batu-caves-kuala-lumpur

Batu Caves em Kuala Lumpur

Visitar as coloridas Batu Caves em Kuala Lumpur

As Batu Caves em Kuala Lumpur são local de visita obrigatório, a quem está de viagem na capital da Malásia.

Situadas a cerca de 17 km de Kuala Lumpur, as Batu Caves são um dos mais importantes Templo Hindus, fora da índia e é dedicado a Kartikeya, o filho de Parvati e de Shiva e irmão de Ganesha.

As Batu Caves em Kuala Lumpur é um complexo de templos hindús beeeem coloridos, onde para chegar ao mais alto, têm de subir qualquer coisa como 272 degraus. Todavia, que torna este lugar ainda mais cativante é a escadaria, toda ela colorida. Além disso, à entrada está uma estátua de 42,7 metros, coisa pouca, de um Buda douradão, que dá um belo contraste.

Aqui ficam algumas dicas para visitar Batu Caves em Kuala Lumpur

Como chegar às Batu Caves?

Desde Kuala Lumpur, há várias excursões e táxis. Contudo, o melhor mesmo (e mais barato) é apanhar o comboio, já que há uma paragem, com o mesmo nome, a cinco minutos do recinto. Confirmem é sempre o horário do comboio, pois são de hora a hora.

visita-batu-caves

Há que ter cuidado com a roupa?

Sendo um templo hindu, recomenda-se qualquer coisa para tapar ombros e joelhos. Todavia, sem ser com os joelhos (e das mulheres), pareceram-me bem relaxados. Levem um pareo ou, então, optem por alugar algo à entrada? Ah, tanto no interior, como no exterior, há templos, ou seja, tirar sapatinhos antes de entrar.

Paga-se para entrar nas Batu Caves?

Não. As Batu Caves em Kuala Lumpur são gratuitas.

kuala-lumpur-batu-caves
Interior do templo principal das Batu Caves

Cuidado com os macacos

Embora vos aconselhe a levar água – é, em Kuala Lumpur faz calor (e do húmido!) – NÃO LEVEM COMIDA. Pelas escadas, há vários encontros com macacos, que são bichos sem respeito por nada, nem ninguém e que se atiram a bolsas com comida.

malasia-batu-caves
Vários macacos dão as boas-vindas nas Batu Caves na Malásia

 

Custa subir as escadas?

Sinceramente, acho que não. Além disso, ali não há pressas e podem sempre ir parando e, claro, tirar umas fotografias pelo caminho. Como as Batu Caves são um local de peregrinação, há gente beeeeem mais velha a subir e a descer.

Comida no recinto

No recinto das Batu Caves há várias lojas de recuerdos (obviamente e bons locais para comer, sobretudo comidinha índia da boa! Isso e uma água de côco. Contudo, a visita às Batu Caves é tão rápida, que em uma hora estão despachados.

batu-caves-visitar
Não deixe de visitar os templos térreos das Batu Caces

O Festival Thaipusam

Em podendo, tentem visitar as Batu Caves durante o Festival Thaipusam, que é uma celebração das comunidades tâmil e malaialis. Nesta altura, milhares de peregrinos vão ao templo rezar e prestar homenagem. Como a data do festival se rege pela lua cheia, todos os anos muda. Por exemplo, em 2019, foi a 21 de janeiro; enquanto o Festival Thaipusam de 2020 será a 8 de fevereiro, num sábado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *