As melhores sopas portuguesas

Melhores sopas portuguesas, Sopas portuguesas | João Barrigudo

Bacalhau pode ser muito típico e o café muito bom, contudo nada sabe tão bem do que uma sopinha. Por isso, aqui fica uma lista das sopas portuguesas mais populares.

 

Caldo verde

caldo-verde

Ainda me lembro do quanto me ri, quando um amigo turco se referiu ao Caldo verde, como “aquela sopa portuguesa de erva”! Ou quando uns amigos espanhóis contavam espantados que num festival de música, viram pessoas a comer sopa!
Mas, sim, é um facto, é a mais portuguesa das sopas e das comidas portuguesas mais populares. Aliás, sabe pela vida com um naco de broa e chuoriço – onde quer que seja!

Açorda

Pão, água, alho, azeite, coentros e ovo igual a sopinha boa! Parca em ingredientes, mas rica em sabor, a açorda é dos pratos alentejanos mais populares em Portugal. Existem várias formas de fazer açorda. Por exemplo, há quem use a água com que coze o bacalhau ou o marisco e há até vários tipos de açorda. Além disso, quando mais consistentes, são até servidas como um prato e não apenas como uma mera sopa.

Canja

Pessoalmente, não lhe acho grande piada. Para mim, canja é a sopa dos doentes! Agora, a grande quetsão é: como é que preferem a canja? Vocês são mais equipa canja de arroz ou canja feita com massa?

Sopa da Pedra

Em teoria é aquela sopa milagrosa, onde com uma apenas uma pedrinha, se fez a mais saborosa e recheada sopa! Por isso, não se deixem enganar, pois esta sopa tradicionalmente de Almeirim (em Santarém), é bem consistente! Além de enchidos, leva também feijão, batatas e muitos legumes.

Sopa de tomate com ovo escalfado

Bem alentejana, esta sopa parece-se um pouco ao gaspacho da comida espanhola, mas é mais consistente. Além disso, e para terminar em beleza, leva também um ovo escalfado. Para lhe dar um toque final, nada como um pouco de salsa ou coentros.

Sopa de peixe

No fundo, é como uma caldeirada, mas mai ligeira. Além disso, a receita não só muda de região para região, como também de casa para casa.

Sopa de castanhas

Além das castanhas (surpresa!!!), esta sopa portuguesa leva também carne, feijão vermelho e couve. E, como seria de esperar, come-se sobretudo na altura do Magusto.

Creme de marisco

Embora haja grandes discussões quanto à sopa vs creme, para mim, tudo é sopa. Nesse sentido, numa lista das melhores sopas portuguesas, não poderia faltar o creme de marisco. Aliás, seja num casamento ou num evento mais especial, lá está ele!