bebida-turca

Bebidas turcas que tem de beber na Turquia

Bebidas turcas | João Barrigudo

Quando fiz o artigo com o top 10 de comida turca, dei-me conta que há muitas bebidas turcas típicas. Por essa razão, resolvi criar um artigo especialmente para as bebidas turcas! Já agora, na hora de brindar na Turquia, diz-se “şerefe” – lê-se: xerefere.

Mas olho, pois apesar de ser um país secular, o álcool na Turquia é muito, muito caro e não se encontra à venda em todas as lojas ou restaurantes. Sobretudo fora das grandes cidades da Turquia, como Istambul, Izmir ou na zona da Antalya, encontrá-lo é sempre mais difícil. Seja como for, aqui ficam as mais populares bebidas turcas – alcóolicas e não alcóolicas:

  • Çay: O chá turco é rei e bebe-se em todo o lado e a qualquer hora. Na Turquia, o açúcar é servido à parte e quase sempre em cubinhos.
  • Raki: Possivelmente a bebida alcóolica mais popular na Turquia. E consiste num licor de anis que se deve beber BEM gelado. Pessoalmente, acho que faz recordar o Uzo, uma bebida alcóolica da Grécia. Contudo, não digam isto a um turco, por favor!
  • Efes: Sem dúvida, a marca de cerveja turca mais popular.
  • Café turco: É muito diferentes dos vários tipos de café em Portugal. Aliás, é beeeem forte e quando faz o pedido, deverá dizer se o quer com ou sem açúcar ou meio termo. Sendo que está na Turquia, ou seja, quando é com açúcar é mesmo MUITO açúcar. Tradicionalmente, os turcos leem o futuro nas borras do café. Aliás, há vários cafés que o fazem à séria, com “adivinhos” profissionais e este serviço é pago. Contudo, se for tomar café com um grupo de turcos, há sempre alguém que sabe ler qualquer coisa e que aprendeu com algum familiar. Nem que seja apenas por diversão e pelo prazer de inventar presságios, ninguém dirá que não!
  • Sumos naturais: Os de laranja e de romã são muito populares e há-os à venda na rua.