10 Cidades da Toscana para visitar

Na hora de viajar por Itália, existem várias cidades da Toscana para visitar e que com certeza estarão na sua lista de interesse, como é o caso de Florença ou Pisa. Mas, e se lhe disser, que há mais peixe no mar e outras atrações nesta bela região italiana? Assim sendo aqui ficam outras cidades da Toscana para visitar durante a sua viagem a Itália

1. Florença

visitar-florenca
Primeiramente, aquela que é uma das mais bonitas cidades da Toscana e também de Itália. Na verdade, Florença é a capital da região Toscana, sendo sobretudo conhecida por ser o centro do Renascimento. Se vai visitar Florença, não pode deixar de visitar a Galeria Uffizi, onde estão quadros como “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, e “A Anunciação” de Da Vinci, nem de visitar o Duomo da cidade ou o o campanário de Giotto! Outras das atrações de Florença é a Ponte Cechio, o local perfeito para ver o pôr-do-sol em Veneza.

Se quer viajar para Florença, sabe que encontrará viagens de comboio frequentes, não só de outras cidades da Toscana; mas também de outros locais como Roma, Milão ou Veneza. Uma dica: se vai fazer viagens de longa distância, reserve com antecedência, pois na hora de viajar de comboio em Itália, quanto mais perto da data, mais cara a viagem. Entre as principais cidade, pode também optar pela Flixbus, uma famosa companhia conhecida por ser a Ryanair dos autocarros!

2. Pisa

visitar-pisa
Pessoalmente, acho que Pisa é daquelas cidades para se ver num dia – é ir e vir. Pisa ficou conhecida pela torre torta, em forma de cilindro, de mármore branco. Hoje em dia, melhor do que a torre, é apreciar as figuras dos visitantes nos arredores, onde fazem as mais divertidas poses.
Sinceramente, se é para ver edifícios tortos, vá por mim, há outros em Itália (menos famosos, é claro). Mas, por exemplo, em Veneza vê alguns, assim como nas ilhas de Burano.

3. Siena

visitar-siena
Siena é uma velha cidade medieval, que se destaca pelas suas construções de tijolo. À volta da praça principal, há vários bairros bem velhinhos e que são um verdadeiro charme. Enfim, nada a fazer: não há mesmo cidades italianas feitas!

4. San Gimignano

cidades-toscana-para-visitar
Bem pertinho de Siena, San Gimignano tem uma loooonga história – desde o século VIII! Mesmo à distância, facilmente vai perceber o principal atrativo desta cidade da Toscana: as suas torres medievais! Porque não são uma, nem duas: são 14 no total!

5. San Miniato

visitar-san-miniato

Já San Miniato é aquela imagem postal daquilo que é uma típica cidade da Toscana. Situada no alto de uma colina, a cidade esta rodeada por lindos e belos e verdes campos – mais Toscana não pode ser. Aliás, diz-se que quando o céu está aberto, é possível ver o mar lá ao longe, do topo da torre!
Para quem gosta de comer (eu!, eu!), San Miniato é conhecida como a “terra das trufas”, ou seja, a terra dos diamantes da gastronomia. Inclusive, é possível participar em tours de apanha de trufa. Ou talvez seja mais correto dizer “caça”, uma vez que é feita com cães.

6. Lucca

visitar-lucca
Quanto a Lucca, que dizer? Mais uma cidade italiana bonitinha e perfeita para passar um dia e dar uns bons passeios. Seja a explorar a praça principal, a Piazza del’ Anfiteatro; seja, a percorrer a muralha de 4 km que a rodeia.
Outra atrativo de Lucca é que esta cidade não sofreu qualquer estrago durante a II Guerra Mundial, ou seja, os ediíicios são mesmo originais e muitos remontam ao século XVI!

7. Região do Chianti

visitar-chianti
Entre Florença e Siena, irá encontrar campos e campos de uvas sangiovese que são usadas para fazer o vinho de populares casas como a Antinori, Frescobaldi e Ricasoli. Diz-se que estas uvas, assim como a sua produção, são mais antigas do que Cristo!
Obviamente que esta região é perfeita para parar e beber um vinho, enquanto experimenta algumas das (muitas) iguarias da comida italiana.

 

9. Cortona

Relativamente a Cortona, a cidade ficou famosa por causa do filme “Sob o sol da Toscana”, que é baseado no livro de Frances Mayes. Hoje me dia, recebe vários visitas dos fans do livro e do filme e, verdade seja dita, não desilude.
Também aqui pode subir à muralha e contemplar a vista de 180 graus da bela Toscana.

10. Monteriggioni

Para terminar esta lista de cidades da Toscana para visitar, uma vila! Aliás, uam vila beeeem pequenina, mas cheia de encanto! Situada no cima de uma colina, a vila de cerca de 99 km2, encontra-se rodeada por uma muralha, onde vivem hoje menos de oito mil pessoas!

 

Se lhe interessar, confira também CIDADES DO VENETO PARA VISITAR, a região de cidades como Veneza ou Pádua