja, se tentam comprar no dia, muito possivelmente não vão conseguir.
Além de visitar Alhambra, aproveitem também para explorar os muitos bairros e ruelas de Granada. Sobretudo, o bairro Albaicín, que é só lindo, lindo e lindo! Cheio de ruinhas e casas caiadas de branco e azulejos é verdadeiramente de babar!

4. Serra Nevada

serra-nevada-espanha

Ah, não se esqueça que mesmo ali ao lado está a Serra de Nevada! Hoje em dia, a Serra Nevada é uma das mais populares estâncias de ski na Europa. Contudo, se vai viajar pelo sul de Espanha no verão, verá como nesta altura a serra tem também os seus atractivos.

5. Ronda

Ronda
Situada entre penhascos, Ronda é uma cidade bem pitoresca que tem de conhecer. Em Espanha, existem muitas cidades similares, construídas entre penhascos e ligadas por pontes, como é o caso de Cuenca, por exemplo, perto de Madrid. Além disso, é um bom ponto de partida caso queira ir depois fazer o Camiñito del Rey.

6. Camiño del Rey

Camino-del-Rey-sul-de-espanha

Depois de anos fechado ao público para obras, o Camiñito o Camiño del Rey em Espanha é hoje um dos trilhos mais populares da Europa. Todo ele é feito em passadeiras, com umas vistas incríveis (e bem íngremes). Se vai no verão, leve o fato de banho, pois pode aproveitar para uns mergulhos!

7. Málaga

cidade-sul-de-espanha

Málaga é outra cidade do sul de Espanha que merece uma visita, ainda que os seus atributos não se comparem às cidades anteriores. Contudo, esta é também uma cidade de praia – ainda que as mais bonitas se encontrem nos seus arredores! Todavia, vale a pena visitar Málaga, mais que não seja porque foi aqui que nasceu Pablo Picasso. Pessoalmente, gosto muito do centro de Málaga, acho bem fofinho!

8. Gibraltar

espanha-Gibraltar
Já que andam pelo sul de Espanha, por que não atravessar a fronteira e ir até Gibraltar? Assim que entram em Gibraltar vão-se dar conta que entram num mini-Reino Unido, mas com um aeroporto que é também uma avenida – sim, passam carros! Também famosos, são os macacos de Gibraltar. São sobretudo conhecidos por serem uns abusados de primeira que ao mínimo cheiro de comida, lá vão eles! A sério, não leve nem uma migalha consigo!

9. Cadiz

Cadiz

Devido à sua localização estratégica, Cadiz foi ocupada pelos gregos, cartagineses e romanos. No séculoXVI, era mesmo um dos mais importantes portos da Europa. Hoje em dia, Cadiz é uma cidade bonitinha, com um centro bem cuidado e que merece uma visita! E que a força esteja convosco, pois para mim é dos sotaques espanhóis mais difíceis de entender!

10. Almeria

Almeria-espanha
Voltando a território espanhol, não pode deixar de visitar Almeria. Apesar da natureza envolvente – diz-se mesmo que esta é uma das regiões de Espanha mais fertéis – Almeria é sobretudo conhecida pelas suas praias! Contudo, o centro também merece uma visita, com principal destaque para a Catedral de Almeria e, claro, o Alcazaba. Além disso, Almeria é toda ela um deleite para os olhos, com as suas casinhas brancas, todas empinadas!