cenarios-da-disney-que-existem-

10 Cenários da Disney que existem na vida real

Confira estes Cenários da Disney que existem na vida real, isto é castelos, palácios, parques e muito mais, em que a Disney se inspirou para criar os cenários dos seus filmes e contos de fada!

1. Castelo da Bela e do Monstro

castelos-da-disney

Para começar, um dos castelos mais populars: o Castelo de Chambord. Situado em Chambord, a menos de três horas de carro de Paris, também é possível chegar aqui de comboio. Tal como no filme, há uma ala leste e oeste e ambas podem ser visitadas – o castelo está aberto das 9h00 às 18h00.
Já agora, se querem visitar a aldeia onde vivia Bela, basta irem até Riquewihr, perto da fronteira da Alemanha e a menos de 70 km de Estrasburgo.

  • Filme da Disney: Bela e do Monstro
  • Onde fica: Château, 41250 Chambord, França

 

2. O parque dos 101 Dálmatas

parques-da-disney

Primeiro: um exercício de memória: lembram-se do parque verdinho e lindinho dos 101 Dálmatas da Disney, onde passeava o Pongo? Pois bem, também este faz parte dos cenários da Disney que existem na vida real e está onde? Em Londres, mais concretamente no Regent’s Park, uma antiga zona de caça do rei, que é agora um dos mais populares parques de Londres. Além disso, na área está também o Museu Madame Tussauds, um dos museus de Londres mais visitados.

  • Filme da Disney: 101 Dálmatas
  • Onde fica: Chester Rd, Londres NW1 4NR

 

3. O relógio do Peter Pan

cenarios-da-disney-reais

Outro dos cenários da Disney que existem na vida real icónico é, sem dúvida, o do relógio do Peter Pan. Aliás, quando Wendy e os seus irmãos voam, acabam por pousar nos ponteiros do Big Ben. O mesmo Big Ben que nunca atrasa e que parece estar eternamente em obras. Contudo, não deixa de ser verdade que é um dos mais famosos relógios do mundo!

  • Filme da Disney: Peter Pano
  • Onde fica: Westminster, Londres SW1A 0AA

 

4. Os cenários de Frozen

cenarios-disney-vida-real

Claramente, a Disney fartou-se de se inspirar em castelos reais para as suas princesas. Outro exemplo de castelos verdadeiros que serviram de inspiração à Disney é o castelo de Frozen, onde vivem Elsa e Ana. Neste caso, o castelo foi inspirado na Fortaleza de Akershus, situada em Oslo, a capital da Noruega.
Obviamente que no filme há outras referências a cenários, assim como a paisagens que podem ser encontrados na Noruega. Por exemplo: a colorida cidade de Bergen, a Igreja de St. Olaf (onde Elsa é coroada rainha) ou as referências à Autora Boreal, um fenómeno que ocorre no norte da Noruega.

  • Filme da Disney: Frozen
  • Onde fica: 0150 Oslo, Noruega

 

5. Valentia escocesa

palacios-disney

Tal como em Frozen, também Brave se focou em várias histórias e mitos escoceses. Aliás, se virem o filme original, verão que as vozes das personagens foram dobradas por atores escoceses! Nesse sentido, também neste filme da Disney há várias referências a locais que podem visitar na Escócia. Possivelmente, o local mais flagrante é o castelo, muito parecido ao Castelo de Eilean Donan, situado na pequena ilha em Loch Duich.
Além do castelo, utras paisagens escocesas que surgem no filme são as Terras Altas ou o Castelo de Dunnottar, o castelo de Merida – na imagem em cima.

  • Filme da Disney: Brave
  • Onde fica: tonehaven AB39 2TL, Reino Unido

 

6. Ele é o herói

cenarios-reais-da-disney

Na hora de contar a história do herói grego Hércules, a capital da Grécia foi a principal inspiração, obviamente. Por isso, há vários locais do filme que podem ser visitados na vida real, caso um dia vás de viagem Atenas. É o caso do Pórtico das Cariátides ou do Templo de Zeus Olímpico.

  • Filme da Disney: Hércules
  • Onde fica: Atenas, Grécia

 

7. De conto de fadas para conto de fadas

palcios-disney-verdadeiros

Embora esteja bem longe de ser dos melhores filmes da Disney, acho-o memso dos mais fraquinho, vale pelos cenários. Neste caso, são notórias as semelhanças entre o palácio de Entrelaçados e o famoso Mont Saint-Michel. Para quem não sabe, este castelo fica situado na Normandia e, de facto, parece mesmo saído de um conto de fadas!

  • Filme da Disney: Entrelaçados
  • Onde fica: Mont Saint-Michel, Normandia, França

 

8. As gárgulas

cenarios-da-disney-verdadeiros

De todos os cenários da Disney que existem na vida real desta lista, actualmente a Catedral de Notre-Dame de Paris é a que apresenta um futuro mais incerto. Tudo, por causa do incêndio que em 2019 a destruiu parcialmente. Até à data ainda não foi apresentado nenhum projecto, embora seja evidente que algo riá acontecer. Enfim, para quem tem saudades, o filme da Disney pode ser uma boa opção.

  • Filme da Disney: Corcunda de Notre Dame
  • Onde fica: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II, 75004 Paris,

 

9. A luta de Mulan

10-cenarios-da-disney

Ainda hoje canto feliz as canções da Mulan! Ora, se bem se lembram da cena final, antes de ser descoberta, Mulan dá no canastro aos mauzões do filme e onde? Na Cidade Proibida, o mais importante dos palácios da China imperial. Aliás, ainda hoje este palácio pode ser visitado e é uma das principais atracções do país.

  • Filme da Disney: Mulan
  • Onde fica: 4 Jingshan Front St, Dongcheng Qu, Beijing Shi, China

 

10. Mesmo aqui ao lado

10-paisagens-da-disney-que-existem-na-vida-real

Quem diria que uma das primeiras inspirações da Disney seria um castelo mesmo aqui ao lado. Refiro-me ao Alcázar of Segovia ou será que podemos dizer o Castelo da Branca de Neve?

  • Filme da Disney: Castelo da Branca de Neve
  • Onde fica: Plaza Reina Victoria Eugenia, s/n, 40003 Segovia, Espanha

 

10. O mundo ideal

paisagens-da-disney-verdadeiras

Embora não sejam exactamente iguais, afinal o da Disney é muito mais faustoso, não se podem negar as similaridades entre o palácio onde vivia Jasmin e o Taj Mahal, em Agra. Pessoalmente, visitar o Taj Mahal foi das mais incríveis experiências da minha vida.

  • Filme da Disney: Aladino
  • Onde fica: Dharmapuri, Forest Colony, Tajganj, Agra, Uttar Pradesh 282001, Índia

 

Bonus: “O” Castelo da Disney

castelos-da-disney-reais

Para terminar, não um filme, mas o logotipo da Disney. Sempre que pensamos na Disney, vem-nos à cabeça, a musiquinha de fundo, acompanhada pelo logotipo do castelo. Obviamente que ao longo dos anos, a imagem sofreu diversas alterações, contudo o castelo continua lá. Do mesmo modo, que continua a se inspirado no Castelo de Neuschwanstein, situado a poucos km de Munique e, possivelmente, uma das principais atracções da região.

Obviamente que pode visitar o Castelo de Neuschwanstein. Por um lado, é lindo no inverno, quando fica todo coberto de neve. Por outro, a primavera faz magias na Alemanha…

  • Onde: Logotipo da Disney
  • Onde fica: Neuschwanstein 20, 87645 Schwangau, Alemanha