cholitas-bolivia

As Cholas ou Cholitas da Bolívia

As Cholitas da Bolívia são hoje um dia um símbolo nacional do país. Aliás, quem vai de viagem à Bolívia, não pode deixar de as ver, notar e fotografar.

Contudo, se é verdade que hoje em dia são um símbolo nacional na Bolívia, nem sempre foi assim. Durante muito tempo Chola ou Cholita foi um termo negativo, que se usava para denominar as mulheres indígenas ou mestiças que vinham trabalhar na cidade. Sendo que muitas delas eram de grupos aimaras ou quechuas.

As roupas típicas das Cholitas da Bolívia

cholitas-bolivianas

Ironicamente, foi o sistema colonial espanhol que as obrigou a vestir assim, de modo a proibir as vestes típicas dos Andes. Diz-se que a roupa foi inspirada no vestuário das camponesas da região da Extremadura, em Espanha. Embora, as roupas das Cholas variem de região para região, existem vários pontos comuns:

  • Saias que por norma são rodadas e volumosas. Aliás, o nome dado às sais é “polleras”.
  • Chapéus de aba pequena e que fazem lembrar os chapéus de coco
  • Blusas que podem ser mais ou menos pesada, assim como variam também os padrões.
  • Xailes, que na verdade fazem lembrar mais umas mantas, pois tendem a ser mais pesados. Contudo, também existem uns bordados e mais finos, normalmente de uma cor só – e lindões! Acho que ainda vou comprar um para mim.
  • Hoje em dia, já é possível ver muitas Cholitas da Bolívia com carteiras iguais às de mulheres de todo o mundo. Contudo, muitas levam às costas, uma típica manta de padrão às riscas (similares às toalhas peruanas), onde carregam tudo. E tudo é tudo: desde o que vendem na rua (doces, roupa, etc.), a vegetais ou a crianças.

Depois, como referi, de região para região, há coisas que mudam na forma de se apresentar das Cholitas da Bolívia. Por exemplo, a Chola de Potosí usam chapéus com aba mais larga, enquanto a Chola tarijeña usa sais mais curtas e com tecidos mais leves e brilhantes, etc.

Da mesma maneira que para as ocasiões mais especiais, vestem-se também melhor. Sobretudo usam mais jóias e blusas mais delicadas, com padrões mais elaborados. Em todo o caso, uma fatiota completa é coisa para custar uns 2 mil pesos, ou seja, cerca de 250€!

O penteado das Cholitas

Outra característica das Cholitas da Bolívia é o penteado, pois (por norma) usam duas longas tranças, que são unidas no final.

Hoje em dia

bolivia-cholias

Como referi antes, no passado Chola estava associado a algo negativo e estas mulheres eram muitas vezes discriminadas. Contudo, isso mudou e não só passam a ser orgulhosas da sua herança e identidade, como também cada vez mais mulheres têm reivindicado os seus direitos e mostrado do que são capazes. Apesar da curiosidade que despertam, muitas destas mulheres continuam a ocupar papéis secundários na sociedade boliviana. Elas são “mulheres de”, com trabalhos de cozinheiras, empregadas, etc.

Para contrariar isso, cada vez mais Cholitas têm mostrado o que valem. Por exemplo, em La Paz, a capital da Bolívia, uma das mais populares atracções turísticas é a luta de Cholitas.

Em 2017, 15 Cholitas da Bolívia juntaram-se e escalaram as montanhas de Acotango, Parinacota, Pomarapi, Huayna Potosí e a Illimani, a mais alta da Cordillera Real. Fica o vídeo: